dc.creator.ID |
BRITO, P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, A. B. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.brito |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como tema de pesquisa os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos
gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de covid-19. O objetivo principal é
compreender os desafios enfrentados pelos gestores/diretores da Creche Anita Garibaldi Mendonça
Raphael, no Município de Sumé frente à pandemia do vírus da COVID-19. A metodologia do texto se
insere na abordagem qualitativa, cuja coleta foi realizada por meio de questionário aplicado com a
equipe administrativa da rede de ensino infantil. A partir da suspensão das aulas presencias em virtude
do fator pandêmico tiveram como desafios inicias a reorganização das atividades administrativas e
pedagógicas. Na perspectiva do ensino remoto foi necessário o uso de meios tecnológicos, capacitação
dos professores, a adequação para esse novo meio tecnológico necessário para o funcionamento das
atividades desenvolvidas. Foi necessário também a elaboração de materiais didáticos para serem
entregues de forma física. Neste sentido, foi necessário um replanejamento pedagógico para alcançar a
necessidade daqueles que se encontravam em situações sem acesso à internet e equipamentos
tecnológicos. Evidencia-se os impactos na aprendizagem dos alunos, na perspectiva que muitos não têm
acesso aos meios tecnológicos, problemas de devolutivas e acompanhamento das atividades propostas.
Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias enquanto equipe gestora em parceira com a
secretaria de educação do município buscaram mobilizar seus saberes e desenvolver a capacidade de
aprender a aprender para a adaptação desse novo ambiente de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-24 |
|
dc.description.abstract |
This paper has as its research theme the administrative and pedagogical challenges faced by school
managers of public schools facing the covid-19 pandemic. The main objective is to understand the
challenges faced by managers/directors of the Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, in the
Municipality of Sumé facing the pandemic of the COVID-19 virus. The methodology of the text is part
of the qualitative approach, whose collection was carried out through a questionnaire applied to the
administrative staff of the early childhood education network, specifically in the Creche Anita Garibaldi
Mendonça Raphael. The initial challenges faced by the daycare center were the suspension of classes
due to the pandemic. In the perspective of remote teaching it was necessary to use technological means,
to train the teachers, and to adapt to this new technological means necessary for the functioning of the
activities developed. It was also necessary to prepare didactic materials to be delivered in physical form.
In this sense, it was necessary a pedagogical redesign to meet the needs of those who were in situations
without access to the internet and technological equipment. It is evident the impacts on student learning,
in the perspective that many do not have access to technological means, problems of feedback and
follow-up of the proposed activities. However, the alternatives found in their strategies as a management
team in partnership with the secretary of education of the municipality sought to mobilize their
knowledge and develop the ability to learn to learn for the adaptation of this new learning environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-11T11:32:57Z |
|
dc.date.available |
2022-04-11 |
|
dc.date.available |
2022-04-11T11:32:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar e pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas - gestão |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica e pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Diretrizes e Bases da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Administração escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de COVID-19 e gestão da educação |
pt_BR |
dc.subject |
School management and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Public schools - management |
pt_BR |
dc.subject |
Education management |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Education Guidelines and Bases Law |
pt_BR |
dc.subject |
School administration |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 Pandemic and education management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Priscila da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools in the face of the COVID-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Priscila d Silva. Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. 2022. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394 |
pt_BR |