dc.creator.ID |
LUZ, J. A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1410040017802884 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAULINO, A. M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5858161812871081 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Tendo em vista o cenário de pandemia que o mundo tem vivenciado, a educação foi um dos
setores afetados pela enfermidade ocasionando a suspensão das aulas presenciais e
substituição pelo Regime Especial de Ensino, que consistem na utilização de aulas remotas.
O ensino remoto possibilitou a interação entre professores e alunos com o auxílio de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) através da utilização de plataformas
educacionais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a influência
da utilização de aplicativos digitais utilizados pelos residentes do programa residência
pedagógica do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde - CES da
Universidade Federal De Campina Grande –UFCG durante a regência de aulas na
componente curricular de química da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos
através de questionários online enviados aos alunos e residentes por intermédio do qual se
comprovou, apesar das dificuldades empostas os aplicativos contribuíram positivamente para
o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na opinião dos professores que tem em sua
profissão o desafio de sempre inovar e se adaptar a novos cenários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino - Aprendizagem |
|
dc.title |
Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-16 |
|
dc.description.abstract |
Given the pandemic scenario that the world has been experiencing, education was one of the
sectors affected by the disease causing the suspension of classroom classes and replacement
by the Special Teaching Regime, which consists of the use of remote classes. Remote
teaching has enabled the interaction between teachers and students with the help of
Information and Communication Technologies (ICTs) through the use of educational
platforms. In this context, the present work aimed to investigate the influence of the use of
digital applications used by residents of the Pedagogical Residency Program of the Chemistry
Degree Course of the Education and Health Center - CES of the Federal University of
Campina Grande -UFCG during the teaching of chemistry classes at the Integral Citizen
School Orlando Venâncio dos Santos through online questionnaires sent to students and
residents, Despite the difficulties encountered, the applications contributed positively to the
teaching and learning process, especially in the opinion of teachers who have in their
profession the challenge of always innovating and adapting to new scenarios. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24332 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-07T14:11:01Z |
|
dc.date.available |
2022-04-07 |
|
dc.date.available |
2022-04-07T14:11:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Plataformas digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Aplicativos digitais - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Orlando Venâncio dos Santos - escola Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies educational |
pt_BR |
dc.subject |
Digital platforms |
pt_BR |
dc.subject |
Digital apps - education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency - education |
pt_BR |
dc.subject |
Orlando Venâncio dos Santos - Cuité School - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Plataformas digitales |
pt_BR |
dc.subject |
Aplicaciones digitales - educación |
pt_BR |
dc.subject |
Orlando Venâncio dos Santos - Escuela Cuité - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUZ, Jose Anderson Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influence of the use of digital applications used in the program Pedagogical Residency in the teaching and learning process of students high school students at ECI Orlando Venâncio dos Santos school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influencia del uso de aplicaciones digitales utilizadas en el programa La Residencia Pedagógica en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes estudiantes de secundaria de la escuela ECI Orlando Venâncio dos Santos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUZ, José Anderson Pereira da. Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa
Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes
do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos. 2022. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Ante el escenario de pandemia que vive el mundo, la educación fue uno de los
sectores afectados por la enfermedad provocando la suspensión de clases presenciales y
sustitución por el Régimen Especial de Enseñanza, que consiste en la utilización de clases a distancia.
La enseñanza remota permitió la interacción entre profesores y estudiantes con la ayuda de
Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) mediante el uso de plataformas
educativo. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia
del uso de aplicaciones digitales utilizadas por los residentes del programa de residencia
curso pedagógico de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da
Universidad Federal de Campina Grande –UFCG durante la regencia de clases en la
componente curricular de química de la Escuela de Ciudadanía Orlando Venâncio dos Santos
a través de cuestionarios en línea enviados a estudiantes y residentes a través de los cuales
demostró que, a pesar de las dificultades planteadas, las aplicaciones contribuyeron positivamente a
el proceso de enseñanza y aprendizaje, especialmente en la opinión de los docentes que tienen en su
profesión el reto de siempre innovar y adaptarse a nuevos escenarios. |
pt_BR |