DSpace/Manakin Repository

A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARDOSO, E. M. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7531682513948860 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Kiara Tatianny Santos da Costa pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane Da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.description.resumo A pandemia do COVID-19, ficará marcada na vida de todos, ela causou grandes impactos na sociedade, sobretudo no quesito educacional, onde o Brasil foi um dos países mais afetados. Com o aumento da COVID-19, se fez necessário o isolamento social para o enfrentamento deste vírus. Diante disso, para dar continuidade a educação brasileira, o Conselho Nacional da Educação (CNE), sugeriu aos estados e municípios que fosse realizado um novo plano de ensino, com o intuito de minimizar a reposição presencial de dias letivos, assim buscando novos métodos para execução das atividades escolares. Desse modo, foi então autorizado pelo CNE que os sistemas de ensino computassem atividades não presenciais para o cumprimento da carga horária anual, o órgão destacou que as atividades fossem desenvolvidas por meios digitais, usando assim a educação a distância. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade investigar os discursos sobre educação diante do contexto de pandemia da COVID-19 no âmbito do Ministério de Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para a construção deste estudo, foi feito um levantamento de dados na base da Scielo, para analisarmos como e com qual frequência o assunto vem sendo abordado pelos pesquisadores. Como resultado deste estudo, observamos que a educação precisa se reinventar, experimentando novas metodologias de ensino e práticas que envolvam as tecnologias digitais, buscando assim a criatividade de professores e alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-28
dc.description.abstract The COVID-19 pandemic will be marked in everyone's lives, it caused great impacts in society, especially in terms of education, where Brazil was one of the most affected. With the increase of COVID-19, social isolation was necessary for the fighting this virus. Therefore, in order to continue Brazilian education, the National Education Council (CNE), suggested to states and municipalities that a new teaching plan was carried out, in order to minimize the face-to-face replacement of school days, thus seeking new methods for carrying out school activities. Thus, it was then authorized by the CNE that the education systems computed non-face-to-face activities to fulfill the annual workload, the agency highlighted activities were developed by digital means, thus using education to distance. In this sense, this work aims to investigate the discourses about education in the context of the COVID-19 pandemic within the scope of the Ministry of Education (MEC) and the National Education Council (CNE). For the construction of this study, a data collection was carried out on the Scielo database, to analyze how and how often the subject has been addressed by researchers. As a result of this study, we observed that education needs to reinvent itself, experimenting with new teaching methodologies and practices that involve digital technologies, thus seeking to the creativity of teachers and students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24379
dc.date.accessioned 2022-04-08T17:24:27Z
dc.date.available 2021-04-08
dc.date.available 2022-04-08T17:24:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Coronavírus pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.subject Educação - pandemia pt_BR
dc.subject Educação brasileira - pandemia pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Brazilian education - pandemic pt_BR
dc.subject Brazilian education - pandemic pt_BR
dc.subject Educational technologies pt_BR
dc.subject Teaching methodologies pt_BR
dc.subject Educación brasileña - pandemia pt_BR
dc.subject Educación brasileña - pandemia pt_BR
dc.subject Tecnologías educativas pt_BR
dc.subject Metodologías de enseñanza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education from the discourses that circulate in the context of a pandemic by the MEC and CNE. pt_BR
dc.title.alternative La educación desde los discursos que circulan en el contexto de una pandemia por el MEC y el CNE. pt_BR
dc.identifier.citation CARDOSO, Emilly Micaely de Oliveira. A educação a partir dos discursos que circulam no contexto de pandemia pelo MEC e CNE. 2022. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen La pandemia del COVID-19 quedará marcada en la vida de todos, causó grandes impactos en la sociedad, especialmente en términos de educación, donde Brasil fue uno de los más afectado. Con el incremento del COVID-19 se hizo necesario el aislamiento social para la luchando contra este virus. Por lo tanto, para continuar la educación brasileña, la Consejo Nacional de Educación (CNE), sugirió a los estados y municipios que se llevó a cabo un nuevo plan docente, con el fin de minimizar la reposición presencial de jornadas escolares, buscando así nuevos métodos para la realización de las actividades escolares. Así, entonces fue autorizado por el CNE que los sistemas educativos computaran actividades no presenciales para cumplir con la carga de trabajo anual, destacó la agencia actividades se desarrollaron por medios digitales, utilizando así la educación para distancia. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo investigar los discursos sobre educación en el contexto de la pandemia del COVID-19 en el ámbito del Ministerio de Educación (MEC) y el Consejo Nacional de Educación (CNE). Para la construcción de este estudio, se realizó una recolección de datos en la base de datos Scielo, para analizar cómo y con qué frecuencia el tema ha sido abordado por los investigadores. A consecuencia de este estudio, observamos que la educación necesita reinventarse, experimentando con nuevos metodologías y prácticas de enseñanza que involucran tecnologías digitales, buscando así la creatividad de profesores y alumnos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta