DSpace/Manakin Repository

Abordagem multiagente para a propaganda pervasiva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BUBLITZ, Frederico Moreira. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3910966211279217 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.advisor1ID PERKUSICH, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 pt_BR
dc.contributor.advisor2 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4993914550234923 pt_BR
dc.contributor.referee1 GORGÔNIO, Kyller Costa.
dc.contributor.referee1ID GORGÔNIO, K.C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7626416403074455 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Evadro de Barros.
dc.contributor.referee2ID COSTA, E.B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.referee3 VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.
dc.contributor.referee3ID VIEIRA, M. F. Q. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 pt_BR
dc.contributor.referee4 GUITIERREZ, Maria Del Rosário Girardi.
dc.contributor.referee4ID GUITIERREZ, M. D.R.G. pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5317074159250496 pt_BR
dc.description.resumo A Propaganda Pervasiva destaca-se das demais formas de veiculação de anúncios por permitir a entrega de anúncios sensíveis ao contexto dos consumidores. Dessa forma, é possível entregar aos consumidores os anúncios mais relevantes, proporcionando uma maior efetividade à propaganda. Entretanto, entregar os anúncios mais relevantes, o que tem sido o foco das pesquisas na área de Propaganda Pervasiva, implica na redução do total de anúncios veiculados e essa redução impacta diretamente nos objetivos da campanha publicitária. Ou seja, nessa busca por anúncios mais relevantes para os consumidores os objetivos dos anunciantes têm sido negligenciados. Assim, é necessário encontrar um equilíbrio entre os interesses dos consumidores e os objetivos dos anunciantes. A hipótese assumida neste trabalho é que agentes de software, representando os consumidores e os anunciantes, sejam capazes de alcançar o equilíbrio almejado por meio de um cenário de negociação. Para viabilizar esse cenário de negociação, foram desenvolvidos: um modelo de negociação, no qual anunciantes e consumidores estabelecem rodadas de propostas e contrapropostas a fim de, cada um defendendo seus próprios interesses, obter uma relação de equilíbrio; um modelo de obtenção de informação contextual, que permite que os agentes adquiram, de forma dinâmica e transparente, a informação necessária à negociação; e um modelo de representação da informação contextual, que fornece uma linguagem comum para a comunicação entre os agentes. Para validar os modelos desenvolvidos, foi realizada uma série de experimentos com foco na obtenção e utilização de informação contextual como fator predominante para determinar a relevância do anúncio. A análise dos resultados obtidos permite concluir que o modelo de negociação mostra-se eficaz em encontrar o equilíbrio desejado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Abordagem multiagente para a propaganda pervasiva. pt_BR
dc.date.issued 2013-08
dc.description.abstract The Pervasive Advertising stands out from other forms of ad serving by allowing the delivery of context-sensitive advertisements to consumers. Thus, it is possible to deliver the most relevant ads, increasing the effectiveness of advertising. However, delivering the most relevant ads, which have been the focus of research on Pervasive Advertising, implies in the reduction of the total delivered ads, and this reduction has a direct impact on the objectives of the advertising campaign. That is, in this search for more relevant ads to consumers, the goals of advertisers have been neglected. Thus, it is necessary to find a balance between the interests of consumers and objectives of advertisers. The assumed hypothesis in this work is that by means of a negotiation scenario, software agents, representing the consumers and the advertisers will be able to achieve the desired balance. To enable this negotiation scenario, we developed: a model and protocol of negotiation, in which advertisers and consumers establish rounds of proposals and counterproposals to each defending their own interests, obtain a balanced relationship; a model for obtaining contextual information, which allows agents to acquire in a dynamic and transparent way, the information needed to negotiate; and a model for representing the contextual information, which provides a common language for communication among agents. In order to validate the developed models, we performed a series of experiments focusing on the obtaining and using contextual information as a predominant factor for determining the relevance of the ad. The analysis of the results shows that the negotiation model is effective in finding the desired balance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2478
dc.date.accessioned 2019-01-09T10:11:31Z
dc.date.available 2019-01-09
dc.date.available 2019-01-09T10:11:31Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Propaganda pervasiva
dc.subject Abordagem multiagente - propaganda pervasiva
dc.subject Publicidade pervasiva
dc.subject Agentes de software
dc.subject Informação contextual
dc.subject Anúncio pervasivo
dc.subject Computação pervasiva
dc.subject Segmentação de mercado e propaganda
dc.subject Sistemas de recomendação
dc.subject Filtragem colaborativa
dc.subject Sistemas multiagentes
dc.subject Ciência de contexto
dc.subject Pervasive propaganda
dc.subject Contextual information
dc.subject Pervasive Computing
dc.subject Market Segmentation and Advertising
dc.subject Recommendation systems
dc.subject Collaborative filtering
dc.subject Multiagent systems
dc.subject Context science
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BUBLITZ, Frederico Moreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multiagent approach to pervasive advertising. pt_BR
dc.identifier.citation BUBLITZ, Frederico Moreira. Abordagem multiagente para a propaganda pervasiva. 2013. 166f. (Tese de Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2478 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta