dc.creator.ID |
SILVA, J. B. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1827710500809916 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NURIT-SILVA, Kiriaki. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NURIT-SILVA, K. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Lagoa da Caraibeira localizada no município de Baraúna (PB) é fonte de achados
fósseis importantes pertencentes a megafauna do Pleistoceno, de modo que este
acontecimento se torna uma ótima ferramenta para trabalhar Paleontologia nas
escolas do município e região. Partindo deste contexto, este trabalho trouxe uma
proposta para trabalhar Paleontologia no terceiro ano do ensino médio buscando
aplicar aulas das quais faça uso dos fósseis encontrados na Lagoa e outras
ferramentas para auxiliar no processo. O presente estudo foi desenvolvido com alunos
do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito
Severino Pereira Gomes, sendo nele ministradas aulas sobre o Pleistoceno
contextualizando com ambiente da Lagoa da Caraibeira e o município, além de buscar
experiências práticas visitando a Lagoa e ainda o laboratório de Paleontologia da
Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité (PB), com o principal
objetivo de mostrar a importância da valorização dos fósseis encontrados na cidade
como patrimônio. Os procedimentos metodológicos desse estudo foram compostos
de sete etapas em um período de 16 de Outubro à 01 de Novembro de 2018,
começando pela aplicação de um questionário pré avaliativo, uma visita à Lagoa da
Caraibeira, duas aulas teóricas, assim como a aplicação de um filme, além de visitar
a Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité (PB) e por fim um
questionário pós avaliativo, todas essas etapas buscando saber como seria a
contribuição dos achados para o ensino de Paleontologia. Após as atividades
concluídas observou-se que a Paleontologia ainda está em uma fase bem inicial nas
escolas e é importante que se aprimore o ensino na área. Neste trabalho foi possível
aplicar vários recursos de ensino tornando todas as etapas utilizadas para a
elaboração do mesmo eficientes e muito satisfatórias, também observa-se que a
utilização de fósseis como objetos auxiliadores em aulas de Paleontologia são bem
apreciáveis. O uso de aulas diferenciadas e também com materiais relacionados ao
tema são eficientes, principalmente com achados tão importantes encontrados no
próprio município, portanto esse trabalho é de fundamental importância na divulgação
da paleontologia para os alunos do ensino médio, e através deste, é possível observar
o quanto a abordagem sobre o tema é escassa em qualquer etapa da educação
básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.title |
O pleistoceno em Baraúna-PB: a utilização de fósseis encontrados na Lagoa da Caraibeira como forma de trabalhar paleontologia no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-06 |
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dc.description.abstract |
The Lagoa da Caraibeira located in the municipality of Baraúna (PB) is a source of
important fossil finds belonging to megafauna of the Pleistocene, so that this event
becomes a great tool to work Paleontology in the schools of the municipality and
region. From this context, this work brought a proposal to work Paleontology in the
third year of high school seeking to apply classes that make use of the fossils found in
Lagoa and other tools to assist in the process. The present study was developed with
students of the third year of Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Severino
Pereira Gomes, where he taught classes about the Pleistocene contextualizing with
the environment of the Lagoa da Caraibeira and the municipality, as well as seeking
practical experiences visiting the Lagoa and the Paleontology Laboratory Universidade
Federal de Campina Grande, Campus Cuité (PB), with the main objective of showing
the importance of the valorization of the fossils found in the city as patrimony. The
methodological procedures of this study were composed of seven stages in a period
from October 16 to November 1 the 2018, beginning with the application of a pre-
assessment questionnaire, a visit to the Lagoa da Caraibeira, two theoretical classes,
as well as the application of a film, in addition to visiting the Universidade Federal de
Campina Grande, Campus de Cuité (PB) and finally a post-evaluation questionnaire,
all of these steps seeking to know how the findings contribute to the teaching of
Paleontology. After the completed activities it was observed that Paleontology is still
at a very early stage in schools and it is important to improve teaching in the area. In
this work it was possible to apply several teaching resources making all the stages
used for the elaboration of the same efficient and very satisfactory, also it is observed
that the use of fossils as auxiliary objects in classes of Palaeontology are very
appreciable. The use of differentiated classes and also materials related to the theme
are efficient, especially with such important findings found in the municipality itself,
therefore this work is of fundamental importance in the dissemination of paleontology
for high school students, and through this, it is possible to observe that the approach
to the subject is scarce at any stage of basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24188 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-28T18:56:05Z |
|
dc.date.available |
2022-03-28 |
|
dc.date.available |
2022-03-28T18:56:05Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lagoa da caraibeira |
pt_BR |
dc.subject |
Fósseis |
pt_BR |
dc.subject |
Megafauna do pleistoceno |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Caribbean lagoon |
pt_BR |
dc.subject |
Fossils |
pt_BR |
dc.subject |
Pleistocene megafauna |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resources |
pt_BR |
dc.subject |
Laguna caribeña |
pt_BR |
dc.subject |
Fósiles |
pt_BR |
dc.subject |
Megafauna del pleistoceno |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didácticos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, José Bruno da Costa. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Pleistocene in Baraúna-PB: the use of fossils found in Lagoa da Caraibeira as a way of working paleontology in high school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El Pleistoceno en Baraúna-PB: el uso de los fósiles encontrados en la Lagoa da Caraibeira como forma de trabajo paleontología en la escuela secundaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, José Bruno da Costa. Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Lagoa da Caraibeira ubicada O pleistoceno em Baraúna - PB: a utilização de fósseis
encontrados na Lagoa da Caraibeira como forma de trabalhar
paleontologia no ensino médio. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de en el municipio de Baraúna (PB) es fuente de hallazgos
importantes fósiles pertenecientes a la megafauna del Pleistoceno, por lo que este
evento se convierte en una gran herramienta para trabajar con la Paleontología en
colegios del municipio y comarca. A partir de este contexto, este trabajo trajo una
propuesta para trabajar Paleontología en el tercer año de bachillerato buscando
aplicar clases que hacen uso de fósiles encontrados en Lagoa y otros
herramientas para ayudar en el proceso. El presente estudio fue desarrollado con estudiantes
del tercer año de bachillerato en la Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito
Severino Pereira Gomes, donde se impartieron clases sobre el Pleistoceno
contextualizando con el entorno de la Lagoa da Caraibeira y del municipio, además de buscar
experiencias prácticas visitando la Laguna y también el laboratorio de Paleontología de
Universidad Federal de Campina Grande, Campus Cuité (PB), con las principales
objetivo de mostrar la importancia de poner en valor los fósiles encontrados en la ciudad
como equidad. Los procedimientos metodológicos de este estudio fueron compuestos
de siete etapas en un período del 16 de octubre al 1 de noviembre de 2018,
a partir de la aplicación de un cuestionario pre-evaluativo, una visita a la Lagoa da
Caraibeira, dos clases teóricas, así como la aplicación de una película, además de visitar
la Universidad Federal de Campina Grande, Campus de Cuité (PB) y finalmente una
cuestionario post-evaluativo, todos estos pasos buscando conocer cómo
contribución de los hallazgos a la enseñanza de la Paleontología. después de las actividades
Concluido, se observó que la Paleontología aún se encuentra en una etapa muy temprana en el
las escuelas y es importante mejorar la enseñanza en la zona. En este trabajo fue posible
aplicar diversos recursos didácticos realizando todos los pasos utilizados para la
elaboración del mismo eficiente y muy satisfactoria, también se observa que la
El uso de fósiles como objetos auxiliares en las clases de Paleontología está bien
apreciable. El uso de clases diferenciadas y también con materiales relacionados con la
son eficientes, especialmente con hallazgos tan importantes que se encuentran en el
propio municipio, por lo que este trabajo es de fundamental importancia en la difusión
de paleontología para estudiantes de secundaria, y a través de esto, es posible observar
lo escaso que es el abordaje sobre el tema en cualquier etapa de la educación
básico. |
pt_BR |