dc.creator.ID |
ANDRADE, D. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4940879617453977 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, DENISE LINO DE |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.referee2 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.description.resumo |
As questões relacionadas ao ensino de leitura há muito têm estado presente nas
pesquisas acadêmicas e nos debates educacionais realizados no país. Mesmo assim,
as discussões sobre o tema não se esgotam e, especialmente quando este é
relacionado ao mau desempenho apresentado pelos alunos da educação básica, tem
impulsionado programas governamentais que buscam a garantia da qualidade na
educação. As avaliações em larga escala atuam como medidoras desse desempenho
dos alunos e, no caso da Provinha Brasil, teste elaborado e distribuído pelo MEC às
escolas públicas do país, objetivam diagnosticar os níveis de alfabetização
apresentados pelos alunos de segundo ano do ensino fundamental. Pensando no
alcance do objetivo principal da Provinha na organização e execução do ensino de
leitura, este estudo foi guiado pelo seguinte questionamento: como se manifesta o efeito
retroativo da Provinha Brasil no ensino de leitura para o segundo ano do ensino
fundamental desde os discursos até as ações de professoras e supervisoras? Na
intenção de respondê-lo, traçamos como objetivo geral investigar o efeito retroativo da
Provinha Brasil no ensino de leitura para o segundo ano a partir dos discursos a ações
de professoras e supervisoras educacionais. Para tanto, procuramos identificar as
concepções de leitura de professoras do segundo ano a partir da concepção presente
na Provinha Brasil; relacionar essas concepções ao efeito retroativo da Provinha nas
orientações didáticas e nas aulas de leitura para o segundo ano; e desvelar as
representações sociais e os possíveis entraves envolvidos no efeito retroativo da
Provinha. Utilizamos como bases teóricas os estudos sobre efeito retroativo de
Scaramucci (2004), Lanzoni (2004) e Correia (2003); sobre avaliação em larga escala
de Morais (2004; 2009) e Kemiac (2011); sobre representações sociais de Ornellas
(2013), Moscovici (2013) e Sá (1995) e sobre leitura, de Koch e Elias (2014), Coracini
(2005) e Kleimam (1997; 2002). Caracterizada como um estudo de casos múltiplos, por
contar com a participação de múltiplos sujeitos (supervisoras, professoras e diretoras)
nossa pesquisa, quanto aos fins, é descritiva e explicativa e possui abordagem
qualitativa. Foi realizada durante o ano letivo de 2015 em uma escola rural de uma rede
municipal de ensino pertencente a um município do agreste paraibano e constatou que,
ainda que a Provinha Brasil tenha influenciado um planejamento didático, por uma
questão de sobrevivência profissional, bem como pelas representações sociais que as
professoras têm das supervisoras educacionais, e ainda pela não didatização das
teorias de leitura na sala de aula, o efeito retroativo da Provinha Brasil, no universo
pesquisado, manifesta-se de forma não predominante nas aulas sobre leitura e através
da reprodução das questões que a compõem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O efeito retroativo da provinha Brasil na organização do ensino de leitura para o segundo ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-07 |
|
dc.description.abstract |
The issues related to the teaching of reading have long been present in academic
research and educational debates in the country. Even so, the discussions on the
subject are not exhausted and especially when it is related to bad performance presented
by students of basic education, government has driven quality assurance programs in
education. The large-scale assessments act as electrodes that student performance
and, in the case of “Provinha Brasil” test prepared and distributed by MEC to public schools in the country, aim to diagnose the literacy levels presented by students of second year of elementary school. Thinking in achieving the main goal of “Provinha” in the organization and implementation of teaching reading, this study was guided by the following question: how it manifests the retroactive effect of “Provinha Brasil” in teaching reading for the second grade of elementary school from the speeches to the actions of teachers and supervisors? Intending to answer it, we elaborate the general objective is to investigate the retroactive effect of “Provinha Brasil” in reading instruction for the second year from speeches to actions of teachers and educational supervisors. Therefore, we search to identify the second year teachers of reading concepts from this conception in “Provinha Brasil”; relate these concepts to the retroactive effect of “Provinha” in teaching and guidance in reading classes for the second year; and reveal the social representations and the possible obstacles involved in the retroactive effect of “Provinha”. We used as theoretical basis the studies retroactive effect Scaramucci (2004) Lanzoni (2004) and Correia (2003); on large-scale evaluation of Morals (2004; 2009) and Kemiac (2011); on social representations of Ornelas (2013), Moscovici (2013) and Sa (1995) and on reading, Koch and Elias (2014), Coracini (2005) and Kleimam (1997; 2002). Characterized as a multiple case study, to count with the participation of multiple individuals (supervisors, teachers and directors) our research, as the purpose is descriptive and explanatory and has a qualitative approach. It was held during the school year 2015 in a rural school in a municipal school belonging to a municipality Agreste and found that, although the Provinha Brazil has influenced a didactic planning, as a matter of professional survival as well as the social representations that teachers have the educational supervisors , and also by not didactization of reading theories in the classroom , the retroactive effect of Provinha Brazil , the research universe , manifests itself not predominantly in lessons on reading and through the reproduction of the issues that comprise it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2411 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-18T17:17:29Z |
|
dc.date.available |
2018-12-18 |
|
dc.date.available |
2018-12-18T17:17:29Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Efeito retroativo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Provinha Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação em escala |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Retroactive effect |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Provinha Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Scale evaluation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Daniela Carvalho de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, D. C. de. O efeito retroativo da provinha Brasil na organização do ensino de leitura para o segundo ano do ensino fundamental. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2411 |
pt_BR |