DSpace/Manakin Repository

Jogo didático - promovendo a inclusão no ensino de química através do lúdico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/6999583534456149 pt_BR
dc.creator.Lattes SOUSA, A. K. pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes WANDERLEY, Albaneide Fernandes. pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Antônio.
dc.contributor.referee2 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.description.resumo As redes de ensino, na maioria das vezes, são despreparadas para receberem alunos com deficiência, os problemas vão desde a infraestrutura até a formação dos profissionais para atuarem na aprendizagem dessas crianças e adolescentes. As discussões descritas ao longo do texto evidenciaram que a política de inclusão necessita de melhorias. Este trabalho traz o resultado de várias etapas do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem inclusivo – Jogo Didático - com abordagem da Tabela Periódica. O jogo incluiu a produção de 40 (quarenta) cartas de elementos químicos, 32 (trinta e duas) cartas contendo perguntas sobre a tabela periódica dos elementos, 01 (uma) carta legenda e a Tabela Periódica, todas a informações foram transcritas em braille. As regras propostas envolvem a formação de duas trincas de cartas, de grupos iguais ou diferentes da tabela periódica, condicionadas a respostas corretas às perguntas do banco de dados do jogo. A atividade lúdica foi aplicada com alunos do curso de licenciatura em química e um jovem deficiente visual, que certificaram a eficiência do objeto de aprendizagem produzido e propuseram melhorias valiosas ao produto final. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Jogo didático - promovendo a inclusão no ensino de química através do lúdico. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The educational networks, most of the time, are unprepared to receive students with disabilities, the problems range from the infrastructure to the training of the Professionals to act in the learning of these children and adolescents. The discussions described throughout the text showed that the policy of inclusion needs improvement. This work brings the result of several stages of the development of an object of inclusive learning-didactic game-with approach of the periodic table. The game includes 40 (forty) Letters of chemical elements, all information was transcribed in Braille; 32 letters containing questions about the periodic table of the elements and leaves containing the transcription of the questions in Braille, 01 (one) letter subtitle and the periodic table also with the transcription. The proposed rules involve the formation of two broken cards, of equal or different groups of the periodic table, conditioned to correct answers to the questions of the game database. The playful activity was applied with students of the undergraduate degree in chemistry and a young visually impaired, who= certified the efficiency of the learning object produced and proposed valuable improvements to the final product. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24266
dc.date.accessioned 2022-04-01T18:45:39Z
dc.date.available 2022-04-01
dc.date.available 2022-04-01T18:45:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Jogo didático pt_BR
dc.subject Braille pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Didactic game pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Allanny Kelly de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic game - promoting inclusion in chemistry teaching through play. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Allanny Kelly de Sousa. Jogo didático - promovendo a inclusão no ensino de química através do lúdico . 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta