DSpace/Manakin Repository

Vozes-mulheres na produção literária cearense: caderno de leitura para o 9º ano do ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/1141196632059455 pt_BR
dc.creator.Lattes ALENCAR, D. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.referee2 SILVA , Antônia Eudivania de Oliveira.
dc.description.resumo Sob o véu do patriarcado, os discursos literários hegemônicos foram delegados ao homem por muitos séculos, reforçando em nossa sociedade a imagem de mulheres como indivíduos subjugados e excluídos da produção de literatura. Somente a partir do século XIX, com a pretensão de reler criticamente os mitos em torno de uma inferioridade “natural” feminina, é que se tem o início de uma tradição literária de autoria feminina. Este e outros fatos tornaram possível às mulheres inserirem-se nos mais diversos campos sociais, tanto para defenderem seus pontos de vista quanto para denunciarem as ideologias patriarcais que limitavam suas vidas. Neste contexto, entendendo a sala de aula como espaço democrático e de reflexão, esta dissertação busca compreender de que maneira o trabalho com Literatura de autoria feminina cearense, nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II, pode fomentar e validar, através de material de apoio didático pedagógico, as discussões sobre a representatividade da mulher e seus espaços de atuação. Esta pesquisa se justifica pela relevância de seu objeto, visto que é um assunto pouco investigado nos meios acadêmicos e nos ambientes sociais, além de que estudar essas mulheres autoras é também revisitar a história do Ceará. Tomando como base umas das competências da BNCC, e tecendo discussões em torno de letramento literário, escolarização da literatura e estudos de gênero, este estudo ancorou-se nos postulados teóricos de Magda Soares (2011 e 2017), Rildo Cosson (2018), Regina Zilberman (2010), Rita Terezinha Schmidt (2019), dentre outros, no intuito de apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que contribua, significativamente, para o trabalho com texto literário na sala de aula. Pretendendo-se, acima de tudo, desconstruir (pré)conceitos em torno da literatura produzida por mulheres, resultado de um pensamento patriarcal e androcêntrico que ainda perdura em nossa sociedade. Assim, propomos um Caderno de Leitura com atividades sobre escritoras cearenses e suas obras, a saber: Jarid Arraes (1991), com o conto “Cinco mil litros”, retirado da sua obra Redemoinho em dia quente (2019); Ana Miranda (1951 ), com a crônica “Rua do escritor, número tal”, publicada no jornal O Povo (2015); Josenir Lacerda (1953 ), com o folheto de cordel “O linguajar cearense” (2007); uma adaptação em HQ, pelo quadrinista Shiko, do romance O quinze (1930), de Rachel de Queiroz (1910–2003); e Natércia Campos (19382004), com o romance fantástico, A casa (2011). Cada capítulo contém atividades de préleitura, leitura e pósleitura, com orientações para professores e alunos, visando a promoção do letramento literário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Vozes-mulheres na produção literária cearense: caderno de leitura para o 9º ano do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2021-03-19
dc.description.abstract Under the veil of patriarchalism, hegemonic literary discourses were delegated to men for many centuries, fomenting in our society the image of women as individuals subjugated and exlcuded from the production of literature. Only in the XIX century a literary tradition of female authorship began, aiming at critically rereading myths related to the so called “natural” female inferiority. This and other facts made it possible for women to join the most diverse social fields, for defending their view point as well as to denounce patriarcal ideologies that limited their lives. In this context, understanding the classroom as a democratic space proper from reasoning, this dissertation intends to understand how working with the literature of women from the Brazilian state of Ceará in the Brazilian 9th grade school year, can foment and validate, through a didaticpedagogical supporting material, discussions about women representativity and their spaces of action. The value of this research can be seen in the relevance of its object, since it has not still been a much investigated one in the academic world and in social spaces, besides, it brings a study on women writers from Ceará. Taking into consideration one of the skills BNCC (2018) one of the most recent and important Brazilian educational guidelines for teachers – proposes, as well as literary literacy discussions, teaching of literature and gender studies, this research debates such topics and others, having as its theoretical support the studies of Magda Soares (2011 e 2017), Rildo Cosson (2018), Regina Zilberman (2010), Rita Terezinha Schmidt (2019), among others, aiming at presenting a pedagogical proposal for the teaching of literature that can contribute in an important way to the teaching of the literary text in class. One of the main objective of this research is to deconstruct prejudices around literature of female authorship, since it is a result of a patriarcal and androcentric society that is still present in our society. Thus, it is proposed a short book of reading activities about the work of the following female writers from Ceará: the short stoy “Cinco mil litros” by Jarid Arraes’ book Redemoinho em dia quente (2019); the chronicle “Rua do escirtor, número tal”, by Ana Miranda (1951), published in the newspaper O Povo (2015); the cordel “O linguajar cearense” (2007), by Josenir Lacerda (1953) ; an adaptation to comics by Shiko of the novel O quinze (1930), by Raquel de Queiroz (19102003) ; and the fantastic novel A casa (2011), by Natércia Campos (19382004). Each chapter brings prereading, while reading and postreading cultural and literary activies, with guidelines for teachers and students, aiming at promoting literary literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24324
dc.date.accessioned 2022-04-05T14:36:29Z
dc.date.available 2022-04-05
dc.date.available 2022-04-05T14:36:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura cearense pt_BR
dc.subject Autoria feminina pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Literatura ensino pt_BR
dc.subject Ceará literature pt_BR
dc.subject Female authorship pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject Literary Literacy pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Dalva Patrícia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Voices-women in Ceará's literary production: reading notebook for the 9th grade of elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Dalva Patrícia de.Vozes-mulheres na produção literária cearense: caderno de leitura para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. 135f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta