dc.creator.ID |
CARDOSO, E. M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7531682513948860 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, Glageane da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Souza, Glageane Da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pandemia do COVID-19, ficará marcada na vida de todos, ela causou grandes impactos
na sociedade, sobretudo no quesito educacional, onde o Brasil foi um dos países mais
afetados. Com o aumento da COVID-19, se fez necessário o isolamento social para o
enfrentamento deste vírus. Diante disso, para dar continuidade a educação brasileira, o
Conselho Nacional da Educação (CNE), sugeriu aos estados e municípios que fosse
realizado um novo plano de ensino, com o intuito de minimizar a reposição presencial de
dias letivos, assim buscando novos métodos para execução das atividades escolares.
Desse modo, foi então autorizado pelo CNE que os sistemas de ensino computassem
atividades não presenciais para o cumprimento da carga horária anual, o órgão destacou
que as atividades fossem desenvolvidas por meios digitais, usando assim a educação a
distância. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade investigar os discursos sobre
educação diante do contexto de pandemia da COVID-19 no âmbito do Ministério de
Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para a construção deste
estudo, foi feito um levantamento de dados na base da Scielo, para analisarmos como e
com qual frequência o assunto vem sendo abordado pelos pesquisadores. Como resultado
deste estudo, observamos que a educação precisa se reinventar, experimentando novas
metodologias de ensino e práticas que envolvam as tecnologias digitais, buscando assim
a criatividade de professores e alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-28 |
|
dc.description.abstract |
The COVID-19 pandemic will be marked in everyone's lives, it caused great impacts
in society, especially in terms of education, where Brazil was one of the most
affected. With the increase of COVID-19, social isolation was necessary for the
fighting this virus. Therefore, in order to continue Brazilian education, the
National Education Council (CNE), suggested to states and municipalities that
a new teaching plan was carried out, in order to minimize the face-to-face replacement of
school days, thus seeking new methods for carrying out school activities.
Thus, it was then authorized by the CNE that the education systems computed
non-face-to-face activities to fulfill the annual workload, the agency highlighted
activities were developed by digital means, thus using education to
distance. In this sense, this work aims to investigate the discourses about
education in the context of the COVID-19 pandemic within the scope of the Ministry of
Education (MEC) and the National Education Council (CNE). For the construction of this
study, a data collection was carried out on the Scielo database, to analyze how and
how often the subject has been addressed by researchers. As a result
of this study, we observed that education needs to reinvent itself, experimenting with new
teaching methodologies and practices that involve digital technologies, thus seeking to
the creativity of teachers and students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24379 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T17:24:27Z |
|
dc.date.available |
2021-04-08 |
|
dc.date.available |
2022-04-08T17:24:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Coronavírus |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação brasileira - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian education - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian education - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Educación brasileña - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación brasileña - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologías educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologías de enseñanza |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education from the discourses that circulate in the context of a pandemic by the MEC and CNE. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La educación desde los discursos que circulan en el contexto de una pandemia por el MEC y el CNE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira. A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia
pelo MEC e CNE. 2022. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La pandemia del COVID-19 quedará marcada en la vida de todos, causó grandes impactos
en la sociedad, especialmente en términos de educación, donde Brasil fue uno de los más
afectado. Con el incremento del COVID-19 se hizo necesario el aislamiento social para la
luchando contra este virus. Por lo tanto, para continuar la educación brasileña, la
Consejo Nacional de Educación (CNE), sugirió a los estados y municipios que
se llevó a cabo un nuevo plan docente, con el fin de minimizar la reposición presencial de
jornadas escolares, buscando así nuevos métodos para la realización de las actividades escolares.
Así, entonces fue autorizado por el CNE que los sistemas educativos computaran
actividades no presenciales para cumplir con la carga de trabajo anual, destacó la agencia
actividades se desarrollaron por medios digitales, utilizando así la educación para
distancia. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo investigar los discursos sobre
educación en el contexto de la pandemia del COVID-19 en el ámbito del Ministerio de
Educación (MEC) y el Consejo Nacional de Educación (CNE). Para la construcción de este
estudio, se realizó una recolección de datos en la base de datos Scielo, para analizar cómo y
con qué frecuencia el tema ha sido abordado por los investigadores. A consecuencia
de este estudio, observamos que la educación necesita reinventarse, experimentando con nuevos
metodologías y prácticas de enseñanza que involucran tecnologías digitales, buscando así
la creatividad de profesores y alumnos. |
pt_BR |