dc.creator.ID |
LEITE, E. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8252376057653832 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ROCHA, Diego Marceli. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ROCHA, D. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3149875009074968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREGOLENTE , Douglas. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, João Maria da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo apresenta as análises dos diferentes perfis conceituais, a respeito da
coloração do céu apresentados pelos estudantes, dos mais diferentes períodos, do curso
de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores da Universidade
Federal de Campina Grande, na cidade de Cajazeiras na Paraíba. A noção de Perfil
Conceitual, proposta por Mortimer (1995), está inserida na perspectiva das discussões
das concepções prévias dos estudantes e da ideia da Mudança Conceitual. Assim, os
sujeitos podem desenvolver diferentes perfis conceituais para a atuação em diferentes
contextos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, adotouse
a metodologia qualitativa
para análise das zonas de Perfil Conceitual sobre a problemática exposta. A fim de
conhecer mais sobre os diferentes Perfis Conceituais dos estudantes, optamos por fazer
uso de um questionário online para o reconhecimento desses perfis. O questionário é
composto por quatro questões abertas, e foi aplicado aos alunos do curso de
Licenciatura em Física nas mais diferentes etapas do curso. A aplicação do referido
questionário ocorreu de forma virtual, por meio da plataforma “Formulários Google”. O
curso de Licenciatura em Física contemplava o total de 146 alunos matriculados,
durante a pesquisa, recebemos 17 questionários respondidos, proporcionando dessa
forma a análise decorrida das respostas e a formação das quatro (4) Zonas de Perfis
Conceituais, em que das zonas que foram formuladas, contemplouse
dez (10)
categorias de análises, a saber: Noção Simplista; Ingenuidade Conceitual; Noção
Susceptível de Evolução; Compreende a relação das cores do céu e a Dispersão da Luz;
Análise Descritiva das Imagens; Relaciona as cores do céu à Refração da Luz;
Conhecimentos relativos ao Fenômeno; Concepção coerente à Dispersão da Luz;
Relação com a Dispersão da Luz; Compreensão condizente a Refração da Luz. Por meio
de um estudo de caso, analisamos os diferentes perfis conceituais apresentados pelos
futuros professores de Física, durante os diferentes períodos do curso de Licenciatura
em Física, a respeito da coloração do céu. O estudo possibilitou a reflexão sobre os
diferentes perfis construídos ao longo do curso de graduação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
O porquê do Azul do Céu e Avermelhado do Pôr do Sol: um estudo de caso dos perfis conceituais dos estudantes universitários do sertão paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-07 |
|
dc.description.abstract |
This study presents the analysis of the different conceptual profiles, regarding the
coloration of the sky presented by students from different periods of the Physics
Undergraduate course at the Teacher Training Center of the Federal University of
Campina Grande, in the city of Cajazeiras, Paraíba. The notion of Conceptual Profile,
proposed by Mortimer (1995), is inserted in the perspective of discussions of students'
prior conceptions and the idea of conceptual change. Thus, subjects can develop
different conceptual profiles for acting in different contexts. For the development of this
research, the qualitative methodology was adopted for the analysis of the Conceptual
Profile zones on the exposed problematic. In order to know more about the different
Conceptual Profiles of the students of a Physics Undergraduate course, throughout their
academic trajectory, we chose to use an online questionnaire to recognize these profiles.
The questionnaire is composed of four open questions, and was applied to the students
of the Degree in Physics course in different stages of the course. This questionnaire was
applied virtually, using the "Google Forms" platform. The Degree in Physics course had
a total of 146 students enrolled at the time of the research. After the questionnaires were
sent out, 17 questionnaires were answered, thus providing the analysis of the answers
and the formation of four (4) Zones of Conceptual Profiles: Simplistic Notion;
Conceptual Ingenuity; Notion Susceptible to Evolution; Understands the relationship of
the colors of the sky and the Dispersion of Light; Descriptive Analysis of the Images;
Relates the colors of the sky to the Refraction of Light; Knowledge concerning the
Phenomenon; Conception consistent to the Dispersion of Light; Relationship to the
Dispersion of Light; Understanding consistent to the Refraction of Light. By means of a
case study, we analyzed the different conceptual profiles presented by future Physics
teachers, during the different periods of the Physics Undergraduate course, regarding
the coloration of the sky. The study allowed for reflection about the different profiles
built throughout the undergraduate course. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24268 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-01T19:22:23Z |
|
dc.date.available |
2022-04-01 |
|
dc.date.available |
2022-04-01T19:22:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de física |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em física |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil Conceitual |
pt_BR |
dc.subject |
Coloração do Céu |
pt_BR |
dc.subject |
Physics students |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Physics |
pt_BR |
dc.subject |
Conceptual Profile |
pt_BR |
dc.subject |
Coloring of the Sky |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEITE, Everton Cândido. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The reason for the Blue of the Sky and the Red of the Sunset: a case study of the conceptual profiles of university students in the hinterland of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEITE, Everton Cândido. O porquê do Azul do Céu e Avermelhado do Pôr do Sol: um estudo de caso dos perfis conceituais dos estudantes universitários do sertão paraibano. 2022. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |