dc.creator.ID |
SILVA, D. V. F. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1630502745149133 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Tânia Maria Augusto. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tece uma análise de manuais de linguística brasileiros que se
situam em dois momentos, nos anos 1960 e 1970 e nos anos 2000 e 2010.
Fazemos esta divisão porque buscamos essencialmente responder a seguinte
pergunta: Quais as semelhanças e diferenças na constituição dos sentidos do lugar
discursivo do linguista e do professor, nos manuais de Linguística produzidos nestas
diferentes épocas? Essa pergunta está vinculada ao objetivo geral de investigar
como são constituídos e articulados os lugares discursivos de linguista e de
professor em manuais de linguística brasileiros, em diferentes épocas, que se
subdivide em três objetivos específicos: a) Identificar a constituição do lugar
discursivo do linguista e do professor em manuais de Linguística, produzidos no
Brasil nas décadas de 1960, 1970, 2000 e 2010; b) Analisar comparativamente a
constituição e articulação dos sentidos do lugar discursivo do linguista e do
professor, nos manuais de Linguística produzidos no Brasil nesse período e c)
Refletir sobre as implicações dos discursos analisados para o ensino. Para alcançálos, nos ancoramos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, baseados
nas reflexões de Pêcheux (1988), Orlandi (1999) e Dantas (2007), destacando os
conceitos de sujeito, sentido e lugar discursivo. Para composição do corpus,
elegemos quatro manuais, a saber: Introdução aos estudos lingüísticos (BORBA,
1967), Fundamentos da Linguística Contemporânea (LOPES, 1977), Introdução à
Linguística: domínios e fronteiras (MUSSALIM; BENTES, 2001a; 2001b) e
Introdução à Linguística(FIORIN, 2014a; 2014b), nos quais selecionamos recortes
textuais que melhor atendessem ao nosso interesse de pesquisa, desenvolvendo um
estudo interpretativo, de abordagem discursiva e cunho qualitativo. Como
resultados, verificamos que nas décadas de 60 e 70, os lugares discursivos do
linguista e do professor, de acordo com a análise dos dois manuais selecionados
desse período, se caracterizam por uma vinculação a Linguística Estrutural. Nos
anos 2000 e 2010, os dados analisados apontam para uma abordagem crítica e
reflexiva da imagem da Linguística, o que se baseia teoricamente em filiações
diversas, como o funcionalismo e a pragmática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Teoria e Análise Lingüística |
pt_BR |
dc.title |
Os lugares discursivos do linguista e do professor em manuais de linguística brasileiros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-07-26 |
|
dc.description.abstract |
This paper presents an analysis of Brazilian language manuals that were writtenon
two periodsin the 1960s and 1970s and in the years 2000 and 2010. We make this
division because we essentially seek to answer the following question: What are the
similarities and differences in the constitution of the sensesof thediscursive position
of linguists and professors in linguistics manuals produced in these different eras?
This question is linked to the general objective of investigating how they are
constituted and articulated the discursive positions oflinguistsand professorsin the
Brazilian language textbooks at different times, which is divided into three specific
objectives: a) To identify the constitution of the discursive position of the linguist and
Professor in Linguistics manuals, produced in Brazil between 1960 and 2010; b) To
comparatively analyze the formation and articulation of the senses of the discursive
place of the linguist and professor in linguistics manuals produced in Brazil between
1960 and 2010 and c) To reflect on the implications of the speeches analyzed for
teaching. To reach them, we anchored in the theoretical assumptions of discourse
analysis, based on the reflections of Pêcheux (1988), Orlandi (1999) and Dantas
(2007), highlighting the subject of concepts, meaning and discursive p ositions. For
corpus composition, we elected four manuals, namely: Introduction to linguistic
studies (BORBA, 1967), Contemporary Language Fundamentals (LOPES, 1977),
Introduction to Linguistics:. Domains and borders (MUSSALIM; BENTES, 2001. Vol 1
and 2) and Introduction to Linguistics (FIORIN, 2014. Vol 1 and 2), in which we
selected text clippings that best answer to our research interest, developing an
interpretive study of discursive approach and qualitative nature. The data analysis
shows that the Language of teaching setting, was anchored in general, in the 60 s
and 70s, in an image of descriptive and structuralist science of language, initially
holding a discursive position of linguists and professors based on discourse
association between these two social roles. In the decades of 2000 and 2010,
Linguistics is supported predominantly by the image of Linguistics accustomed to
functionalist discourse and pragmatic approach, which permeates the teaching of
Linguistics at this time. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2412 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-18T17:33:17Z |
|
dc.date.available |
2018-12-18 |
|
dc.date.available |
2018-12-18T17:33:17Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Discursivos do linguista |
pt_BR |
dc.subject |
Discursivos do professor |
pt_BR |
dc.subject |
Manuais de linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Língua brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse of the linguist |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Discursives |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic manuals |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian language |
pt_BR |
dc.subject |
Speech analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Djamara Virgínia Ferreira da Rocha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, D. V. F. da R. Os lugares discursivos do linguista e do professor em manuais de linguística brasileiros. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2412 |
pt_BR |