dc.creator.ID |
BEZERRA, J. C. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4932092619377480 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C.; |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, MARCUS JOSÉ |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Paleontologia refere-se ao estudo dos fósseis, vestígios de seres vivos que se
mantiveram preservados, em sua maior parte nas rochas sedimentares. O ensino de
Paleontologia nas escolas, no ensino básico é proposto pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), no entanto os conteúdos referentes a esse tipo de estudo continuam
sendo pouco trabalhados em sala de aula, propiciando, um distanciamento entre o
entendimento da evolução biológica e a sociedade. Posto isto, é necessário buscar
métodos para levar os conhecimentos científicos aos alunos, gerando uma
aproximação entre ambos. Em vista disso, o trabalho objetivou-se identificar e discutir
os principais desafios e práticas metodológicas no ensino de Paleontologia na
educação básica. O procedimento metodológico aplicado neste estudo foi a pesquisa
bibliográfica de caráter qualitativo. A Paleontologia torna-se de máxima relevância,
uma vez que a partir dele é viável descrever e relatar a história da vida no planeta
Terra, fundamentando-se nos inúmeros registros de acontecimentos geológicos e
geográficos sucedidos em tempos anteriores, bem como nas transformações dos
organismos no perpassar do tempo. Assim, os resultados obtidos neste estudo
comprovaram que o uso de vários recursos metodológicos para se trabalhar temas
sobre a Paleontologia torna a aula mais dinâmica e agradável, gerando o interesse
dos discentes pelo tema, e proporcionando a concepção e o desenvolvimento do
conhecimento do aluno. Deste modo, a aplicação de métodos alternativos no processo
de ensino-aprendizagem de assuntos complexos como a Paleontologia mostraram-se
fundamentais para possibilitar o contato entre o estudante e a Ciência, de modo
prazeroso e prático. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
O Ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-22 |
|
dc.description.abstract |
Paleontology refers to the study of fossils, which are traces of living beings that have
remained preserved, mostly in sedimentary rocks. The teaching of Paleontology in
schools, in basic education is proposed by the National Curricular Parameters (NCP),
however the contents referring to this type of study continue to be little worked in the
classroom, providing a gap between the understanding of biological evolution and the
society. That said, it is necessary to seek to bring scientific knowledge to students, to
generate an approximation between them. In view of this, the objective was to identify
and challenge the main challenges and methodological practices in the teaching of
paleontology in basic education. The methodological procedure applied in this study
was the qualitative bibliographic research. Paleontology becomes of utmost relevance,
since from it it is possible to describe and report the history of life on planet Earth,
based on the numerous records of geological and geographical events that took place
in previous times, as well as on the transformations of organisms. In the passage of
time. Thus, the results obtained in this study proved that the use of various
methodological resources to work on topics on Paleontology makes the class more
dynamic and pleasant, generating students' interest in the topic, and providing the
conception and development of student knowledge. In this way, the application of
alternative methods in the teaching-learning process of complex subjects such as
Paleontology proved to be fundamental to enable the contact between the student and
Science, in a pleasant and practical way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24366 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T13:18:09Z |
|
dc.date.available |
2022-04-08 |
|
dc.date.available |
2022-04-08T13:18:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Fósseis |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia - práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução biológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Rochas sedimentares |
pt_BR |
dc.subject |
Fósseis - preservação |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Fossils |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology - pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Biological evolution |
pt_BR |
dc.subject |
Sedimentary rocks |
pt_BR |
dc.subject |
Fossils - Preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Fósiles |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontología - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontología - prácticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Evolución biológica |
pt_BR |
dc.subject |
Fósiles - Preservación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Jeferson Chesman Marques. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of paleontology in education: challenges in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La enseñanza de la paleontología en la educación: desafíos en el proceso de enseñanza-aprendizaje. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Jeferson Chesman Marques. O ensino da paleontologia na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La paleontología se refiere al estudio de los fósiles, rastros de seres vivos que
preservado, principalmente en rocas sedimentarias. la enseñanza de
Paleontología en las escuelas, en la educación básica es propuesta por los Parámetros Curriculares
(PCN), sin embargo los contenidos referentes a este tipo de estudio continúan
siendo poco trabajado en el aula, proporcionando una distancia entre el
comprensión de la evolución biológica y la sociedad. Dicho esto, es necesario buscar
métodos para acercar el conocimiento científico a los estudiantes, generando
aproximación entre ambos. En vista de esto, el trabajo tuvo como objetivo identificar y discutir
los principales retos y prácticas metodológicas en la enseñanza de la Paleontología en
Educación básica. El procedimiento metodológico aplicado en este estudio fue la investigación
literatura cualitativa. La paleontología se vuelve de suma importancia,
ya que a partir de ella es posible describir y relatar la historia de la vida en el planeta
Tierra, basado en innumerables registros de geología y
áreas geográficas que tuvieron lugar en épocas anteriores, así como en las transformaciones de
organismos a lo largo del tiempo. Así, los resultados obtenidos en este estudio
demostró que el uso de diversos recursos metodológicos para trabajar temas
sobre Paleontología hace que la clase sea más dinámica y amena, generando interés
de los estudiantes por el tema, y proporcionando la concepción y desarrollo de la
conocimiento del estudiante. Así, la aplicación de métodos alternativos en el proceso
proceso de enseñanza-aprendizaje de materias complejas como la Paleontología resultó ser
fundamental para posibilitar el contacto entre el estudiante y la Ciencia, de manera que
agradable y práctico. |
pt_BR |