dc.creator.ID |
BARBOSA, S. C. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0056278668988964 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARANHA, Simone Dália de Gusmão. |
|
dc.contributor.referee3 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.description.resumo |
As recentes práticas de leitura foram influenciadas pelo advento das tecnologias que
afetaram as formas de ler, interagir e de se comunicar em diversas situações do dia a
dia, erigindo novas linguagens e proporcionando inovadas situações de leitura que
demandam transformações nos padrões de comportamento diante do ambiente digital.
Por considerarmos que, durante a visualização de vídeos em redes sociais, os
usuários utilizam habilidades leitoras e estratégias de leitura que podem influenciar a
formação do leitor contemporâneo, desenvolvemos esta pesquisa focando a descrição
de habilidades leitoras ante a ação de escrever comentários sobre a exibição de
vídeos em redes sociais, pois constatamos ser uma prática de visualização e
postagem com ampla aceitação pelo internauta. Tendo em vista estas considerações,
realizamos esta investigação, partindo da questão: Que tipo de habilidade leitora está
em foco ante a exibição de vídeos divulgados em redes sociais? No intuito de
respondê-la, estabelecemos os seguintes objetivos: em âmbito geral: estudar a
concepção de leitor e de leitura subjacentes aos comentários após a postagem de
vídeos em redes sociais, buscando, especificamente, descrever o funcionamento dos
gêneros nos vídeos divulgados e identificar as habilidades leitoras diante da produção
de comentários relativos aos gêneros exibidos no suporte. Nossa pesquisa se constitui
como uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo/interpretativista. Para o estudo,
foram selecionados cinco vídeos compartilhados nas redes sociais: Facebook e
YouTube e 25 comentários provenientes de suas visualizações. Buscamos
fundamentação teórica em Kato (1985),Leffa (1996) e Kleiman (2013), quando tratam
das estratégias de leitura, bem como na concepção de leitura contemporânea
proposta por Coracini (2005). Também adotamos a noção de hipertextos defendida
por Lévy (1993). Kress e Van Leeuwen (1996) embasam o conceito de
multimodalidade utilizado ao longo desta dissertação. Ademais, ancoramo-nos no
conceito de multiletramentos proposto por Rojo (2012).Os resultados obtidos
identificaram que a multimodalidade presente nos gêneros ancorados nos vídeos
funciona como motivadores para a leitura, proporcionando interações e
comportamentos leitores com níveis de criticidade diversificados. Além disso, os
comentários acerca dos vídeos em foco identificaram o uso de habilidades leitoras
focadas no uso de procedimentos linguístico-afetivos, com ênfase nos
posicionamentos individuais e nas demandas culturais, pouco relacionadas aos
aspectos linguísticos do texto, resultando numa compreensão que varia entre os
critérios de neutralidade e valoração. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Métodos e Técnicas de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de leituras realizadas a partir de postagem de vídeos em redes sociais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-07-15 |
|
dc.description.abstract |
Recent reading practices were influenced by technologies advent, which affects the
ways to read interact and communicate in various everyday life situations. This
initiates new languages and provides innovated reading situations that require changes
in behavior patterns before digital environment. When one views videos on social
networks, s/he uses readers’ reading skills and strategies that may influence
contemporary reader establishment. So, we developed this research focusing on
readers’ abilities description before writing reviews on videos display at social
networks, because we found out that to view and to post are wide acceptance practices
at internet. Thus, we conducted this research based on the question: What kind of
reading skill is in focus at videos released on social networks? In order to answer it, we
set the following objectives: general context: to study reader and reading concept
underlying comments after posting videos on social networks. As specific objectives,
we intend to describe genres operation in released videos and to identify readers’ skills
on comments produced on genres shown in videos. This is a qualitative research with
descriptive/interpretative nature. We selected five videos shared on social networks
Facebook and YouTube, as well as 25 comments related to such medias. Theoretical
foundation is grounded in Kato (1985), Leffa (1996) and Kleiman (2013), dealing with
reading strategies, as well as contemporary reading profile proposed by Coracini
(2005). We also adopt hypertext by Lévy (1993). Kress and Van Leeuwen (1996)
support multimodality concept used throughout this dissertation. Moreover, we
considered multiliteracies by Rojo (2012). Results show that multimodality in genres
anchored in videos works as reading motivators. It provides readers’ interactions and
behaviors with multiple criticality levels. Besides, comments about videos in focus
identified readers’ skills use in linguistic and affective procedures, with emphasis on
individual placements and cultural demands. Such skills, which are little related to
textual linguistic aspects, result in comprehension ranging from neutrality and valuation
criteria. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2428 |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-20T16:52:01Z |
|
dc.date.available |
2018-12-20 |
|
dc.date.available |
2018-12-20T16:52:01Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Postagem de vídeos |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Social networks |
pt_BR |
dc.subject |
Video posting |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Strategies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Sandra Carla Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, S. C. P. Práticas de leituras realizadas a partir de postagem de vídeos em redes sociais. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2428 |
pt_BR |