DSpace/Manakin Repository

Representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Patos - PB sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, H. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8815891151669891 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Joedla Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9739711047450380 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SILVA, Edevaldo da.
dc.contributor.advisor2ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Alana Candeia de.
dc.contributor.referee1ID MELO, A. C. pt_BR
dc.description.resumo A cada dia torna-se mais visível e eminente a necessidade da educação ambiental como medidas prudentes e eficazes diante dos problemas ambientais emergentes. Esse trabalho objetiva avaliar o perfil dos discentes de escola pública da cidade de Patos – PB, quanto as suas representações, atitudes ecológicas e conhecimento do seu ambiente e suas problemáticas socioambientais. A pesquisa foi desenvolvida na Escola E.E.M Monsenhor Manoel Vieira localizada na cidade de Patos – PB com a entrevista de 129 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi por meio de um questionário elaborado segundo modelo da Escala de Likert e validado com 62 perguntas e quatro dimensões: Resíduos Sólidos (D1); Energia Elétrica (D2); Práticas Socioambientais (D3) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (D4). Os resultados demonstraram a confiabilidade do questionário com alfa de Cronbach aceitável em todas as dimensões (D1= 0,71; D2= 0,70; D3= 0,70; D4= 0,80) e o alfa de Cronbach geral ficou igual a 0,80. A classificação da atitude (N = negativa, C = conflitante ou P = positiva) dos alunos entrevistados para cada dimensão foi: D1 (N = 41,09%; C = 53,49%; P = 5,43%); D2 (N = 10,8%; C = 66,67%; P = 23,26%); D3 (N = 70,54%; C = 27,13%; P = 2,33%); D4 (N = 55,81%; C = 44,19%; P = 0,00%). E a classificação geral dos alunos ficou a seguinte: Negativa = 44,38%, Conflitante = 47,87% e Positiva = 7,75%. Os resultados indicam claramente a deficiência dos alunos quanto a uma atitude positiva e como é preocupante o perfil dos alunos em etapa final de escolaridade. Essa pesquisa reúne informações fundamentais na determinação da representação social dos alunos quanto a temas relacionados ao meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade, podendo ser instrumento de informação para direcionar ações pedagógicas sobre Educação Ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Florestal pt_BR
dc.title Representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Patos - PB sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-18
dc.description.abstract Social representations of high school students from a public school in Patos - PB about the environment, sustainability and environmental education. Every day it becomes more visible and imminent the needing for environmental education as a prudent and effective measure before emerging environmental problems. This study aims to evaluate the profile of public school students in the city of Patos - PB, as their representations, ecological attitudes and knowledge of their environment and their social and environmental problems. The research was conducted at the School E.E.E.M Monsenhor Manoel Vieira located in Patos – PB, where 129 students were interviewed. The research was through a questionnaire based on the model of Likert Scale and validated with 62 questions and four dimensions: Solid Waste (D1), Electricity (D2); Social and Environmental Practices (D3) and the Environment and Sustainability in School (D4). The results demonstrated the reliability of the questionnaire with Cronbach's alpha acceptable in all dimensions (D1 = 0.71, D2 = 0.70, D3 = 0.70, D4 = 0.80) and Cronbach's alpha was generally equal to 0 80. The classification of the attitude (N = negative, C = P = conflicting or positive) of the students interviewed for each dimension was: D1 (N = 41.09%, C = 53.49%, P = 5.43%); D2 (C = 10.8%: C = 66.67%, P = 23.26%), D3 (N = 70.54%: C = 27.13%, P = 2,33%), D4 (N % = 55.81, C = 44.19%, P = 0,00%). And the general classification of students was as follows: Negative = 44.38%, 47.87% and Conflicting = Positive = 7.75%. The results clearly indicate the deficiency of the students as a positive attitude and are worrying as the profile of students in the final stage of schooling. This research combines fundamental information in determining the social representation of students regarding matters related to the environment, education and environmental sustainability can be an information tool to direct pedagogical actions on Environmental Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662
dc.date.accessioned 2022-04-19T20:36:31Z
dc.date.available 2022-04-19
dc.date.available 2022-04-19T20:36:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.subject Estudantes de escolas públicas pt_BR
dc.subject Ensino médio - Patos - PB pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Ecologia pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Atitude ecológica pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Social representations pt_BR
dc.subject Public school students pt_BR
dc.subject High School - Patos - PB pt_BR
dc.subject Perception pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Ecology pt_BR
dc.subject Solid waste pt_BR
dc.subject Ecological attitude pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Habyhabanne Maia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social representations of high school students from a public school in Patos - PB about the environment, sustainability and environmental education. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Habyhabanne Maia de. Representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Patos - PB sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Engenharia Florestal, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24662 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta