dc.creator.ID |
SILVA JÚNIOR, I. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8995865309204680 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CHAVES, Márcio Frazão |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CHAVES, MARCIO FRAZÃO |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A formação de professores é uma das condições fundamentais para a melhoria na qualidade
da educação e consequentemente para o desenvolvimento de uma nação. Este processo é
iniciado a partir da relação entre a teoria trabalhada durante a formação inicial e a prática
vivenciada também em ambientes formais de ensino-aprendizagem. Uma relação duradoura
entre universidade e escola, por meio dos programas PIBID e PRP, tem contribuído
significativamente para a formação de professores quanto aos primeiros desafios vivenciados
pelo futuro profissional, ainda no curso de graduação. A fim de analisar as contribuições
dessa relação entre as instituições que formam e recebem o futuro professor em formação,
realizou-se uma pesquisa descritiva, cujo instrumento utilizado para a coleta dos dados
consistiu em um questionário com perguntas abertas e fechadas, elaborado na plataforma do
Google Forms©, aplicado nos dias 13 e 14 de agosto de 2021. Foram recebidas 207 respostas
e os resultados demonstram que a participação nos programas de bolsas faz com que os
estudantes percebam principalmente a importância dos mesmos para a formação inicial; que o
PIBID e o PRP contribuem para a formação docente na prática; e que estes programas têm
papel indutor, quer seja na reafirmação ou desistência da docência. Ao final, consideram-se
que os objetivos da pesquisa foram alcançados, confirmando a hipótese apresentada. Além
disso, espera-se que este e outros trabalhos reforcem a importância da manutenção e do
aumento dos investimentos nestes tipos de programas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da relação duradoura entre universidade e escola por meio dos programas PIBID e PRP para a formação inicial de professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-22 |
|
dc.description.abstract |
Teacher training is one of the fundamental conditions for improving the quality of education
and, consequently, for the development of a nation. This process starts from the relationship
between the theory worked during the initial training and the practice also experienced in
formal teaching-learning environments. A lasting relationship between university and school,
through the PIBID and PRP programs, has significantly contributed to the training of teachers
regarding the first challenges faced by the future professional, still in the undergraduate
course. In order to analyze the contributions of this relationship between the institutions that
form and receive the future teacher in training, a descriptive research was carried out, whose
instrument used for data collection consisted of a questionnaire with open and closed
questions, prepared on the platform of the Google Forms©, applied on August 13 and 14,
2021. 207 responses were received and the results show that participation in scholarship
programs makes students mainly understand their importance for initial training; that PIBID
and PRP contribute to teacher training in practice; and that these programs have an inducing
role, whether in reaffirming or giving up teaching. In the end, it is considered that the research
objectives were achieved, confirming the hypothesis presented. Furthermore, this and other
works are expected to reinforce the importance of maintaining and increasing investments in
these types of programs. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24376 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T14:35:37Z |
|
dc.date.available |
2022-04-08 |
|
dc.date.available |
2022-04-08T14:35:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - universidade - programa |
pt_BR |
dc.subject |
PRP - universidade - programa |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade - escola - relação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - university - program |
pt_BR |
dc.subject |
PRP - university - program |
pt_BR |
dc.subject |
University - school - relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training PIBID - university - program PRP - university - program university - school - relationship teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - universidad - programa |
pt_BR |
dc.subject |
PRP - universidad - programa |
pt_BR |
dc.subject |
Universidad - escuela - relación |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA JÚNIOR, Inácio Ferreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of the lasting relationship between university and school through the PIBID and PRP programs for initial teacher training. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aportes de la relación duradera entre universidad y escuela a través de los programas PIBID y PRP para la formación inicial docente. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA JÚNIOR, Inácio Ferreira da. Contribuições da relação duradoura entre universidade e escola por meio dos programas PIBID e PRP para a formação inicial de professores. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La formación docente es una de las condiciones fundamentales para mejorar la calidad de la
educación y en consecuencia para el desarrollo de una nación. este proceso es
iniciado a partir de la relación entre la teoría trabajada durante la formación inicial y la práctica
también con experiencia en entornos formales de enseñanza-aprendizaje. una relación duradera
entre universidad y escuela, a través de los programas PIBID y PRP, ha contribuido
significativamente para la formación de los docentes frente a los primeros desafíos vividos
para el futuro profesional, aún en el curso de graduación. Para analizar las contribuciones
de esta relación entre las instituciones que forman y reciben al futuro docente en formación,
se realizó una investigación descriptiva, cuyo instrumento utilizado para la recolección de datos
consistió en un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, elaborado en la plataforma del
Google Forms©, aplicado el 13 y 14 de agosto de 2021. Se recibieron 207 respuestas
y los resultados demuestran que la participación en los programas de becas hace que la
los estudiantes perciben principalmente su importancia para la formación inicial; que lo
PIBID y PRP contribuyen a la formación docente en la práctica; y que estos programas tienen
papel inductor, ya sea en la reafirmación o en el retiro de la docencia. Al final, se consideran
que se lograron los objetivos de la investigación, confirmando la hipótesis planteada. Más allá de
Además, se espera que esta y otras obras refuercen la importancia del mantenimiento y
mayores inversiones en este tipo de programas. |
pt_BR |