dc.creator.ID |
LIMA, J. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0489363567602388 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. |
|
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.description.resumo |
A aprovação da Lei 10.639/03-MEC torna obrigatório o ensino da história e da
cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares, do
ensino fundamental até o médio. A inserção das literaturas africanas lusófonas nas
salas de aula do Brasil é ponto de partida para o envolvimento dos sujeitos em
formação em um contexto que deve estimular a noção de diversidade cultural
(NÓBREGA, 2014). Esta pesquisa envereda pelos limites dos estudos literários póscoloniais atrelados às reflexões acerca do ensino das literaturas africanas lusófonas.
A partir de seu caráter interventivo, por se tratar de uma pesquisa-ação, buscou-se
como principal objetivo: Refletir acerca das abordagens das Literaturas africanas
lusófonas na formação inicial de graduandos em Letras da UFCG, a partir da obra
Terra sonâmbula, de Mia Couto, visando desenvolver uma prática metodológica com
Círculos de Leitura (COSSON, 2014) que aponte para a ampliação do repertório de
leituras no aprimoramento dos saberes docentes. Nessa perspectiva, a abordagem
de um romance moçambicano pela metodologia dos Círculos de Leitura pode
proporcionar ao leitor uma experiência estética relevante em que os registros
subjetivos se fundamentem na construção de diários de leitura. Os resultados desse
olhar acerca da realidade estão categorizados a partir das experiências de leitura
subjetivas registradas nos diários (ROUXEL, 2014). Por esse prisma, torna-se
relevante a consideração da formação do docente como mediador diante dos
enfrentamentos entre sujeitos nas salas de aula. Essas reflexões estão baseadas
nas teorias de HALL, 2013; 2014; BONNICI, 2013; LEITE, 2013; BHABHA, 2013;
SAID, 2011; FOUCAULT, 2014; RIOS, 2007; entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literaturas Estrangeiras Modernas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Teoria e Análise Lingüística |
pt_BR |
dc.title |
Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-07 |
|
dc.description.abstract |
The approval of Law 10.639 / 03-MEC, makes it mandatory the teaching of history
and African-Brazilian and African culture in all public and private schools, from
elementary school through high school. The inclusion of Lusophone African
literatures in the classrooms of Brazil is the starting point for the involvement of
subjects in training in a context that should stimulate the notion of cultural diversity
(NÓBREGA, 2014). This research goes through the limits of postcolonial literary
studies linked to reflections on the teaching of Lusophone African literatures. From its
interventionist character, because it is an action research, we sought to the main
objective: To reflect on the approaches of Lusophone African Literatures in initial
training of graduate students in Arts UFCG, from Earth sle epwalker work of Mia
Couto, aiming to develop a methodological practice with Reading Circles (COSSON,
2014) that aims to expand the repertoire of readings in the improvement of teaching
knowledge. In this perspective, the approach of a Mozambican novel by the Reading
Circles methodology can provide the reader with an important aesthetic experience in
which subjective records were based on the construction of reading daily. The results
of this look about reality are categorized from subjective reading experiences
recorded in diaries (ROUXEL, 2014). From this perspective, it is relevant to consider
the teacher formation as a mediator before the confrontation between subjects in the
classroom. These reflections are based on the theories of HALL, 2013; 2014;
BONNICI, 2013; LEITE, 2013; BHABHA, 2013; SAID, 2011; FOUCAULT, 2014;
RIOS, 2007; among others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2417 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-19T15:52:52Z |
|
dc.date.available |
2018-12-19 |
|
dc.date.available |
2018-12-19T15:52:52Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Círculos de Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Mia Couto |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-Colonialismo |
pt_BR |
dc.subject |
Literaturas Africanas |
pt_BR |
dc.subject |
Lusofonia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Circles |
pt_BR |
dc.subject |
Postcolonialism |
pt_BR |
dc.subject |
African Literatures |
pt_BR |
dc.subject |
Lusophony |
pt_BR |
dc.subject |
Literature Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, José Augusto Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, J. A. S. Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2417 |
pt_BR |