DSpace/Manakin Repository

Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUZ, J. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1410040017802884 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA NETO, M. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.
dc.contributor.referee1ID RAULINO, A. M. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5858161812871081 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.description.resumo Tendo em vista o cenário de pandemia que o mundo tem vivenciado, a educação foi um dos setores afetados pela enfermidade ocasionando a suspensão das aulas presenciais e substituição pelo Regime Especial de Ensino, que consistem na utilização de aulas remotas. O ensino remoto possibilitou a interação entre professores e alunos com o auxílio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) através da utilização de plataformas educacionais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a influência da utilização de aplicativos digitais utilizados pelos residentes do programa residência pedagógica do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde - CES da Universidade Federal De Campina Grande –UFCG durante a regência de aulas na componente curricular de química da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos através de questionários online enviados aos alunos e residentes por intermédio do qual se comprovou, apesar das dificuldades empostas os aplicativos contribuíram positivamente para o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na opinião dos professores que tem em sua profissão o desafio de sempre inovar e se adaptar a novos cenários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino - Aprendizagem
dc.title Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-16
dc.description.abstract Given the pandemic scenario that the world has been experiencing, education was one of the sectors affected by the disease causing the suspension of classroom classes and replacement by the Special Teaching Regime, which consists of the use of remote classes. Remote teaching has enabled the interaction between teachers and students with the help of Information and Communication Technologies (ICTs) through the use of educational platforms. In this context, the present work aimed to investigate the influence of the use of digital applications used by residents of the Pedagogical Residency Program of the Chemistry Degree Course of the Education and Health Center - CES of the Federal University of Campina Grande -UFCG during the teaching of chemistry classes at the Integral Citizen School Orlando Venâncio dos Santos through online questionnaires sent to students and residents, Despite the difficulties encountered, the applications contributed positively to the teaching and learning process, especially in the opinion of teachers who have in their profession the challenge of always innovating and adapting to new scenarios. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24332
dc.date.accessioned 2022-04-07T14:11:01Z
dc.date.available 2022-04-07
dc.date.available 2022-04-07T14:11:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Plataformas digitais pt_BR
dc.subject Aplicativos digitais - educação pt_BR
dc.subject Residência pedagógica - educação pt_BR
dc.subject Orlando Venâncio dos Santos - escola Cuité - PB pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Technologies educational pt_BR
dc.subject Digital platforms pt_BR
dc.subject Digital apps - education pt_BR
dc.subject Pedagogical residency - education pt_BR
dc.subject Orlando Venâncio dos Santos - Cuité School - PB pt_BR
dc.subject Enseñanza de la química pt_BR
dc.subject Plataformas digitales pt_BR
dc.subject Aplicaciones digitales - educación pt_BR
dc.subject Orlando Venâncio dos Santos - Escuela Cuité - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUZ, Jose Anderson Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Influence of the use of digital applications used in the program Pedagogical Residency in the teaching and learning process of students high school students at ECI Orlando Venâncio dos Santos school. pt_BR
dc.title.alternative Influencia del uso de aplicaciones digitales utilizadas en el programa La Residencia Pedagógica en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes estudiantes de secundaria de la escuela ECI Orlando Venâncio dos Santos. pt_BR
dc.identifier.citation LUZ, José Anderson Pereira da. Influência da utilização de aplicativos digitais utilizados no programa Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio da escola ECI Orlando Venâncio dos Santos. 2022. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Ante el escenario de pandemia que vive el mundo, la educación fue uno de los sectores afectados por la enfermedad provocando la suspensión de clases presenciales y sustitución por el Régimen Especial de Enseñanza, que consiste en la utilización de clases a distancia. La enseñanza remota permitió la interacción entre profesores y estudiantes con la ayuda de Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) mediante el uso de plataformas educativo. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia del uso de aplicaciones digitales utilizadas por los residentes del programa de residencia curso pedagógico de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande –UFCG durante la regencia de clases en la componente curricular de química de la Escuela de Ciudadanía Orlando Venâncio dos Santos a través de cuestionarios en línea enviados a estudiantes y residentes a través de los cuales demostró que, a pesar de las dificultades planteadas, las aplicaciones contribuyeron positivamente a el proceso de enseñanza y aprendizaje, especialmente en la opinión de los docentes que tienen en su profesión el reto de siempre innovar y adaptarse a nuevos escenarios. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta