dc.creator.ID |
COSTA NETO, J. X. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1899954170082829 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Estágio Curricular Supervisionado tem caráter fundamental nos cursos de
licenciatura contribuindo para a formação dos professores, acredita-se que a partir
dele acontece uma interação dinâmica entre todos os agentes envolvidos no processo
educacional. Considerando a relevância de tal temática, é de grande valia um debate
sobre as perspectivas que os estágios oferecem. Por esse princípio, o presente
trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o caso do Estágio Curricular
Supervisionado em Ensino de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental
André Vidal de Negreiros, Cuité-PB, a partir da visão dos alunos das turmas de 8°
ano, dos professores de Ciências e dos estagiários da graduação em Ciências
Biológicas que desenvolveram suas atividades de estágio na escola. O
desenvolvimento deste estudo de caso foi organizado em três seções, partindo da
coleta de dados através da aplicação de questionários a esses alunos, seguido de
questionários aos professores e análise pontual dos relatórios de estágio dos
estagiários, com o intuito de identificar a prática do Estágio Curricular Supervisionado
e a forma em que esse estágio está acontecendo na escola. Os resultados observados
nesse trabalho mostram que os alunos percebem o estágio como ferramenta de
formação e experiência profissional, os professores acreditam ser uma prática
indispensável para uma boa formação e que contribuem com novas metodologias e
os estagiários apontam a receptividade na escola como uma oportunidade para
conhecer novas metodologias. Entretanto no contexto geral, foi observado algumas
situações que podem ser melhoradas por todos os agentes envolvidos no estágio.
São essas melhorias e mudanças que podem tornar a qualidade do estágio mais
eficaz. Concluiu-se que se faz necessário aprofundar os estudos sobre a formação de
professores, promovendo ensino teórico com ensino prático. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Fundamentos da Educação |
pt_BR |
dc.title |
O estágio curricular supervisionado no ensino de ciências em uma escola no Município de Cuité (PB). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-26 |
|
dc.description.abstract |
The Supervised Curricular Internship has a fundamental character in undergraduate
courses contributing to the formation of teachers, it is believed that from this happens
a dynamic interaction between all the agents involved in the educational process.
Considering the relevance of this subject, a debate about the perspectives that the
stages offer is of great value. By this principle, the present research aims to investigate
the case of the Supervised Curricular Internship in Science Teaching in the Andre Vidal
de Negreiros State School of Elementary School, Cuite-PB, from the view of the
students of the 8th grade class, science teachers and undergraduate biology trainees
who developed their internship activities at school. The development of this case study
was organized in three sections, starting with the collection of data through the
application of questionnaires to these students, followed by questionnaires to the
teachers and punctual analysis of the internships reports of the trainees, in order to
identify the practice of the Internship Supervised Curriculum and the way this internship
is taking place in school. The results observed in this work show that the students
perceive the internship as a training tool and professional experience, the teachers
believe to be an indispensable practice for a good training and that contribute with new
methodologies and the trainees indicate the receptivity in the school as an opportunity
to know new methodologies. However, in the general context, it was observed some
situations that can be improved by all agents involved in the internship. It is these
improvements and changes that can make the quality of the stage more effective. It
was conclude that it is necessary to deepen the studies on the formation of teachers,
promoting theoretical teaching with practice teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24179 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-28T17:41:56Z |
|
dc.date.available |
2022-03-28 |
|
dc.date.available |
2022-03-28T17:41:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Prática investigativa |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Science |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Investigative practice |
pt_BR |
dc.subject |
Pasantía supervisada |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Practica investigativa |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA NETO, José Xavier da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The supervised curricular internship in science teaching in a school in the city of Cuité (PB). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La pasantía curricular supervisada en la enseñanza de las ciencias en una escuela de la ciudad de Cuité (PB). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA NETO, José Xavier da. O estágio curricular supervisionado no ensino de ciências
em uma escola no Município de Cuité (PB). 2018. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las Prácticas Curriculares Supervisadas tienen un carácter fundamental en los cursos de
grado contribuyendo a la formación de docentes, se cree que a partir de
se produce una interacción dinámica entre todos los agentes que intervienen en el proceso.
educativo. Considerando la relevancia de este tema, es de gran valor un debate
sobre las perspectivas que ofrecen las pasantías. Por este principio, el presente
Este trabajo de investigación tiene como objetivo indagar el caso de la Práctica Curricular
Supervisado en Enseñanza de Ciencias en la Escuela Primaria Estatal
André Vidal de Negreiros, Cuité-PB, en la mirada de los alumnos de 8º grado
año, de profesores de Ciencias y pasantes de pregrado en Ciencias
Biológica que desarrollaba sus actividades de pasantía en la escuela. O
El desarrollo de este estudio de caso se organizó en tres secciones, a partir de la
recolección de datos a través de la aplicación de cuestionarios a estos estudiantes, seguido de
cuestionarios a docentes y análisis ad hoc de los informes de prácticas de los
practicantes, con el fin de identificar la práctica de la Práctica Curricular Supervisada
y la forma en que se está desarrollando esta etapa en la escuela. Los resultados observados
en este trabajo muestran que los estudiantes perciben las prácticas como una herramienta para
formación y experiencia profesional, los profesores creen que es una práctica
indispensables para una buena formación y que aporten nuevas metodologías y
los pasantes señalan la receptividad en la escuela como una oportunidad para
descubrir nuevas metodologías. Sin embargo, en el contexto general, algunos
situaciones que pueden ser mejoradas por todos los agentes implicados en las prácticas.
Son estas mejoras y cambios los que pueden hacer que la calidad de la pasantía sea más
eficaz. Se concluyó que es necesario profundizar los estudios sobre la formación de
docentes, potenciando la enseñanza teórica con la enseñanza práctica. |
pt_BR |