DSpace/Manakin Repository

Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, P. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, A. B. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.brito
dc.description.resumo Este trabalho tem como tema de pesquisa os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de covid-19. O objetivo principal é compreender os desafios enfrentados pelos gestores/diretores da Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, no Município de Sumé frente à pandemia do vírus da COVID-19. A metodologia do texto se insere na abordagem qualitativa, cuja coleta foi realizada por meio de questionário aplicado com a equipe administrativa da rede de ensino infantil. A partir da suspensão das aulas presencias em virtude do fator pandêmico tiveram como desafios inicias a reorganização das atividades administrativas e pedagógicas. Na perspectiva do ensino remoto foi necessário o uso de meios tecnológicos, capacitação dos professores, a adequação para esse novo meio tecnológico necessário para o funcionamento das atividades desenvolvidas. Foi necessário também a elaboração de materiais didáticos para serem entregues de forma física. Neste sentido, foi necessário um replanejamento pedagógico para alcançar a necessidade daqueles que se encontravam em situações sem acesso à internet e equipamentos tecnológicos. Evidencia-se os impactos na aprendizagem dos alunos, na perspectiva que muitos não têm acesso aos meios tecnológicos, problemas de devolutivas e acompanhamento das atividades propostas. Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias enquanto equipe gestora em parceira com a secretaria de educação do município buscaram mobilizar seus saberes e desenvolver a capacidade de aprender a aprender para a adaptação desse novo ambiente de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-24
dc.description.abstract This paper has as its research theme the administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools facing the covid-19 pandemic. The main objective is to understand the challenges faced by managers/directors of the Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, in the Municipality of Sumé facing the pandemic of the COVID-19 virus. The methodology of the text is part of the qualitative approach, whose collection was carried out through a questionnaire applied to the administrative staff of the early childhood education network, specifically in the Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael. The initial challenges faced by the daycare center were the suspension of classes due to the pandemic. In the perspective of remote teaching it was necessary to use technological means, to train the teachers, and to adapt to this new technological means necessary for the functioning of the activities developed. It was also necessary to prepare didactic materials to be delivered in physical form. In this sense, it was necessary a pedagogical redesign to meet the needs of those who were in situations without access to the internet and technological equipment. It is evident the impacts on student learning, in the perspective that many do not have access to technological means, problems of feedback and follow-up of the proposed activities. However, the alternatives found in their strategies as a management team in partnership with the secretary of education of the municipality sought to mobilize their knowledge and develop the ability to learn to learn for the adaptation of this new learning environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394
dc.date.accessioned 2022-04-11T11:32:57Z
dc.date.available 2022-04-11
dc.date.available 2022-04-11T11:32:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar e pandemia pt_BR
dc.subject Escolas públicas - gestão pt_BR
dc.subject Gestão da educação pt_BR
dc.subject Educação básica e pandemia pt_BR
dc.subject Lei de Diretrizes e Bases da Educação pt_BR
dc.subject Administração escolar pt_BR
dc.subject Pandemia de COVID-19 e gestão da educação pt_BR
dc.subject School management and pandemic pt_BR
dc.subject Public schools - management pt_BR
dc.subject Education management pt_BR
dc.subject Basic education and pandemic pt_BR
dc.subject Education Guidelines and Bases Law pt_BR
dc.subject School administration pt_BR
dc.subject COVID-19 Pandemic and education management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Priscila da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools in the face of the COVID-19 pandemic. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Priscila d Silva. Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. 2022. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta