DSpace/Manakin Repository

O entrecruzamento entre as histórias e memórias de Padre Cícero de Juazeiro do Norte - CE: abordagens didáticas no Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DODOU, A. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8415542710640120 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Erli Bandeira de.
dc.contributor.referee2 PONTES, Carlos Gildemar.
dc.description.resumo A presente pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Letras - Polo UFCG, trata da importância de se estabelecer conexões entre o ensino de língua portuguesa e os estudos da cultura popular. Recorremos numa perspectiva de revisão bibliográfica, aos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Orientação Francesa (AD), a fim de evidenciar a relação que se estabelece entre Discurso, História e Memória; aos fundamentos conceituais de Cultura, Cultura Popular e Identidade Cultural. Tomamos, ainda, as histórias e memórias que circulam através da Literatura local, decorrentes das narrativas de moradores locais e de romeiros que foram registradas e publicadas, especialmente por Aquino (1997), Araújo (1988), Barbosa (1997), Cava (2014), Dodou (2016), Neto (2009) e Walker (2009), a fim de reafirmarmos a importância de uma maior ênfase no estudo da história e cultura local, a partir da relação histórico-cultural entre Padre Cícero e Juazeiro do Norte CE, no contexto das escolas de Ensino Fundamental II da referida cidade. Discutimos, também, o ensino de língua portuguesa à luz dos documentos parametrizadores nacionais (PCN, BNCC), especialmente no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental II, com ênfase nos gêneros textuais como recursos indispensáveis para abordagens teórico-metodológicas sobre os estudos da cultura popular através do ensino de língua portuguesa. Apresentamos, para tanto, como produto pedagógico, um livro paradidático, acrescido de uma proposta de intervenção didática aplicável aos Anos Finais do Ensino Fundamental II, especialmente em escolas do Juazeiro do Norte – CE, a partir da adoção dos gêneros memórias literárias, cordel, benditos populares e curta-metragem, a fim de destacar a intrínseca relação que se estabelece entre as histórias e memórias sobre Padre Cícero e Juazeiro do Norte – CE. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O entrecruzamento entre as histórias e memórias de Padre Cícero de Juazeiro do Norte - CE: abordagens didáticas no Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-30
dc.description.abstract The present qualitative research developed along with the Professional Master of Arts Polo UFCG, deals with the importance of establishing connections between the Portuguese language teaching and the studies of popular culture. This paper used a bibliographic review perspective, the theoretical assumptions of the French Orientation Discourse Analysis (AD), to highlight the relationship established between Discourse, History, and Memory; to the conceptual foundations of Culture, Popular Culture, and Cultural Identity. It has also taken the stories and memories that circulate through local Literature, resulting from the narratives of residents and pilgrims that were recorded and published, especially by Aquino (1997), Araújo (1988), Barbosa (1997), Cava (2014 ), Dodou (2016), Neto (2009) and Walker (2009), to reaffirm the importance of a greater emphasis on the study of local history and culture, based on the historical-cultural relationship between Padre Cícero and Juazeiro do Norte - CE, in the context of elementary schools in that city. It has been discussed the teaching of Portuguese by the guidance of national parameter documents (PCN, BNCC), especially in the context of the Final Years of Elementary Education, with an emphasis on textual genres as indispensable resources for theoretical and methodological approaches to cultural studies popular through Portuguese language teaching. It was used as a pedagogical product, a educational book, plus a didactic intervention proposal applicable to the last years of Elementary Education, especially in schools in Juazeiro do Norte-CE. It was based on the adoption of literary genres memories, cordel, blessed folk, and short film, to highlight the intrinsic relationship that is established between the stories and memories about Padre Cicero and Juazeiro do Norte - CE. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24693
dc.date.accessioned 2022-04-20T18:31:59Z
dc.date.available 2022-04-20
dc.date.available 2022-04-20T18:31:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Padre Cícero pt_BR
dc.subject Juazeiro do Norte - CE pt_BR
dc.subject Histórias pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Literatura local pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Stories pt_BR
dc.subject Memoirs pt_BR
dc.subject Culture pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Local literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DODOU, Antonio Romero Siqueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The intersection between the stories and memories of Father Cícero de Juazeiro do Norte - CE: didactic approaches in Elementary School II. pt_BR
dc.identifier.citation DODOU, Antonio Romero Siqueira. O entrecruzamento entre as histórias e memórias de Padre Cícero de Juazeiro do Norte - CE: abordagens didáticas no Ensino Fundamental II. 2021. 267f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta