DSpace/Manakin Repository

Produção de um jogo didático inclusivo para o ensino de hidrocarbonetos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABRANTES, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5840186778191012 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, Albaneide Fernandes. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA , Fernando Antônio Portela da.
dc.description.resumo O uso de jogos lúdicos como metodologia alternativa no ensino de Química contribui para facilitar a compreensão dos conteúdos e minimizar as dificuldades encontradas pelos discentes, tendo em vista que na maioria das escolas, os professores utilizam apenas o método tradicional, que induz o aluno a decorar fórmulas e conceitos, dificultando o aprendizado e o interesse pela disciplina. Esse trabalho tem como objetivo a construção de um jogo didático adaptado a alunos cegos e de baixa visão como ferramenta didática para facilitar o entendimento das nomenclaturas de Hidrocarbonetos. A pesquisa dividiu-se em dois momentos, o primeiro através da realização de estudo bibliográfico e em seguida a construção e aplicação do jogo “IncluHidro” com 16 alunos do terceiro ano do ensino médio regular da cidade de Vieirópolis, e com 01 licenciado em Química deficiente visual (cego), logo após, os alunos do ensino médio foram submetidos a um questionário e o licenciado a uma entrevista semi – estruturada para avaliação do recurso. Contudo, nessa pesquisa foi possível observar a viabilidade e a importância da utilização de jogos lúdicos no ensino, não só para deficientes visuais, mas como também, para videntes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Produção de um jogo didático inclusivo para o ensino de hidrocarbonetos. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-20
dc.description.abstract The use of play games as an alternative methodology in the teaching of Chemistry contributes to facilitate the understanding of the contents and to minimize the difficulties encountered by the students, considering that in most schools, teachers use only the traditional method, which induces the student to decorate formulas and concepts, hindering learning and interest in the discipline. This work aims at the construction of a didactic game adapted to blind and low vision students as a didactic tool to facilitate the understanding of Hydrocarbon nomenclatures. The research was divided in two moments, the first one by carrying out a bibliographic study and then the construction and application of the game "IncluHidro" with 16 students of the third year of regular high school in the city of Vieirópolis, and with a degree in Chemistry (blind), shortly after, the high school students were submitted to a questionnaire and the licensee to a semi structured interview to evaluate the resource. However, in this research it was possible to observe the viability and importance of the use of playful games in teaching, not only for the visually impaired, but also for seers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24286
dc.date.accessioned 2022-04-04T12:52:08Z
dc.date.available 2022-04-04
dc.date.available 2022-04-04T12:52:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Hidrocarbonetos - ensino pt_BR
dc.subject Química pt_BR
dc.subject Deficiente visual - jogo adaptado pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Didactic games pt_BR
dc.subject Hydrocarbons - teaching pt_BR
dc.subject Chemistry pt_BR
dc.subject Visually impaired - adapted game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Mikaely Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production of an inclusive didactic game for teaching hydrocarbons. pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Mikaely Soares de. Produção de um jogo didático inclusivo para o ensino de hidrocarbonetos. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta