DSpace/Manakin Repository

Análise do uso dos recursos tecnológicos computacionais no ensino de biologia por turmas de ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos – Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3169443699280743 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.advisor1ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Luciano Martins.
dc.contributor.referee1ID BARROS, LUCIANO M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8814331273134668 pt_BR
dc.contributor.referee2 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee2ID FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.description.resumo A tecnologia avança progressivamente ocupando espaço em todos os campos da sociedade, inclusive na educação, onde o seu uso favorece o desenvolvimento, acarretando um conhecimento mais próximo da realidade e propagando novos métodos de ensino-aprendizagem. Esse fato é largamente corroborado na literatura. Na Biologia, especificamente, o uso de recursos tecnológicos computacionais (RTC) constrói um ensino de qualidade e potencializa o processo educativo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar criticamente a utilização dos RTC no ensino de biologia em turmas do ensino médio, na Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité na Paraíba; buscando associá-los e compará-los com a aplicabilidade dos mesmos no contexto educacional brasileiro. Tratou-se de uma pesquisa quanti- qualitativa descritiva, com uma amostra de 4 professores, que perfizeram todo o corpo docente da disciplina do estabelecimento; e, 4% da população discente que é composta de 1000 alunos, logo 40 alunos foram entrevistados. Em linhas gerais, a escola é equipada, porém os RTC não são aproveitados como deveriam, tendo apenas uma utilização superficial. Orienta-se para um melhor uso das ferramentas disponíveis e sugere-se novas pesquisas para compreensão do fato. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.title Análise do uso dos recursos tecnológicos computacionais no ensino de biologia por turmas de ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos – Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-31
dc.description.abstract Technology advances daily occupying space in all fields of society, including education, where its use favors development, bringing knowledge closer to reality and propagating new teaching- learning methods. This fact is wedily corroborated in the literature. In Biology, specifically, the use of computational technological resources (RTC) builds quality teaching and enhances the educational process. The objective of this research was to critically evaluate the use of RTC in the teaching of biology in high school classes, at the Orlando Venâncio dos Santos State School, in the municipality of Cuité in Paraíba; seeking to associate them and compare them with their applicability in the Brazilian educational context. This was a descriptive quantitative-qualitative research, with a sample of 4 teachers, who made up all the teaching staff of the discipline of the establishment; and 4% of the student population which is composed of 1000 students, so 40 students were interviewed. In general, the school is well equipped, but the RTCs are not used as they should, with only superficial use. It is directed towards a better use of available tools and new research is suggested to understand the fact. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24195
dc.date.accessioned 2022-03-28T20:17:39Z
dc.date.available 2022-03-28
dc.date.available 2022-03-28T20:17:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Biologia pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Biology pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Technological resources pt_BR
dc.subject Enseñando pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Jorge Cabral de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the use of computational technological resources in the teaching of biology by high school classes at the State Full Citizen Orlando Venâncio dos Santos – Cuite - PB. pt_BR
dc.title.alternative Análisis del uso de los recursos tecnológicos computacionales en la enseñanza de la biología en las clases de bachillerato de la Estado Ciudadano Pleno Orlando Venâncio dos Santos – Lindo - PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Jorge Cabral de. Análise do uso dos recursos tecnológicos computacionais no ensino de biologia por turmas de ensino médio da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos – Cuité - PB. 2018. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La tecnología avanza ocupando progresivamente espacio en todos los ámbitos de la sociedad, incluso en la educación, donde su uso favorece el desarrollo, resultando en conocimientos más cerca de la realidad y propagando nuevos métodos de enseñanza-aprendizaje. Este hecho es ampliamente respaldado en la literatura. En Biología, específicamente, el uso de recursos Computational Technologies (RTC) construye una educación de calidad y mejora el proceso educativo. El objetivo de esta investigación fue evaluar críticamente el uso de RTC en la enseñanza de biología en clases de bachillerato, en la Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, en el municipio de Cuité en Paraíba; buscando asociarlos y compararlos con los su aplicabilidad en el contexto educativo brasileño. Fue una encuesta cuantitativa. enfoque cualitativo descriptivo, con una muestra de 4 profesores, quienes conformaron la totalidad del cuerpo docente de la disciplina del establecimiento; y, 4% de la población estudiantil que se compone de 1000 estudiantes, por lo que 40 estudiantes fueron entrevistados. En términos generales, la escuela está equipada, pero los RTC no lo están. usados ​​como deben ser, teniendo solo un uso superficial. Avanzar hacia una mejor Se sugiere el uso de las herramientas disponibles y más investigación para comprender el hecho. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta