DSpace/Manakin Repository

Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, A. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0408631953967089 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira.
dc.contributor.referee1ID CAETANO, H. C. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3625005111827472 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane Da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.description.resumo Os desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois, independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Especial pt_BR
dc.title Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-17
dc.description.abstract The challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature, can be understood as the absence of interpreters of Brazilian Sign Language in educational institutions, and inefficiency in inclusion. The objective of this study is to carry out a literature review based on materials published in the last 2 years on the theme, focusing on remote teaching. For this review, a search was performed for articles, books, monographs and articles from websites in the Google Scholar and Google databases Chrome. The searches took place in February 2022, and the keywords used in the search were: remote teaching for deaf students + teaching for deaf students at pandemic. According to the findings in the literature, the results obtained in the studies demonstrate that in addition to the challenges that existed before the pandemic, new challenges or those that already existed, have worsened. Thus, it can be concluded that many are the challenges in education for deaf students in Brazil, the inclusion of these still needs adaptations to have improvements in educational institutions, because, regardless of their needs, everyone is entitled to an education of quality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673
dc.date.accessioned 2022-04-20T13:14:34Z
dc.date.available 2022-04-20
dc.date.available 2022-04-20T13:14:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject Pandemia - ensino remoto pt_BR
dc.subject Alunos surdos - ensino remoto pt_BR
dc.subject Alunos surdos - ensino presencial pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais - interprétes pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Deaf students pt_BR
dc.subject Pandemic - remote teaching pt_BR
dc.subject Deaf students - remote teaching pt_BR
dc.subject Deaf students - face-to-face teaching pt_BR
dc.subject Tongue Brazilian Sign - interpreters pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Estudiantes sordos pt_BR
dc.subject Pandemia - enseñanza a distancia pt_BR
dc.subject Estudiantes sordos - enseñanza a distancia pt_BR
dc.subject Alumnos sordos - enseñanza presencial pt_BR
dc.subject Lengua Signo brasileño - intérpretes pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Surdez e educação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature. pt_BR
dc.title.alternative Retos a los que se enfrentan los alumnos sordos en la enseñanza presencial y a distancia: Una revisión de la literatura. pt_BR
dc.identifier.citation AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Los desafíos que enfrentan los estudiantes sordos en la enseñanza presencial y a distancia: una revisión de la literatura, puede ser entendida como la ausencia de intérpretes de la Lengua de Signos Brasileña en las instituciones educativas, y la ineficiencia en la inclusión. El objetivo de este estudio es realizar una revisión de la literatura basada en materiales publicados en los últimos 2 años en el tema, centrándose en la enseñanza a distancia. Para esta revisión, se realizó una búsqueda de artículos, libros, monografías y artículos de sitios web en Google Scholar y bases de datos de Google Cromo. Las búsquedas se realizaron en febrero de 2022 y las palabras clave utilizadas en la búsqueda fueron: enseñanza remota para estudiantes sordos + enseñanza para estudiantes sordos en pandemia. De acuerdo con los hallazgos en la literatura, los resultados obtenidos en los estudios demostrar que además de los desafíos que existían antes de la pandemia, nuevos desafíos o los que ya existían, han empeorado. Por lo tanto, se puede concluir que muchos son los desafíos en la educación de los estudiantes sordos en Brasil, la inclusión de estos todavía necesita adaptaciones para tener mejoras en las instituciones educativas, porque, independientemente de sus necesidades, toda persona tiene derecho a una educación de calidad. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta