DSpace/Manakin Repository

Os lugares discursivos do linguista e do professor em manuais de linguística brasileiros.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. V. F. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1630502745149133 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Tânia Maria Augusto.
dc.description.resumo O presente trabalho tece uma análise de manuais de linguística brasileiros que se situam em dois momentos, nos anos 1960 e 1970 e nos anos 2000 e 2010. Fazemos esta divisão porque buscamos essencialmente responder a seguinte pergunta: Quais as semelhanças e diferenças na constituição dos sentidos do lugar discursivo do linguista e do professor, nos manuais de Linguística produzidos nestas diferentes épocas? Essa pergunta está vinculada ao objetivo geral de investigar como são constituídos e articulados os lugares discursivos de linguista e de professor em manuais de linguística brasileiros, em diferentes épocas, que se subdivide em três objetivos específicos: a) Identificar a constituição do lugar discursivo do linguista e do professor em manuais de Linguística, produzidos no Brasil nas décadas de 1960, 1970, 2000 e 2010; b) Analisar comparativamente a constituição e articulação dos sentidos do lugar discursivo do linguista e do professor, nos manuais de Linguística produzidos no Brasil nesse período e c) Refletir sobre as implicações dos discursos analisados para o ensino. Para alcançálos, nos ancoramos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, baseados nas reflexões de Pêcheux (1988), Orlandi (1999) e Dantas (2007), destacando os conceitos de sujeito, sentido e lugar discursivo. Para composição do corpus, elegemos quatro manuais, a saber: Introdução aos estudos lingüísticos (BORBA, 1967), Fundamentos da Linguística Contemporânea (LOPES, 1977), Introdução à Linguística: domínios e fronteiras (MUSSALIM; BENTES, 2001a; 2001b) e Introdução à Linguística(FIORIN, 2014a; 2014b), nos quais selecionamos recortes textuais que melhor atendessem ao nosso interesse de pesquisa, desenvolvendo um estudo interpretativo, de abordagem discursiva e cunho qualitativo. Como resultados, verificamos que nas décadas de 60 e 70, os lugares discursivos do linguista e do professor, de acordo com a análise dos dois manuais selecionados desse período, se caracterizam por uma vinculação a Linguística Estrutural. Nos anos 2000 e 2010, os dados analisados apontam para uma abordagem crítica e reflexiva da imagem da Linguística, o que se baseia teoricamente em filiações diversas, como o funcionalismo e a pragmática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística pt_BR
dc.subject.cnpq Teoria e Análise Lingüística pt_BR
dc.title Os lugares discursivos do linguista e do professor em manuais de linguística brasileiros. pt_BR
dc.date.issued 2016-07-26
dc.description.abstract This paper presents an analysis of Brazilian language manuals that were writtenon two periodsin the 1960s and 1970s and in the years 2000 and 2010. We make this division because we essentially seek to answer the following question: What are the similarities and differences in the constitution of the sensesof thediscursive position of linguists and professors in linguistics manuals produced in these different eras? This question is linked to the general objective of investigating how they are constituted and articulated the discursive positions oflinguistsand professorsin the Brazilian language textbooks at different times, which is divided into three specific objectives: a) To identify the constitution of the discursive position of the linguist and Professor in Linguistics manuals, produced in Brazil between 1960 and 2010; b) To comparatively analyze the formation and articulation of the senses of the discursive place of the linguist and professor in linguistics manuals produced in Brazil between 1960 and 2010 and c) To reflect on the implications of the speeches analyzed for teaching. To reach them, we anchored in the theoretical assumptions of discourse analysis, based on the reflections of Pêcheux (1988), Orlandi (1999) and Dantas (2007), highlighting the subject of concepts, meaning and discursive p ositions. For corpus composition, we elected four manuals, namely: Introduction to linguistic studies (BORBA, 1967), Contemporary Language Fundamentals (LOPES, 1977), Introduction to Linguistics:. Domains and borders (MUSSALIM; BENTES, 2001. Vol 1 and 2) and Introduction to Linguistics (FIORIN, 2014. Vol 1 and 2), in which we selected text clippings that best answer to our research interest, developing an interpretive study of discursive approach and qualitative nature. The data analysis shows that the Language of teaching setting, was anchored in general, in the 60 s and 70s, in an image of descriptive and structuralist science of language, initially holding a discursive position of linguists and professors based on discourse association between these two social roles. In the decades of 2000 and 2010, Linguistics is supported predominantly by the image of Linguistics accustomed to functionalist discourse and pragmatic approach, which permeates the teaching of Linguistics at this time. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2412
dc.date.accessioned 2018-12-18T17:33:17Z
dc.date.available 2018-12-18
dc.date.available 2018-12-18T17:33:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Discursivos do linguista pt_BR
dc.subject Discursivos do professor pt_BR
dc.subject Manuais de linguística pt_BR
dc.subject Língua brasileira pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Discourse of the linguist pt_BR
dc.subject Teacher Discursives pt_BR
dc.subject Linguistic manuals pt_BR
dc.subject Brazilian language pt_BR
dc.subject Speech analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Djamara Virgínia Ferreira da Rocha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, D. V. F. da R. Os lugares discursivos do linguista e do professor em manuais de linguística brasileiros. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2412 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta