dc.creator.ID |
OLIVEIRA, J. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3169443699280743 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Luciano Martins. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, LUCIANO M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8814331273134668 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A tecnologia avança progressivamente ocupando espaço em todos os campos da sociedade,
inclusive na educação, onde o seu uso favorece o desenvolvimento, acarretando um conhecimento
mais próximo da realidade e propagando novos métodos de ensino-aprendizagem. Esse fato é
largamente corroborado na literatura. Na Biologia, especificamente, o uso de recursos
tecnológicos computacionais (RTC) constrói um ensino de qualidade e potencializa o processo
educativo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar criticamente a utilização dos RTC no ensino de
biologia em turmas do ensino médio, na Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos
Santos, no município de Cuité na Paraíba; buscando associá-los e compará-los com a
aplicabilidade dos mesmos no contexto educacional brasileiro. Tratou-se de uma pesquisa quanti-
qualitativa descritiva, com uma amostra de 4 professores, que perfizeram todo o corpo docente da
disciplina do estabelecimento; e, 4% da população discente que é composta de 1000 alunos, logo
40 alunos foram entrevistados. Em linhas gerais, a escola é equipada, porém os RTC não são
aproveitados como deveriam, tendo apenas uma utilização superficial. Orienta-se para um melhor
uso das ferramentas disponíveis e sugere-se novas pesquisas para compreensão do fato. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino - Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Análise do uso dos recursos tecnológicos computacionais no ensino de biologia por turmas de ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos – Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-31 |
|
dc.description.abstract |
Technology advances daily occupying space in all fields of society, including education, where
its use favors development, bringing knowledge closer to reality and propagating new teaching-
learning methods. This fact is wedily corroborated in the literature. In Biology, specifically, the
use of computational technological resources (RTC) builds quality teaching and enhances the
educational process. The objective of this research was to critically evaluate the use of RTC in the
teaching of biology in high school classes, at the Orlando Venâncio dos Santos State School, in
the municipality of Cuité in Paraíba; seeking to associate them and compare them with their
applicability in the Brazilian educational context. This was a descriptive quantitative-qualitative
research, with a sample of 4 teachers, who made up all the teaching staff of the discipline of the
establishment; and 4% of the student population which is composed of 1000 students, so 40
students were interviewed. In general, the school is well equipped, but the RTCs are not used as
they should, with only superficial use. It is directed towards a better use of available tools and
new research is suggested to understand the fact. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24195 |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-28T20:17:39Z |
|
dc.date.available |
2022-03-28 |
|
dc.date.available |
2022-03-28T20:17:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Biology |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Technological resources |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Jorge Cabral de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the use of computational technological resources in the teaching of biology by high school classes at the State Full Citizen Orlando Venâncio dos Santos – Cuite - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis del uso de los recursos tecnológicos computacionales en la enseñanza de la biología en las clases de bachillerato de la Estado Ciudadano Pleno Orlando Venâncio dos Santos – Lindo - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Jorge Cabral de. Análise do uso dos recursos tecnológicos computacionais
no ensino de biologia por turmas de ensino médio da Escola
Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos –
Cuité - PB. 2018. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La tecnología avanza ocupando progresivamente espacio en todos los ámbitos de la sociedad,
incluso en la educación, donde su uso favorece el desarrollo, resultando en conocimientos
más cerca de la realidad y propagando nuevos métodos de enseñanza-aprendizaje. Este hecho es
ampliamente respaldado en la literatura. En Biología, específicamente, el uso de recursos
Computational Technologies (RTC) construye una educación de calidad y mejora el proceso
educativo. El objetivo de esta investigación fue evaluar críticamente el uso de RTC en la enseñanza de
biología en clases de bachillerato, en la Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos
Santos, en el municipio de Cuité en Paraíba; buscando asociarlos y compararlos con los
su aplicabilidad en el contexto educativo brasileño. Fue una encuesta cuantitativa.
enfoque cualitativo descriptivo, con una muestra de 4 profesores, quienes conformaron la totalidad del cuerpo docente de la
disciplina del establecimiento; y, 4% de la población estudiantil que se compone de 1000 estudiantes, por lo que
40 estudiantes fueron entrevistados. En términos generales, la escuela está equipada, pero los RTC no lo están.
usados como deben ser, teniendo solo un uso superficial. Avanzar hacia una mejor
Se sugiere el uso de las herramientas disponibles y más investigación para comprender el hecho. |
pt_BR |