DSpace/Manakin Repository

A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, I. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2404522484049208 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LADOSKY, Mario Henrique Guedes.
dc.contributor.advisor1ID LADOSKY, M. H. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Norma Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID LIMA, N. M. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.
dc.contributor.referee2ID ABREU, A. K. F. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.ferreira
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivo investigar a experiência de formação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), realizado como parte da formação continuada de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental da cidade Sumé-PB. Utiliza-se nesta monografia o referencial teórico de autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, e outros. Adota-se aqui uma metodologia qualitativa com base em entrevistas realizadas com cinco professoras que atuam na referente modalidade e participaram do PROEJA. Na fundamentação teórica, o estudo analisa a formação continuada destes professores discutindo as dificuldades da prática pedagógica em função da dinamização e o distanciamento entre teoria e prática. Diante das entrevistas realizadas com as docentes, que participaram da formação procedem-se análises verificando nas falas das professoras a importância da formação continuada e o que essa experiência forneceu de inovador para suas práticas em sala. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A experiência de formação continuada dos docentes do PROEJA em Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-28
dc.description.abstract The present study aims to investigate the training experience of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the modality of Youth and Adults (PROEJA), carried out as part of the continuing training of teachers from the EJA (Youth and Adult Education) of the city Sume-PB. The theoretical reference of authors such as Paulo Freire, Moacir Gadotti, and others is used in this monograph. A qualitative methodology is adopted here based on interviews with five teachers who work in the referential modality and participated in PROEJA. In the theoretical basis, the study analyzes the continuous formation of these teachers discussing the difficulties of pedagogic practice due to the dynamization and the distance between theory and practice. Agaisnt the interviews with the teachers, who participated in the training, analyzes are carried out verifying in the teachers' statements the importance of continuing education and what this experience has provided as an innovator for their classroom practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719
dc.date.accessioned 2022-04-22T14:14:56Z
dc.date.available 2022-04-22
dc.date.available 2022-04-22T14:14:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Formação docente continuada - PROEJA pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Continuing teacher training - PROEJA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Irineusa Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The experience of continuing education of PROEJA teachers in Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Irineusa Maria. A experiência de formação Continuada dos Docentes do PROEJA em Sumé - PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24719 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta