dc.creator.ID |
FERREIRA, I. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2404522484049208 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LADOSKY, Mario Henrique Guedes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LADOSKY, M. H. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Norma Maria de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, N. M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ABREU, Amanda Kelle Fernandes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ABREU, A. K. F. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa
Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de
Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da
EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se
nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros.
Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco
professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na
fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo
as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre
teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da
formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da
formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em
sala. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-28 |
|
dc.description.abstract |
The present study aims to investigate the training experience of the National Program for the
Integration of Vocational Education with Basic Education in the modality of Youth and
Adults (PROEJA), carried out as part of the continuing training of teachers from the EJA
(Youth and Adult Education) of the city Sume-PB. The theoretical reference of authors such
as Paulo Freire, Moacir Gadotti, and others is used in this monograph. A qualitative
methodology is adopted here based on interviews with five teachers who work in the
referential modality and participated in PROEJA. In the theoretical basis, the study analyzes
the continuous formation of these teachers discussing the difficulties of pedagogic practice
due to the dynamization and the distance between theory and practice. Agaisnt the interviews
with the teachers, who participated in the training, analyzes are carried out verifying in the
teachers' statements the importance of continuing education and what this experience has
provided as an innovator for their classroom practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-22T14:14:56Z |
|
dc.date.available |
2022-04-22 |
|
dc.date.available |
2022-04-22T14:14:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente continuada - PROEJA |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing teacher training - PROEJA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Irineusa Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The experience of continuing education of PROEJA teachers in Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 |
pt_BR |