dc.creator.ID |
BORGES JUNIOR, A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5176349141497476 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane Da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jussiê Ubaldo da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, J. U. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3028612736218078 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Edna Cordeiro de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DE SOUZA, EDNA CORDEIRO |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4130264058594944 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O lúdico contribui para inovação do modelo de educação tradicional, é capaz de cooperar para
motivar os discentes no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, bem como,
favorece o envolvimento dos mesmos com profundidade nos conteúdos abordados em sala de
aula. Entre as diferentes abordagens lúdicas destaca-se a utilização dos jogos como ferramenta
de ensino da matemática, a qual é capaz de beneficiar os alunos no absolver dos conteúdos
didáticos ministrados em sala de aula. Como o escopo deste trabalho tem que conceituar os jogos
e estabelecer sua importância no ensino da matemática, além de discorrer sobre as contribuições
dos jogos matemáticos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem do aluno. O
presente estudo constitui-se de uma revisão de literatura com a identificação de produções
acadêmicas sobre o tema, tal pesquisa propõe-se ao aprofundamento sobre o assunto abordado,
através da leitura, análise e apresentação dos achados na literatura, e ainda, sumarizar as
pesquisas já concluídas e a partir delas reunir conclusões científicas. Os jogos são capazes de
desenvolver conceitos através do ensino multidisciplinar utilizando-se de uma abordagem
construtiva do conhecimento, descobridora e ampliadora de habilidades, podendo privilegiar as
diversas ciências, e especialmente, a matemática. A educação poderá ser favorecida uma vez que
os jogos podem representar um fenômeno social e também pedagógico. Os jogos matemáticos
mostram-se capazes de facilitar o aprendizado dos alunos, pelo papel protagonista que o discente
desenvolve na construção de conhecimentos e saberes. A participação de alunos nas aulas
dinamizadas e lúdicas poderá despertar melhores resultados na construção e estruturação de
conhecimentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos matemáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The ludic contributes to the innovation of the traditional education model, is able to cooperate to
motivate students in the development of meaningful learning, as well as,
favors their involvement in depth in the contents covered in the classroom
classroom. Among the different playful approaches, the use of games as a tool stands out.
teaching mathematics, which is capable of benefiting students in the absolves of the contents
didactics taught in the classroom. As the scope of this work has to conceptualize the games
and establish its importance in the teaching of mathematics, in addition to discussing the contributions
of mathematical games as a tool in the student's teaching and learning process. O
The present study consists of a literature review with the identification of productions
academics on the subject, such research proposes to deepen the subject addressed,
through the reading, analysis and presentation of the findings in the literature, and also, to summarize the
already concluded researches and from them to gather scientific conclusions. Games are able to
to develop concepts through multidisciplinary teaching using an approach
constructive knowledge, discoverer and expander of abilities, being able to privilege the
various sciences, and especially mathematics. Education may be favored as it
Games can represent a social and also a pedagogical phenomenon. the math games
are capable of facilitating student learning, due to the protagonist role that the student
develops in the construction of knowledge and knowledge. Student participation in classes
dynamized and playful activities can bring about better results in the construction and structuring of
knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24166 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-28T13:00:26Z |
|
dc.date.available |
2022-03-28 |
|
dc.date.available |
2022-03-28T13:00:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática – Estudo e Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Matemáticos – Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Educativos – Diversão |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics – Study and Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical Games - Teaching and Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Games - Fun |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas – Estudio y Enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos Matemáticos - Enseñanza y Aprendiendo |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos Educativos - Diversión |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BORGES JUNIOR, Antônio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematical games as a teaching and learning tool |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Los juegos matemáticos como herramienta de enseñanza y aprendizaje. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BORGES JUNIOR, Antônio. Os jogos matemáticos como ferramenta de ensino e aprendizagem. 2018. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Lo lúdico contribuye a la innovación del modelo educativo tradicional, es capaz de cooperar para
motivar a los estudiantes en el desarrollo de aprendizajes significativos, así como,
favorece su implicación en profundidad en los contenidos tratados en el aula
salón de clases. Entre los diferentes enfoques lúdicos destaca el uso del juego como herramienta.
enseñanza de las matemáticas, que es capaz de beneficiar a los estudiantes en la absolución de los contenidos
didáctica impartida en el aula. Como el alcance de este trabajo tiene que conceptualizar los juegos
y establecer su importancia en la enseñanza de las matemáticas, además de discutir los aportes
de los juegos matemáticos como herramienta en el proceso de enseñanza y aprendizaje del estudiante. O
El presente estudio consiste en una revisión bibliográfica con la identificación de producciones
académicos sobre el tema, dicha investigación se propone profundizar en el tema abordado,
a través de la lectura, análisis y presentación de los hallazgos en la literatura, y también, para resumir los
investigaciones ya concluidas y de ellas sacar conclusiones científicas. Los juegos son capaces de
desarrollar conceptos a través de la enseñanza multidisciplinar utilizando un enfoque
conocimiento constructivo, descubridor y expansor de habilidades, pudiendo privilegiar la
varias ciencias, y especialmente las matemáticas. La educación puede ser favorecida ya que
Los juegos pueden representar un fenómeno social y también pedagógico. los juegos de matematicas
son capaces de facilitar el aprendizaje de los estudiantes, debido al papel protagónico que el alumno
se desarrolla en la construcción de saberes y saberes. Participación de los estudiantes en las clases.
actividades dinamizadas y lúdicas pueden traer mejores resultados en la construcción y estructuración de
conocimiento. |
pt_BR |