Dépôt DSpace/Manakin

Terapia assistida por animais com crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Patos - PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID NUNES, P. J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Sônia Correia Assis da.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA, S. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2527125964666508 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Rosangela Maria Nunes da.
dc.contributor.referee2 MARINHO, Melania Loureiro.
dc.description.resumo Estudos publicados a partir da década de 60 evidenciam o potencial terapêutico da participação de animais de estimação em situações clinicas. Desde então, as pesquisas e as práticas das denominadas Terapia Assistida por Animais (TAA) e Atividade Assistida por Animais (AAA) estão em amplo crescimento. O uso de animais na recuperação de diversas categorias de reabilitação de crianças/adolescentes com necessidades educacionais especiais, recuperação da saúde mental, vem sendo realizadas e obtendo bons resultados. Este estudo objetivou estimular a relação homem x animal, num contexto educacional, visando a melhoria de vida das crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPSi) de Patos-PB, através da motivação, educação, recreação e/ou benefícios terapêuticos utilizado o animal como parte do trabalho e do tratamento. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com seis crianças de ambos os sexos, com patologias diferentes e faixa etária entre 4 e 14 anos, selecionadas aleatoriamente. Realizaram-se duas visitas semanais, onde eram desenvolvidas atividades recreativas e educacionais juntamente com os profissionais. Utilizou-se 1 coelho e 3 hamsters, submetidos à avaliação clinica. Foram identificados alguns benefícios dessa experiência para as crianças “obtendo prazer no contato com o animal”, “passando a interagir mais facilmente com a equipe e com as outras crianças”. Procurou-se ainda promover maior interação do curso de Medicina Veterinária com outras áreas de educação e saúde. Concluiu-se que a Terapia Assistida por Animais contribui na melhoria da qualidade de vida das crianças do CAPSi. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Medicina Veterinária pt_BR
dc.title Terapia assistida por animais com crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Patos - PB. pt_BR
dc.date.issued 2009-04
dc.description.abstract Studies that have been published since the 1960s suggest the therapeutical potential of the use of pets in clinical situations. The research on and the practice of the called Animal Assisted Therapy (AAT) and Animal Assisted Activity (AAA) have become more and more popular ever since. Using animals in the recovering of many categories of rehabilitation of children/teenagers with special educational necessities, recovery mental health, have been done with good results. The goal here was stimulate the relationship between man x animal, in the an educational context, trying to develop the life of children with special necessities of Psychological and Social Care Center infantile (CAPSi) of Patos-PB, by the motivation, education, entertenment and/on therapeutic benefits using the animal as part of the treatment. Descriptive and exploratory research with qualitative, approach with six childrens, both gender, from four tor fourteen years old, with different pathology, were randomly selected. Two weekly visits were done whitch, entertenment and educational actives were developed with the professional help. In this study one rabbits and three hamsters were submitted to clinical evaluation. Were identified some of the benefits of this experience to children “pleasant contact with the animals”; “easier interaction with staff and with other children”. They also tried to encourage the exclusion of the Veterinary Medicine course with others educational areas and health. After all, it was assumed that the therapy using animals provided a better quality of life to the CAPSi childrens. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24449
dc.date.accessioned 2022-04-12T13:34:26Z
dc.date.available 2022-04-12
dc.date.available 2022-04-12T13:34:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Terapia assistida por animais pt_BR
dc.subject Crianças com necessidades especiais pt_BR
dc.subject Centro de Atenção Psicossocial Infantil - Patos - PB pt_BR
dc.subject CAPSi - Patos - PB pt_BR
dc.subject Relação homem animal pt_BR
dc.subject Animal assisted therapy pt_BR
dc.subject Children with special needs pt_BR
dc.subject Child Psychosocial Care Center - Patos - PB pt_BR
dc.subject Man-animal relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Pamella Jomman dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Animal Assisted Therapy of Childrens of special necessities with Psychological and Social Care Center the Patos- PB. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Pamella Jomman dos Santos. Terapia assistida por animais com crianças com necessidades especiais do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Patos - PB. 2009. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24449 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte