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A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande.

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dc.creator.ID SANTOS, A. R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3475511553586701 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, Márcio Frazão. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, Lilian Arruda.
dc.contributor.referee1ID RIBEIRO, L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2890917994663670 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Eline Nayara Dantas da.
dc.contributor.referee2ID COSTA, E. N. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9523983540434681 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a importância do Programa Residência pedagógica (PRP) na formação docente, trazendo uma reflexão sobre sua relação com outros programas de formação inicial e com os estágios supervisionados. O principal objetivo é descrever o papel do Programa Residência Pedagógica na formação de futuros professores do curso de licenciatura em Ciências biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com foco no Centro de Educação e Saúde (CES) Campus Cuité. A metodologia aplicada na forma de questionário com 13 perguntas analisadas pelo método de Bardin (2002), que discute sobre a notoriedade do programa como um todo e faz referência a experiência vivida, carga horária, pontos positivos e negativos entre outras. Os resultados mostram que o PRP oferta um tempo maior de vivência no ambiente escolar e fornece aos participantes maior autonomia em sala de aula, onde os mesmos podem aprender a teoria na prática, aplicando e testando diferentes metodologias e observando as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem das aulas de biologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Tópicos Específicos de Educação pt_BR
dc.title A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-25
dc.description.abstract The present work addresses the importance of the Pedagogical Residency Program (PRP) in teacher training, bringing a reflection on its relationship with other initial training programs and with supervised internships. The main objective is to describe role of the program Residence Pedagogical in the training of future teachers of the degree course in Biological Sciences at the Federal University of Campina Grande (UFCG), with a focus on the Center for Education and Health (CES) Campus Cuite. The methodology applied in the form of a questionnaire with 13 questions analyzed by the method of Bardin (2002), which discusses the notoriety of the program as a whole and makes reference to the lived experience, workload, positive and negative points, among others. The results show that the PRP offers a longer experience in the school environment and provides participants with greater autonomy in the classroom, where they can learn theory in practice, applying and testing different methodologies and observing the difficulties of the teaching and learning process. learning from biology classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24492
dc.date.accessioned 2022-04-13T14:19:52Z
dc.date.available 2022-04-13
dc.date.available 2022-04-13T14:19:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Ciências biológicas - discentes - formação pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde - Cuité - PB pt_BR
dc.subject Carga horária pt_BR
dc.subject Teoria e prática pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Biological sciences - students - training pt_BR
dc.subject Workload pt_BR
dc.subject Pedagogical residency pt_BR
dc.subject Education and Health Center - Cuité - PB pt_BR
dc.subject Theory and practice pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Ciencias biológicas - estudiantes - formación pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud - Cuité - PB pt_BR
dc.subject Teoría y práctica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Arthur Rafael Barros dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical residency in teacher training of undergraduate students in Biological Sciences at the Center for Education and Health at the University Federal of Campina Grande. pt_BR
dc.title.alternative Residencia pedagógica en la formación docente de estudiantes de pregrado en Ciencias Biológicas en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Arthur Rafael Barros dos. A residência pedagógica na formação docente de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo aborda la importancia del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) en la formación docente, trayendo una reflexión sobre su relación con otros programas de formación inicial y con prácticas tuteladas. LA El objetivo principal es describir el papel del Programa de Residencia Pedagógica en formación de futuros docentes de la licenciatura en Ciencias investigación biológica en la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con foco en Centro de Educación y Salud (CES) Campus Cuité. La metodología aplicada en el formulario de cuestionario con 13 preguntas analizadas por el método Bardin (2002), que discute la notoriedad del programa en su conjunto y hace referencia a la experiencia vivida, carga de trabajo, puntos positivos y negativos entre otras. Los resultados muestran que el PRP ofrece un mayor tiempo para experiencia en el entorno escolar y proporciona a los participantes una mayor autonomía en aula, donde pueden aprender la teoría en la práctica, aplicando y probando diferentes metodologías y observando las dificultades de la enseñanza y aprendizaje de las clases de biología. pt_BR


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