DSpace/Manakin Repository

Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0489363567602388 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.
dc.contributor.referee3 SILVA, Márcia Tavares.
dc.description.resumo A aprovação da Lei 10.639/03-MEC torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o médio. A inserção das literaturas africanas lusófonas nas salas de aula do Brasil é ponto de partida para o envolvimento dos sujeitos em formação em um contexto que deve estimular a noção de diversidade cultural (NÓBREGA, 2014). Esta pesquisa envereda pelos limites dos estudos literários póscoloniais atrelados às reflexões acerca do ensino das literaturas africanas lusófonas. A partir de seu caráter interventivo, por se tratar de uma pesquisa-ação, buscou-se como principal objetivo: Refletir acerca das abordagens das Literaturas africanas lusófonas na formação inicial de graduandos em Letras da UFCG, a partir da obra Terra sonâmbula, de Mia Couto, visando desenvolver uma prática metodológica com Círculos de Leitura (COSSON, 2014) que aponte para a ampliação do repertório de leituras no aprimoramento dos saberes docentes. Nessa perspectiva, a abordagem de um romance moçambicano pela metodologia dos Círculos de Leitura pode proporcionar ao leitor uma experiência estética relevante em que os registros subjetivos se fundamentem na construção de diários de leitura. Os resultados desse olhar acerca da realidade estão categorizados a partir das experiências de leitura subjetivas registradas nos diários (ROUXEL, 2014). Por esse prisma, torna-se relevante a consideração da formação do docente como mediador diante dos enfrentamentos entre sujeitos nas salas de aula. Essas reflexões estão baseadas nas teorias de HALL, 2013; 2014; BONNICI, 2013; LEITE, 2013; BHABHA, 2013; SAID, 2011; FOUCAULT, 2014; RIOS, 2007; entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literaturas Estrangeiras Modernas pt_BR
dc.subject.cnpq Teoria e Análise Lingüística pt_BR
dc.title Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto. pt_BR
dc.date.issued 2016-07
dc.description.abstract The approval of Law 10.639 / 03-MEC, makes it mandatory the teaching of history and African-Brazilian and African culture in all public and private schools, from elementary school through high school. The inclusion of Lusophone African literatures in the classrooms of Brazil is the starting point for the involvement of subjects in training in a context that should stimulate the notion of cultural diversity (NÓBREGA, 2014). This research goes through the limits of postcolonial literary studies linked to reflections on the teaching of Lusophone African literatures. From its interventionist character, because it is an action research, we sought to the main objective: To reflect on the approaches of Lusophone African Literatures in initial training of graduate students in Arts UFCG, from Earth sle epwalker work of Mia Couto, aiming to develop a methodological practice with Reading Circles (COSSON, 2014) that aims to expand the repertoire of readings in the improvement of teaching knowledge. In this perspective, the approach of a Mozambican novel by the Reading Circles methodology can provide the reader with an important aesthetic experience in which subjective records were based on the construction of reading daily. The results of this look about reality are categorized from subjective reading experiences recorded in diaries (ROUXEL, 2014). From this perspective, it is relevant to consider the teacher formation as a mediator before the confrontation between subjects in the classroom. These reflections are based on the theories of HALL, 2013; 2014; BONNICI, 2013; LEITE, 2013; BHABHA, 2013; SAID, 2011; FOUCAULT, 2014; RIOS, 2007; among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2417
dc.date.accessioned 2018-12-19T15:52:52Z
dc.date.available 2018-12-19
dc.date.available 2018-12-19T15:52:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Círculos de Leitura pt_BR
dc.subject Mia Couto pt_BR
dc.subject Pós-Colonialismo pt_BR
dc.subject Literaturas Africanas pt_BR
dc.subject Lusofonia pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Reading Circles pt_BR
dc.subject Postcolonialism pt_BR
dc.subject African Literatures pt_BR
dc.subject Lusophony pt_BR
dc.subject Literature Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, José Augusto Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, J. A. S. Sobre o ensino das literaturas africanas lusófonas na formação inicial docente: uma estratégia com os círculos de leitura a partir de Terra sonâmbula, de Mia Couto. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2417 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta