DSpace/Manakin Repository

Suporte de ferramenta de software para o padrão pedagógico aula em mapa de conceitos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA NETO, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9814894825037581 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.advisor1ID BRASILEIRO, F. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.referee2 FERNEDA, Edilson.
dc.contributor.referee3 DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez.
dc.description.resumo Padrões Pedagógicos são descrições estruturadas para formatos de aula. Catalogados através de um projeto de colaboração entre professores da área de Orientação a Objetos, estes padrões tendem a demandar maior esforço por parte de professores e alunos no desempenho das atividades que determinam. Além disso, a preparação das atividades do padrão ocupa uma fatia considerável do tempo de aula disponível. Neste trabalho, experimentamos alguns dos padrões catalogados e selecionamos um deles para receber uma ferramenta de software que o auxiliasse. Class Concept Map (traduzido para Aula em Mapa de Conceitos) foi o padrão selecionado. Este padrão apresenta os mesmos problemas (maior esforço e consumo do tempo de aula) detectados nos demais padrões catalogados. Para suportar o Padrão Pedagógico Aula em Mapa de Conceitos, desenvolvemos a ferramenta Mapa Fácil. Em seguida, realizamos vários experimentos com o padrão sendo auxiliado pela ferramenta desenvolvida. Destes experimentos, levantamos resultados para avaliar a eficácia da ferramenta como solução dos problemas detectados no padrão Aula em Mapas de Conceito. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Suporte de ferramenta de software para o padrão pedagógico aula em mapa de conceitos. pt_BR
dc.date.issued 2000-02-25
dc.description.abstract Pedagogical Patterns (PP) are structured discriptions to organize a lecture. These patterns have been catalogued by a project based on collaboration among teachers from Object Orientation community. Pedagogical Patterns tend to demmand a greater effort from teachers and stundents when attendding the tasks estabilished by the pattern. In addition, the preparation for the PP activities consumes a notable slice of the available time to the class. In this work, we experimented some of catalogued patterns, and selected one of them to receive a software tool which supports his activities. Class Concept Map was the selected pattern. This pattern carries the same problems (greater efforts and time consuming) we found in the other catalogued PP. We developed Easy Map software tool to support Class Concept Map Pedagogical Pattern. After this, we performed several experiments with the pattern being supported by the software tool we developed. From these experiments, we extracted results to evaluate the tool as an efficient solution to the problems we had detected in the Class Concept Map pattern. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2431
dc.date.accessioned 2018-12-20T19:53:10Z
dc.date.available 2018-12-20
dc.date.available 2018-12-20T19:53:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mapa conceitual pt_BR
dc.subject Mapa de conceitos pt_BR
dc.subject Aula em mapa de conceitos pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico - mapa conceitual pt_BR
dc.subject Padrões pedagógicos pt_BR
dc.subject Class Concept Map pt_BR
dc.subject Informática e educação pt_BR
dc.subject Software educativo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA NETO, José Augusto de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Support of software tool for the pedagogical standard lesson in concept map. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA NETO, José Augusto de. Suporte de ferramenta de software para o padrão pedagógico aula em mapa de conceitos. 2000. 152f. (Mestrado em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2431 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta