DSpace/Manakin Repository

Contribuições da relação duradoura entre universidade e escola por meio dos programas PIBID e PRP para a formação inicial de professores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA JÚNIOR, I. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8995865309204680 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS, MICHELLE GOMES pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee2 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee2ID CHAVES, Márcio Frazão pt_BR
dc.contributor.referee2ID CHAVES, MARCIO FRAZÃO pt_BR
dc.contributor.referee2ID FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.description.resumo A formação de professores é uma das condições fundamentais para a melhoria na qualidade da educação e consequentemente para o desenvolvimento de uma nação. Este processo é iniciado a partir da relação entre a teoria trabalhada durante a formação inicial e a prática vivenciada também em ambientes formais de ensino-aprendizagem. Uma relação duradoura entre universidade e escola, por meio dos programas PIBID e PRP, tem contribuído significativamente para a formação de professores quanto aos primeiros desafios vivenciados pelo futuro profissional, ainda no curso de graduação. A fim de analisar as contribuições dessa relação entre as instituições que formam e recebem o futuro professor em formação, realizou-se uma pesquisa descritiva, cujo instrumento utilizado para a coleta dos dados consistiu em um questionário com perguntas abertas e fechadas, elaborado na plataforma do Google Forms©, aplicado nos dias 13 e 14 de agosto de 2021. Foram recebidas 207 respostas e os resultados demonstram que a participação nos programas de bolsas faz com que os estudantes percebam principalmente a importância dos mesmos para a formação inicial; que o PIBID e o PRP contribuem para a formação docente na prática; e que estes programas têm papel indutor, quer seja na reafirmação ou desistência da docência. Ao final, consideram-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados, confirmando a hipótese apresentada. Além disso, espera-se que este e outros trabalhos reforcem a importância da manutenção e do aumento dos investimentos nestes tipos de programas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Contribuições da relação duradoura entre universidade e escola por meio dos programas PIBID e PRP para a formação inicial de professores. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-22
dc.description.abstract Teacher training is one of the fundamental conditions for improving the quality of education and, consequently, for the development of a nation. This process starts from the relationship between the theory worked during the initial training and the practice also experienced in formal teaching-learning environments. A lasting relationship between university and school, through the PIBID and PRP programs, has significantly contributed to the training of teachers regarding the first challenges faced by the future professional, still in the undergraduate course. In order to analyze the contributions of this relationship between the institutions that form and receive the future teacher in training, a descriptive research was carried out, whose instrument used for data collection consisted of a questionnaire with open and closed questions, prepared on the platform of the Google Forms©, applied on August 13 and 14, 2021. 207 responses were received and the results show that participation in scholarship programs makes students mainly understand their importance for initial training; that PIBID and PRP contribute to teacher training in practice; and that these programs have an inducing role, whether in reaffirming or giving up teaching. In the end, it is considered that the research objectives were achieved, confirming the hypothesis presented. Furthermore, this and other works are expected to reinforce the importance of maintaining and increasing investments in these types of programs. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24376
dc.date.accessioned 2022-04-08T14:35:37Z
dc.date.available 2022-04-08
dc.date.available 2022-04-08T14:35:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject PIBID - universidade - programa pt_BR
dc.subject PRP - universidade - programa pt_BR
dc.subject Universidade - escola - relação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject PIBID - university - program pt_BR
dc.subject PRP - university - program pt_BR
dc.subject University - school - relationship pt_BR
dc.subject Teacher training PIBID - university - program PRP - university - program university - school - relationship teacher training pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject PIBID - universidad - programa pt_BR
dc.subject PRP - universidad - programa pt_BR
dc.subject Universidad - escuela - relación pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA JÚNIOR, Inácio Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the lasting relationship between university and school through the PIBID and PRP programs for initial teacher training. pt_BR
dc.title.alternative Aportes de la relación duradera entre universidad y escuela a través de los programas PIBID y PRP para la formación inicial docente. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA JÚNIOR, Inácio Ferreira da. Contribuições da relação duradoura entre universidade e escola por meio dos programas PIBID e PRP para a formação inicial de professores. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen La formación docente es una de las condiciones fundamentales para mejorar la calidad de la educación y en consecuencia para el desarrollo de una nación. este proceso es iniciado a partir de la relación entre la teoría trabajada durante la formación inicial y la práctica también con experiencia en entornos formales de enseñanza-aprendizaje. una relación duradera entre universidad y escuela, a través de los programas PIBID y PRP, ha contribuido significativamente para la formación de los docentes frente a los primeros desafíos vividos para el futuro profesional, aún en el curso de graduación. Para analizar las contribuciones de esta relación entre las instituciones que forman y reciben al futuro docente en formación, se realizó una investigación descriptiva, cuyo instrumento utilizado para la recolección de datos consistió en un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, elaborado en la plataforma del Google Forms©, aplicado el 13 y 14 de agosto de 2021. Se recibieron 207 respuestas y los resultados demuestran que la participación en los programas de becas hace que la los estudiantes perciben principalmente su importancia para la formación inicial; que lo PIBID y PRP contribuyen a la formación docente en la práctica; y que estos programas tienen papel inductor, ya sea en la reafirmación o en el retiro de la docencia. Al final, se consideran que se lograron los objetivos de la investigación, confirmando la hipótesis planteada. Más allá de Además, se espera que esta y otras obras refuercen la importancia del mantenimiento y mayores inversiones en este tipo de programas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta