DSpace/Manakin Repository

Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo A realização desta monografia tem como enfoque abordar um estudo sobre a ludicidade, que é uma estratégia pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula. Assim, temos como objetivo relatar a problemática deste estudo e delimitamoscompreender como é trabalhado a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental Ide uma escola pública municipal, e assim, saber de que modo os profissionais desenvolvem a ludicidade no cotidiano escolar.Ainda buscaremos, a partir da literatura disponível, de autores na área educacional discutir as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portanto, para melhor organização deste trabalho destacaremos também sobre algumas informações, sobre o histórico da ludicidade,um pouco sobre as tecnologias e, por fim, como é trabalhada a ludicidade no ensino fundamental I. Com relação à metodologia, o estudo será desenvolvido através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo no tocante ao uso da ludicidade bem como, suas contribuições para a aprendizagem da criança. Podemos mencionar que este trabalho foi de suma importância, através da pesquisa cientificadas reflexões e dados coletados, pudemos colher as informações necessárias para o estudo deste tema proposto. No entanto, constatamos teoricamente que todos os objetivos mencionados neste trabalho foram alcançados, concluímos que o ciclo da pesquisa não se fecha afinal toda pesquisa produz conhecimento e gera indagações e novas investigações podem ser feitas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-01
dc.description.abstract The purpose of this monograph is to approach a study about playfulness, which is a pedagogical strategy used by the teacher in the classroom. Thus, we aim to report the problem of this study and delimitate to understand how it is worked the playfulness in the process of teaching and learning in the 4th year of elementary school I of a municipal public school, and thus, to know how the professionals develop the playfulness in the everyday life. We will also seek, from the available literature, authors in the educational area to discuss the contributions of playfulness to the development and learning of the child. Therefore, in order to better organize this work, we will also highlight some information about the history of playfulness, a little about the technologies and, finally, how the playfulness in elementary education is worked I. With respect to the methodology, the study will be developed through field research and bibliographic research of a qualitative nature regarding the use of playfulness as well as their contributions to the child's learning. We can mention that this work was of great importance, through the scientific research of the reflections and data collected, we were able to gather the necessary information for the study of this proposed theme. However, we find theoretically that all the objectives mentioned in this work were reached, we conclude that the research cycle is not closed after all research produces knowledge and generates inquiries and further investigations can be made. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24327
dc.date.accessioned 2022-04-06T12:02:30Z
dc.date.available 2022-04-06
dc.date.available 2022-04-06T12:02:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Professor mediador pt_BR
dc.subject playfulness pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Mediator teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Josefa Patrícia de Aquino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of playfulness in the learning of children in the 4th year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. 2018. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta