dc.creator.ID |
MEDEIROS, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Andrezza Duarte. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, A. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5972440152792270 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTENEGRO, Camila de Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MONTENEGRO, C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0120332401360517 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Yonara Monique da Costa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, Y. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7877043354904559 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A extensa carga de trabalho e de estudos associados à pressão por um produtivismo exacerbado
e melhores notas vêm gerando um adoecimento entre docentes e em estudantes, tornandose
um fator determinante no aumento do uso de medicamentos pelos mesmos. O presente trabalho
teve como objetivo verificar a prevalência e fatores associados à utilização de medicamentos
pela comunidade universitária. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura do tipo integrativa,
buscando artigos em bases de dados nacionais e internacionais Eletronic Libary Online
(SciElo), Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, entre novembro de
2021 e fevereiro de 2022, publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos 16 artigos, em que
a maioria abordou a automedicação por estudantes, cujas as classes de medicamentos mais
utilizadas foram analgésicos, antiinflamatórios e antitérmicos, com uma prevalência do sexo
feminino. Por fim, percebeuse a carência de estudos sobre uso de medicamentos pelos
docentes. O estudo possibilitou evidenciar a prática da automedicação na comunidade
universitária, o que conduz às reflexões sobre estratégias que conscientizem e racionalizem o
uso de medicamentos, principalmente por estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Análise e Controle e Medicamentos |
pt_BR |
dc.title |
Prevalência do uso de medicamentos pela comunidade universitária: uma revisão integrativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-24 |
|
dc.description.abstract |
The extensive workload and studies associated with the pressure for an exacerbated
productivism and better grades have been generating illness among professors and students,
becoming a determining factor in the increase in the use of medication by them. The present
study aimed to verify the prevalence and factors associated with the use of medication by the
university community. Therefore, an integrative literature review was carried out, searching for
articles in national and international databases Electronic Libary Online (SciElo), Regional
Portal of the Virtual Health Library (BVS) and PubMed, between November 2021 and February
2022, published in the last 10 years. Sixteen articles were included, most of which addressed
selfmedication by students, whose most used drug classes were analgesics, antiinflammatory
and antipyretic, with a female prevalence. Finally, the lack of studies on the use of medicines
by teachers was noticed. The study made it possible to highlight the practice of selfmedication
in the university community, which leads to reflections on strategies that raise awareness and
rationalize the use of medicines, especially by students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24681 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-20T14:47:31Z |
|
dc.date.available |
2022-04-20 |
|
dc.date.available |
2022-04-20T14:47:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Medicamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Utilização de medicamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Medicamentos - comunidade universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes - adoecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Discentes - adoecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Medicines |
pt_BR |
dc.subject |
Use of medicines |
pt_BR |
dc.subject |
Medicines - university community |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - illness |
pt_BR |
dc.subject |
Students - illness |
pt_BR |
dc.subject |
Medicamentos - comunidad universitaria |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores - enfermedad |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes - enfermedad |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Jessica Silva de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prevalence of medication use by the university community: an integrative review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prevalencia de uso de medicamentos por parte de la comunidad universitaria: una revisión integradora. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Jessica Silva de. Prevalência do uso de medicamentos pela comunidade universitária:
uma revisão integrativa. 2022. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La extensa carga de trabajo y estudios asociados a la presión por un productivismo exacerbado
y mejores notas han ido generando malestar entre profesores y estudiantes, convirtiéndose
un factor determinante en el aumento del uso de medicamentos por parte de ellos. El presente trabajo
tuvo como objetivo verificar la prevalencia y los factores asociados al uso de drogas
por la comunidad universitaria. Por ello, se realizó una revisión integrativa de la literatura,
búsqueda de artículos en bases de datos nacionales e internacionales Electronic Libary Online
(SciElo), Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y PubMed, entre noviembre
2021 y febrero de 2022, publicados en los últimos 10 años. Se incluyeron 16 artículos, en los que
la mayoría abordó la automedicación de los estudiantes, cuyas clases de drogas fueron más
utilizados fueron analgésicos, antiinflamatorios y antipiréticos, con predominio del sexo
femenino. Finalmente, la falta de estudios sobre el uso de medicamentos por parte de los
maestros El estudio permitió resaltar la práctica de la automedicación en la comunidad
universidad, lo que lleva a reflexionar sobre estrategias que sensibilicen y racionalicen la
uso de medicamentos, especialmente por parte de los estudiantes. |
pt_BR |