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Prevalência do uso de medicamentos pela comunidade universitária: uma revisão integrativa.

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dc.creator.ID MEDEIROS, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Andrezza Duarte.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5972440152792270 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Camila de Albuquerque.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, C. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0120332401360517 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Yonara Monique da Costa.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, Y. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7877043354904559 pt_BR
dc.description.resumo A extensa carga de trabalho e de estudos associados à pressão por um produtivismo exacerbado e melhores notas vêm gerando um adoecimento entre docentes e em estudantes, tornando­se um fator determinante no aumento do uso de medicamentos pelos mesmos. O presente trabalho teve como objetivo verificar a prevalência e fatores associados à utilização de medicamentos pela comunidade universitária. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura do tipo integrativa, buscando artigos em bases de dados nacionais e internacionais Eletronic Libary Online (SciElo), Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos 16 artigos, em que a maioria abordou a automedicação por estudantes, cujas as classes de medicamentos mais utilizadas foram analgésicos, anti­inflamatórios e antitérmicos, com uma prevalência do sexo feminino. Por fim, percebeu­se a carência de estudos sobre uso de medicamentos pelos docentes. O estudo possibilitou evidenciar a prática da automedicação na comunidade universitária, o que conduz às reflexões sobre estratégias que conscientizem e racionalizem o uso de medicamentos, principalmente por estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Análise e Controle e Medicamentos pt_BR
dc.title Prevalência do uso de medicamentos pela comunidade universitária: uma revisão integrativa. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-24
dc.description.abstract The extensive workload and studies associated with the pressure for an exacerbated productivism and better grades have been generating illness among professors and students, becoming a determining factor in the increase in the use of medication by them. The present study aimed to verify the prevalence and factors associated with the use of medication by the university community. Therefore, an integrative literature review was carried out, searching for articles in national and international databases Electronic Libary Online (SciElo), Regional Portal of the Virtual Health Library (BVS) and PubMed, between November 2021 and February 2022, published in the last 10 years. Sixteen articles were included, most of which addressed self­medication by students, whose most used drug classes were analgesics, anti­inflammatory and antipyretic, with a female prevalence. Finally, the lack of studies on the use of medicines by teachers was noticed. The study made it possible to highlight the practice of self­medication in the university community, which leads to reflections on strategies that raise awareness and rationalize the use of medicines, especially by students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24681
dc.date.accessioned 2022-04-20T14:47:31Z
dc.date.available 2022-04-20
dc.date.available 2022-04-20T14:47:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Medicamentos pt_BR
dc.subject Utilização de medicamentos pt_BR
dc.subject Medicamentos - comunidade universitária pt_BR
dc.subject Docentes - adoecimento pt_BR
dc.subject Discentes - adoecimento pt_BR
dc.subject Medicines pt_BR
dc.subject Use of medicines pt_BR
dc.subject Medicines - university community pt_BR
dc.subject Teachers - illness pt_BR
dc.subject Students - illness pt_BR
dc.subject Medicamentos - comunidad universitaria pt_BR
dc.subject Profesores - enfermedad pt_BR
dc.subject Estudiantes - enfermedad pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Jessica Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Prevalence of medication use by the university community: an integrative review. pt_BR
dc.title.alternative Prevalencia de uso de medicamentos por parte de la comunidad universitaria: una revisión integradora. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Jessica Silva de. Prevalência do uso de medicamentos pela comunidade universitária: uma revisão integrativa. 2022. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen La extensa carga de trabajo y estudios asociados a la presión por un productivismo exacerbado y mejores notas han ido generando malestar entre profesores y estudiantes, convirtiéndose un factor determinante en el aumento del uso de medicamentos por parte de ellos. El presente trabajo tuvo como objetivo verificar la prevalencia y los factores asociados al uso de drogas por la comunidad universitaria. Por ello, se realizó una revisión integrativa de la literatura, búsqueda de artículos en bases de datos nacionales e internacionales Electronic Libary Online (SciElo), Portal Regional de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y PubMed, entre noviembre 2021 y febrero de 2022, publicados en los últimos 10 años. Se incluyeron 16 artículos, en los que la mayoría abordó la automedicación de los estudiantes, cuyas clases de drogas fueron más utilizados fueron analgésicos, antiinflamatorios y antipiréticos, con predominio del sexo femenino. Finalmente, la falta de estudios sobre el uso de medicamentos por parte de los maestros El estudio permitió resaltar la práctica de la automedicación en la comunidad universidad, lo que lleva a reflexionar sobre estrategias que sensibilicen y racionalicen la uso de medicamentos, especialmente por parte de los estudiantes. pt_BR


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