dc.contributor.advisor1 |
CAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, A. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0408631953967089 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CAETANO, H. C. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3625005111827472 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, Glageane da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Souza, Glageane Da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da
literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar
uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o
tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos,
livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google
Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas
na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na
pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos
demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos
desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos
são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda
precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois,
independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de
qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.title |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-17 |
|
dc.description.abstract |
The challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the
literature, can be understood as the absence of interpreters of Brazilian Sign Language
in educational institutions, and inefficiency in inclusion. The objective of this study is to carry out
a literature review based on materials published in the last 2 years on the
theme, focusing on remote teaching. For this review, a search was performed for articles,
books, monographs and articles from websites in the Google Scholar and Google databases
Chrome. The searches took place in February 2022, and the keywords used
in the search were: remote teaching for deaf students + teaching for deaf students at
pandemic. According to the findings in the literature, the results obtained in the studies
demonstrate that in addition to the challenges that existed before the pandemic, new
challenges or those that already existed, have worsened. Thus, it can be concluded that many
are the challenges in education for deaf students in Brazil, the inclusion of these still
needs adaptations to have improvements in educational institutions, because,
regardless of their needs, everyone is entitled to an education of
quality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-20T13:14:34Z |
|
dc.date.available |
2022-04-20 |
|
dc.date.available |
2022-04-20T13:14:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos - ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos - ensino presencial |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Brasileira de Sinais - interprétes |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf students |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic - remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf students - remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf students - face-to-face teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Tongue Brazilian Sign - interpreters |
pt_BR |
dc.subject |
Educación inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes sordos |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - enseñanza a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes sordos - enseñanza a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Alumnos sordos - enseñanza presencial |
pt_BR |
dc.subject |
Lengua Signo brasileño - intérpretes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez e educação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Retos a los que se enfrentan los alumnos sordos en la enseñanza presencial y a distancia: Una revisión de la literatura. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los desafíos que enfrentan los estudiantes sordos en la enseñanza presencial y a distancia: una revisión de la
literatura, puede ser entendida como la ausencia de intérpretes de la Lengua de Signos Brasileña
en las instituciones educativas, y la ineficiencia en la inclusión. El objetivo de este estudio es realizar
una revisión de la literatura basada en materiales publicados en los últimos 2 años en el
tema, centrándose en la enseñanza a distancia. Para esta revisión, se realizó una búsqueda de artículos,
libros, monografías y artículos de sitios web en Google Scholar y bases de datos de Google
Cromo. Las búsquedas se realizaron en febrero de 2022 y las palabras clave utilizadas
en la búsqueda fueron: enseñanza remota para estudiantes sordos + enseñanza para estudiantes sordos en
pandemia. De acuerdo con los hallazgos en la literatura, los resultados obtenidos en los estudios
demostrar que además de los desafíos que existían antes de la pandemia, nuevos
desafíos o los que ya existían, han empeorado. Por lo tanto, se puede concluir que muchos
son los desafíos en la educación de los estudiantes sordos en Brasil, la inclusión de estos todavía
necesita adaptaciones para tener mejoras en las instituciones educativas, porque,
independientemente de sus necesidades, toda persona tiene derecho a una educación de
calidad. |
pt_BR |