DSpace/Manakin Repository

Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo O trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-07
dc.description.abstract The work was about the storytelling in Early Childhood Education as object of study and its place in teacher training. The theme emerged from the author‘s observation in the supervised internship of Early Childhood Education when the teachers suppressed this important activity. The starting question was about the understanding of storytelling that the educational literature presents to us. The assumption was that storytelling is a great device to the pedagogical practice of literacy and literacy for teachers, because it instigates imagination, creativity, develops orality, encourages the delight for the reading and contributes to the formation of the child‘s personality. The objective was to identify understandings of storytelling in the educational literature and contribute with a didactic-pedagogical proposal of storytelling for teachers in training and acting in Early Childhood Education. In this sense, we analyze historically the formation of teachers, the theoretical contributions of the act of storytelling as a teaching and learning strategy and its relation to the school environment for the formation of a reader that is enchanted by the narrative. For the study of investigation, we adopted the qualitative research, using the systemic review of the educational literature and the description of the observationof the experience in the supervised internship of the Pedagogy Course of the Universidade Feral de Campina Grande, campus of Cajazeiras (20172018). The contribution of the study to teachers in training and acting is in the appreciation of the activity of storytelling centered on the formation of the reader for literacy/literacy in Early Childhood Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328
dc.date.accessioned 2022-04-06T12:27:29Z
dc.date.available 2022-04-06
dc.date.available 2022-04-06T12:27:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Sociointeracionismo pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Story telling pt_BR
dc.subject Sociointeractionism pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Vanilda Filgueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Storytelling in early childhood education: more than an act of narrating, it is enchanting and contagious. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta