dc.creator.ID |
NUNES, P. J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Sônia Correia Assis da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NÓBREGA, S. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2527125964666508 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Rosangela Maria Nunes da. |
|
dc.contributor.referee2 |
MARINHO, Melania Loureiro. |
|
dc.description.resumo |
Estudos publicados a partir da década de 60 evidenciam o potencial terapêutico da
participação de animais de estimação em situações clinicas. Desde então, as pesquisas e as
práticas das denominadas Terapia Assistida por Animais (TAA) e Atividade Assistida por
Animais (AAA) estão em amplo crescimento. O uso de animais na recuperação de diversas
categorias de reabilitação de crianças/adolescentes com necessidades educacionais
especiais, recuperação da saúde mental, vem sendo realizadas e obtendo bons resultados.
Este estudo objetivou estimular a relação homem x animal, num contexto educacional,
visando a melhoria de vida das crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção
Psicossocial infantil (CAPSi) de Patos-PB, através da motivação, educação, recreação e/ou
benefícios terapêuticos utilizado o animal como parte do trabalho e do tratamento. Trata-se
de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com seis
crianças de ambos os sexos, com patologias diferentes e faixa etária entre 4 e 14 anos,
selecionadas aleatoriamente. Realizaram-se duas visitas semanais, onde eram
desenvolvidas atividades recreativas e educacionais juntamente com os profissionais.
Utilizou-se 1 coelho e 3 hamsters, submetidos à avaliação clinica. Foram identificados
alguns benefícios dessa experiência para as crianças “obtendo prazer no contato com o
animal”, “passando a interagir mais facilmente com a equipe e com as outras crianças”.
Procurou-se ainda promover maior interação do curso de Medicina Veterinária com outras
áreas de educação e saúde. Concluiu-se que a Terapia Assistida por Animais contribui na
melhoria da qualidade de vida das crianças do CAPSi. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina Veterinária |
pt_BR |
dc.title |
Terapia assistida por animais com crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Patos - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-04 |
|
dc.description.abstract |
Studies that have been published since the 1960s suggest the therapeutical potential of the
use of pets in clinical situations. The research on and the practice of the called Animal
Assisted Therapy (AAT) and Animal Assisted Activity (AAA) have become more and
more popular ever since. Using animals in the recovering of many categories of
rehabilitation of children/teenagers with special educational necessities, recovery mental
health, have been done with good results. The goal here was stimulate the relationship
between man x animal, in the an educational context, trying to develop the life of children
with special necessities of Psychological and Social Care Center infantile (CAPSi) of
Patos-PB, by the motivation, education, entertenment and/on therapeutic benefits using the
animal as part of the treatment. Descriptive and exploratory research with qualitative,
approach with six childrens, both gender, from four tor fourteen years old, with different
pathology, were randomly selected. Two weekly visits were done whitch, entertenment and
educational actives were developed with the professional help. In this study one rabbits and
three hamsters were submitted to clinical evaluation. Were identified some of the benefits
of this experience to children “pleasant contact with the animals”; “easier interaction with
staff and with other children”. They also tried to encourage the exclusion of the Veterinary
Medicine course with others educational areas and health. After all, it was assumed that the
therapy using animals provided a better quality of life to the CAPSi childrens. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24449 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-12T13:34:26Z |
|
dc.date.available |
2022-04-12 |
|
dc.date.available |
2022-04-12T13:34:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Terapia assistida por animais |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças com necessidades especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Atenção Psicossocial Infantil - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
CAPSi - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Relação homem animal |
pt_BR |
dc.subject |
Animal assisted therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Children with special needs |
pt_BR |
dc.subject |
Child Psychosocial Care Center - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Man-animal relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Pamella Jomman dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Animal Assisted Therapy of Childrens of special necessities with Psychological and Social Care Center the Patos- PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Pamella Jomman dos Santos. Terapia assistida por animais com crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Patos - PB. 2009. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24449 |
pt_BR |