Repositorio Dspace/Manakin

Poesia infantil e leitura compartilhada: uma metodologia possível para a percepção do idoso em sala de aula.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, J. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2284877046808242 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee2 GUIMARÃES, Kalina Naro.
dc.description.resumo A pesquisa teve por objetivo verificar as modificações na percepção social do idoso em alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, durante o processo de apreciação de poemas infantis. A pesquisa se dividiu em três momentos: o primeiro, de cunho teórico-crítico, está exposto nos dois capítulos iniciais. O primeiro capítulo contempla reflexões acerca da poesia enquanto conhecimento (BOSI, 1996; OLIVEIRA, 2013); da natureza do gênero lírico (DUFRENNE, 1969); da função social da poesia (ELIOT, 1991); e da poesia infantil e suas peculiaridades (AGUIAR, 2001; BORDINI, 1986, 2003; PINHEIRO, 2007, 2010; e SILVA, 2010). Já o segundo capítulo, traz um breve histórico dos estudos voltados para a Percepção Social (ÁLVARO & GARRIDO, 2006; RODRIGUES et al, 1999) e Representação Social (CHARLES & SILVA, 1998; MOSCOVICI, 1978), bem como para a situação do idoso no mundo (FERRETO, 2010; MENDES, 2012; MERCADANTE, 2010). O segundo momento desta pesquisa contempla o terceiro capítulo, no qual são analisadas as representações do idoso em poemas infantis modernos e contemporâneos. O terceiro momento, exposto no quarto capítulo deste trabalho, além de traçar os caminhos metodológicos para a realização da intervenção em sala de aula, consiste de uma pesquisa-ação, na qual a prática de ensino da poesia, baseada em metodologias que se ancoraram em Leitura Compartilhada (COLOMER, 2007), se faz o nosso objeto de estudo. Em resposta à pergunta norteadora desta pesquisa – aliada a metodologias de ensino que estejam ancoradas em Leitura Compartilhada, a poesia Infantil pode modificar a percepção social de determinada comunidade de leitores sobre o idoso? – os resultados demonstram que a apreciação de poemas infantis podem modificar a percepção dos alunos leitores, pois possui grande potencial para uma percepção social dignificante e a valorização do idoso por parte dos discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Teoria Literária pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Poesia infantil e leitura compartilhada: uma metodologia possível para a percepção do idoso em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2016-07-28
dc.description.abstract The research aimed to verify the changes in the social perception of the elderly in students in a class in the 6th grade of elementary school, during the process of assessment of children's poems. The research was divided into three stages: the first, theoretical and critical nature, is exposed in the first two chapters. The first chapter includes reflections on poetry as knowledge (BOSI, 1996; OLIVEIRA, 2013); the nature of the lyric genre (DUFRENNE, 1969); the social function of poetry (ELIOT, 1991); and children's poetry and its peculiarities (AGUIAR, 2001; BORDINI 1986, 2003; PINHEIRO, 2007, 2010; and SILVA, 2010). The second chapter presents a brief history of studies into the Social Perception (ALVARO & GARRIDO, 2006; RODRIGUES et al, 1999) and Social Representation (CHARLES & SILVA, 1998; MOSCOVICI, 1978) as well as the situation of elderly in the world (FERRETO, 2010; MENDES, 2012; MERCADANTE, 2010). The second phase of this research includes the third chapter, which analyzes the representations of the elderly in modern and contemporary children's poems. The third moment, exposed in the fourth chapter of this work, in addition to showing the methodological approaches to performing intervention in the classroom consists of an action research, in which the practice of poetry teaching, based on methodologies which are anchored in Shared reading (COLOMER, 2007), constitutes our object of study. In response to the central question of this research - combined with teaching methodologies that are anchored in shared reading, the Children's poetry can change the social perception of certain readers community about the elderly? - The results show that the assessment of children's poems can change the perception of student readers because it has great potential for a dignified social perception and appreciation of the elderly by the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2416
dc.date.accessioned 2018-12-19T15:39:10Z
dc.date.available 2018-12-19
dc.date.available 2018-12-19T15:39:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Poesia infantil pt_BR
dc.subject Leitura compartilhada pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Children's Poetry pt_BR
dc.subject Shared reading pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Literature teaching pt_BR
dc.subject Old man pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jéssica Amanda de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, J. A. de S. Poesia infantil e leitura compartilhada: uma metodologia possível para a percepção do idoso em sala de aula. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2416http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2416 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta