dc.creator.ID |
SANTOS, A. R. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3475511553586701 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CHAVES, Márcio Frazão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RIBEIRO, Lilian Arruda. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RIBEIRO, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2890917994663670 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Eline Nayara Dantas da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, E. N. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9523983540434681 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda a importância do Programa Residência pedagógica
(PRP) na formação docente, trazendo uma reflexão sobre sua relação com
outros programas de formação inicial e com os estágios supervisionados. O
principal objetivo é descrever o papel do Programa Residência Pedagógica na
formação de futuros professores do curso de licenciatura em Ciências
biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com foco no
Centro de Educação e Saúde (CES) Campus Cuité. A metodologia aplicada na
forma de questionário com 13 perguntas analisadas pelo método de Bardin
(2002), que discute sobre a notoriedade do programa como um todo e faz
referência a experiência vivida, carga horária, pontos positivos e negativos
entre outras. Os resultados mostram que o PRP oferta um tempo maior de
vivência no ambiente escolar e fornece aos participantes maior autonomia em
sala de aula, onde os mesmos podem aprender a teoria na prática, aplicando e
testando diferentes metodologias e observando as dificuldades do processo de
ensino e aprendizagem das aulas de biologia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Tópicos Específicos de Educação |
pt_BR |
dc.title |
A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-25 |
|
dc.description.abstract |
The present work addresses the importance of the Pedagogical Residency
Program (PRP) in teacher training, bringing a reflection on its relationship with
other initial training programs and with supervised internships. The main
objective is to describe role of the program Residence Pedagogical in the
training of future teachers of the degree course in Biological Sciences at the
Federal University of Campina Grande (UFCG), with a focus on the Center for
Education and Health (CES) Campus Cuite. The methodology applied in the
form of a questionnaire with 13 questions analyzed by the method of Bardin
(2002), which discusses the notoriety of the program as a whole and makes
reference to the lived experience, workload, positive and negative points,
among others. The results show that the PRP offers a longer experience in the
school environment and provides participants with greater autonomy in the
classroom, where they can learn theory in practice, applying and testing
different methodologies and observing the difficulties of the teaching and
learning process. learning from biology classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24492 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-13T14:19:52Z |
|
dc.date.available |
2022-04-13 |
|
dc.date.available |
2022-04-13T14:19:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências biológicas - discentes - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação e Saúde - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Carga horária |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria e prática |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Biological sciences - students - training |
pt_BR |
dc.subject |
Workload |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency |
pt_BR |
dc.subject |
Education and Health Center - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Theory and practice |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Ciencias biológicas - estudiantes - formación |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educación y Salud - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teoría y práctica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Arthur Rafael Barros dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical residency in teacher training of undergraduate students in Biological Sciences at the Center for Education and Health at the University Federal of Campina Grande. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Residencia pedagógica en la formación docente de estudiantes de pregrado en Ciencias Biológicas en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Arthur Rafael Barros dos. A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura
em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade
Federal de Campina Grande. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo aborda la importancia del Programa de Residencia Pedagógica
(PRP) en la formación docente, trayendo una reflexión sobre su relación con
otros programas de formación inicial y con prácticas tuteladas. LA
El objetivo principal es describir el papel del Programa de Residencia Pedagógica en
formación de futuros docentes de la licenciatura en Ciencias
investigación biológica en la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con foco en
Centro de Educación y Salud (CES) Campus Cuité. La metodología aplicada en el
formulario de cuestionario con 13 preguntas analizadas por el método Bardin
(2002), que discute la notoriedad del programa en su conjunto y hace
referencia a la experiencia vivida, carga de trabajo, puntos positivos y negativos
entre otras. Los resultados muestran que el PRP ofrece un mayor tiempo para
experiencia en el entorno escolar y proporciona a los participantes una mayor autonomía en
aula, donde pueden aprender la teoría en la práctica, aplicando y
probando diferentes metodologías y observando las dificultades de la
enseñanza y aprendizaje de las clases de biología. |
pt_BR |