DSpace/Manakin Repository

Uso de mapas conceituais no Ensino de Biologia: ensino - aprendizagem de fungos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, I. C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4532976706325711 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee1ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/320137434737358 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Thayana Priscila Domingos da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, T. P. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6488089479660102 pt_BR
dc.description.resumo A ciência se faz exposta em todas as áreas da vida e são responsáveis por ocasionar transformações econômicas e culturais na vida do ser humano. Nessa perspectiva, a Biologia aparece como uma das disciplinas mais importante no currículo escolar, por proporcionar ao aluno o espírito de cidadão crítico e estar a par de todos os fenômenos naturais. É desígnio da educação promover aprendizagem significativa de conteúdos em diferentes áreas acadêmicas. Toda via, medir o nível de informação dos alunos a fim de proporcionar uma mudança conceitual no seu cognitivo, não é um trabalho fácil. Pensando nisso, alguns autores recomendam o uso de mapas conceituais para um ensino significativo. Diante do exposto, o trabalho trata de uma análise de mapas conceituais sobre uma aula ministrada de Fungos. Objetivou-se analisar mediante o tema trabalhado, a eficácia de mapas conceituais, a fim de promover uma aprendizagem significativa em duas turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual no município de Nova Floresta-PB. Para avaliar o mapa, aplicou-se questionários pré e pós. A partir dos resultados observou-se que os mapas conceituais auxiliam a contextualização no ensino de Fungos, proporcionando uma aprendizagem mais eficaz para a Biologia. Apesar do tradicionalismo presente no ensino de microbiologia, muitos são os métodos que conseguem aproximar o aluno de seu dia a dia e ao mesmo tempo possibilitar uma aprendizagem dos mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Microbiologia pt_BR
dc.title Uso de mapas conceituais no Ensino de Biologia: ensino - aprendizagem de fungos. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract Science is exposed in all areas of life and are responsible for bringing about economic and cultural changes in the life of the human being. In this perspective, Biology appears as one of the most important disciplines in the school curriculum, to provide the student with the spirit of critical citizen and to be abreast of all natural phenomena. It is the purpose of education to promote meaningful learning of content in different academic areas. In any case, measuring the level of information of the students in order to provide a conceptual change in their cognitive, is not an easy job. Thinking about this, some authors recommend the use of conceptual maps for meaningful teaching. In view of the above, the work deals with an analysis of conceptual maps about a class taught by Fungi. The objective of this study was to analyze the effectiveness of conceptual maps in order to promote a meaningful learning in two classes of the second year of high school in a state school in the municipality of Nova Floresta-PB. To evaluate the map, pre and post questionnaires were applied. From the results it was observed that the conceptual maps help the contextualization in the teaching of Fungi, providing a more effective learning for Biology. Despite the traditionalism of microbiology teaching, many methods are able to bring students closer to their everyday life and at the same time enable them to learn from them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24196
dc.date.accessioned 2022-03-29T11:50:17Z
dc.date.available 2022-03-29
dc.date.available 2022-03-29T11:50:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Microbiologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject Microbiology pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Contextualización pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Izaíra Carla Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of concept maps in Biology Teaching: teaching - learning of fungi. pt_BR
dc.title.alternative Uso de mapas conceptuales en la Didáctica de la Biología: enseñanza - aprendizaje de los hongos. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Izaira Carla Ferreira. Uso de mapas conceituais no Ensino de Biologia: ensino - aprendizagem de fungos. 2018. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La ciencia está expuesta en todos los ámbitos de la vida y son los encargados de provocar transformaciones económicas y culturales en la vida humana. Desde esta perspectiva, la La biología aparece como una de las materias más importantes en el currículo escolar, por dotar al alumno del espíritu de ciudadano crítico y ser consciente de todos los fenómenos natural. El propósito de la educación es promover el aprendizaje significativo de los contenidos. en diferentes áreas académicas. Sin embargo, medir el nivel de información de los estudiantes para Con el fin de proporcionar un cambio conceptual en su cognición, no es un trabajo fácil. Con esto en mente, algunos autores recomiendan el uso de mapas conceptuales para enseñanza significativa. Dado lo anterior, el trabajo aborda un análisis de mapas conceptos sobre una clase impartida sobre Hongos. El objetivo fue analizar a través de la tema trabajado, la eficacia de los mapas conceptuales, con el fin de promover una aprendizaje significativo en dos clases del 2° año de bachillerato en un de la red estatal en el municipio de Nova Floresta-PB. Para evaluar el mapa, aplicamos cuestionarios previos y posteriores. De los resultados se observó que los mapas conceptuales ayudar a la contextualización en la enseñanza de los Hongos, proporcionando un proceso de aprendizaje más eficaz para la biología. A pesar del tradicionalismo presente en la enseñanza de microbiología, existen muchos métodos que pueden acercar al estudiante a su y al mismo tiempo posibilitar su aprendizaje. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta