DSpace/Manakin Repository

Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. V. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7265701654319138 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor1ID MIKI, A. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.
dc.contributor.referee1ID NOGUEIRA, G. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6275460548333024 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.contributor.referee2ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa contribui com as discussões existentes a respeito da internacionalização do ensino superior, traçando paralelos entre a literatura e as implementações de atividades de internacionalização na prática. O estudo considera os modelos de internacionalização propostos por Hawawini (2011) como base para avaliar se as organizações de ensino seguem as mesmas estratégias, ou seja, modelo importador, exportador, JointVenture acadêmico, parcerias ou Foreign Campus. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, com a metodologia de estudo de caso múltiplo com três intuições de ensino superior localizadas na Alemanha, Austrália e França. A análise dos resultados indicou o nível de cada modelo adotado nas organizações que foram estudadas. O modelo Importador foi predominante na universidade Sunshine Coast (Australia) seguido pelo modelo Joint Venture, enquanto na RheinAhrCampus (Alemanha), o modelo importador também é predominante, porém seguido pelo modelo exportador. A sua vez, predomina na Universidade Télécom ParisTech (França), o modelo Joint Venture seguido do modelo de parcerias. A exceção de características do modelo Foreign Campus, que foi encontrada somente em uma das instituições, apesar de haver predominância de um modelo, na prática as instituições apresentam uma mescla de características dos diversos modelos. Isto, por um lado indica que a universidade pode estar evoluindo de um estágio a outro, e por outro lado, que os três principais modelos coexistem na prática das universidades, denotando que é preciso estabelecer a proposta de um novo modelo integrador e mais explicativo da realidade encontrada nas instituições de ensino quanto a suas ações de internacionalização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract This research contributes to the studies on the internationalization of higher education. It draws parallels between the literature and the internationalization activities based on Hawawini's (2011) models. Thus, it evaluates whether the educational organizations follow strategies of the importer model, exporter model, academic JointVenture, partnerships, or Foreign Campus. The research was exploratory and qualitative, using a multiple case study methodology with three higher education intuitions in Germany, Australia, and France. The data analysis indicated the level of each model adopted in these organizations. The Importer model was predominant at Sunshine Coast University (Australia), followed by the Joint Venture model, while the importer model prevails at RheinAhrCampus (Germany), followed by the exporter model. The joint venture model followed by the partnership model predominates at Télécom ParisTech Institution (France). Except for the Foreign Campus model, which was found only in one institution, in practice, the institutions had a mixture of characteristics of the Hawawini models, although one model is predominant. On the one hand, this result indicated the university might be evolving from one stage to another. On the other hand, the finding showed that the three main models coexist in practice at universities. Therefore, it is necessary to establish a new integrating model to provide a more explanatory way of the reality found in educational institutions regarding their internationalization actions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653
dc.date.accessioned 2022-04-19T18:33:53Z
dc.date.available 2022-04-19
dc.date.available 2022-04-19T18:33:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Internacionalização de instituições de pt_BR
dc.subject Ensino superior - internacionalização pt_BR
dc.subject Estudo de caso múltiplo pt_BR
dc.subject Modelo Foreign Campus pt_BR
dc.subject Modelo Joint-Venture pt_BR
dc.subject Internationalization of institutions of pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject University education - internationalization pt_BR
dc.subject Multiple case study pt_BR
dc.subject Foreign Campus Model pt_BR
dc.subject Joint Venture Model pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, João Vitor Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Internationalization models of higher education institutions: a multi-case analysis. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, João Vitor Gomes de. Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos. 2021. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta