dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5823561325555364 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY, N. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Marcelo Medeiros da. |
|
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Maria Marta. |
|
dc.description.resumo |
Partindo do pressuposto de que há limitações e dificuldades em torno do ensino de
literatura, acreditamos que a abordagem do texto literário em sala de aula deve ser
conduzida por uma metodologia que proporcione ao aluno a possibilidade de ampliar
seus horizontes a cada texto lido. Desse modo, o papel do docente é o de propiciar
alternativas metodológicas, a fim de instigar os estudantes à apreciação do texto
literário. Tendo em vista essa realidade, nossa pesquisa tem como objetivo geral
verificar a recepção da narrativa memorialista Por parte de pai (1995), de
Bartolomeu Campos Queirós, por alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Para
isso, procuramos desenvolver estratégias que incentiva ssem os estudantes a lerem
o livro e que se adequassem à realidade da turma. Como objetivos específicos,
buscamos observar a percepção dos alunos acerca de Por parte de pai (1995), a fim
de identificar se eles percebem o traço memorialista presente no livro e quais as
construções de sentidos atribuídas por eles em torno da narrativa; averiguar a
apreensão dos alunos acerca dos elementos poéticos utilizados por Bartolomeu
Campos Queirós, relacionando-os com a sua experiência cotidiana, verificando,
portanto, se há identificação entre a obra e a experiência deles; e investigar se as
estratégias metodológicas utilizadas na abordagem da obra contribuem para
aproximar os alunos do texto literário e possibilitam a ampliação dos seus horizontes
de leitura. Do ponto de vista teórico-analítico, discutimos sobre a relação poesia,
prosa e a denominação prosa poética; em seguida, a respeito da temática memória;
ressaltamos também alguns aspectos da escrita autobiográfica e mostramos a
leitura interpretativa da obra. Para elaborar este estudo, respaldamo-nos
teoricamente em autores como: Cortázar (1993), Donald Schuler (1989), D’Onófrio
(2004), Koshiayma (1996), Lejune (2014), Lima (2011) e Miranda (2009). Em um
segundo momento, evidenciamos a Teoria da Estética da Recepção, que prioriza o
leitor, elemento fundamental dessa discussão e destacamos a importância da leitura
literária no âmbito escolar. Para tanto, utilizamos as contribuições de Candido
(1995), Jauss (1994), Jouve (2002), Iser (1996), Nóbrega (2012), dentre out ros
estudiosos. Quanto à realização desta pesquisa-ação, tendo como base as questões
norteadoras: Como os alunos recepcionarão a obra Por parte de pai (1995), tendo
em vista as peculiaridades dessa narrativa memorialista e quais contribuições serão
obtidas de fato após essa experiência? concluímos que o trabalho foi
satisfatório.Embora, algumas vezes, os alunos tenham demonstrado resistência,
conseguimos incentivar a turma a acompanhar as etapas da leitura da obra e a
participar das discussões. As contribuições se estendem não apenas aos discentes
do nono ano, mas também à escola e aos professores que desejam utilizar essa
experiência como ponto de partida para elaborar suas próprias estratégias
metodológicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura Brasileira |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Memórias de família: uma experiência de leitura literária no ensino fundamental com a obra Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
On the assumption that there are limitations and difficulties around the teaching of
literature, we believe that the approach of literary text in the classroom should be
conducted by a methodology that provides students with the opportunity to expand
their knowledge to each text read. According to this, the role of the instructor is to
provide methodological alternatives, in order to inspire the students to the literary
text. In view of this reality, our research has as general objective to verify receipt of
memoirist narrative Por Parte do Pai (1995) by Bartolomeu Campos de Queirós
realized by students of the ninth grade of elementary education. For this reason, we
develop strategies that encourage students to read the book and that was in line with
the reality of class. As specific objective, we observe the perception of students
about Por Parte do Pai (1955), trying to identify if they perceive the memoirist trace
present in the book, and which the constructions of meanings attributed by them
around the narrative; investigate the concern of students about the poetic elements
used by Bartolomeu Campos de Queirós, relating them to their everyday experience,
checking, so if there is identification between the work and the experience of them;
and investigate if the methodological strategies used in the approach of the work help
to bring students of literary text and allow the expansion of their expand of reading.
From the theoretical point of view-analytic, we discussed about poetry, prose and the
title poetic prose; then about the theme memory; we emphasize some aspects of
autobiographical writing and show the interpretative reading of the work. To elaborate
this study, we used the theoretical knowledge based on authors such as: Cortázar
(1993), Donald Schuler (1989), D'Onofrio (2004), Koshiayma (1996), Lejune (2014),
Lima (2011), and Miranda (2009). In a second moment, we found the theory of the
Aesthetics of Reception (Teoria da Estética da Recepção), which prioritizes the
player, who is a key element of this discussion, and highlight the importance of
reading literature in schools. To this, we use the contributions of Candido (1995),
Jauss (1994), Jouve (2002), Iser (1996), Nóbrega (2012), among other theoretical.
With regard to the implementation of this action research, taking as a basis the
guiding questions: How students will receive the work Por Parte do Pai (1995), with a
view to the peculiarities of this memoirist narrative and which contributions will be
obtained in fact after this experience? We conclude that the work was satisfactory.
Although, sometimes, students have demonstrated resistance, we encourage the
class to follow the steps of the reading of the work and to participate in the
discussions. The contributions extend not only to the students of the ninth grade of
elementary education, but also to the school and teachers who wish to use this
experience as a starting point to develop their own methodological strategies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2410 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-18T16:32:16Z |
|
dc.date.available |
2018-12-18 |
|
dc.date.available |
2018-12-18T16:32:16Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura Literária |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias de Família |
pt_BR |
dc.subject |
Prosa Poética |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Family Memories |
pt_BR |
dc.subject |
Poetic Prose |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Ana Carla. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, A. C. Memórias de família: uma experiência de leitura literária no ensino fundamental com a obra Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2410 |
pt_BR |