DSpace/Manakin Repository

A poesia de Cristiano Cartaxo: uma sequência didática para o Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, Gabrielle. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9379473072568059 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Francisca Alves da.
dc.description.resumo O presente trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário através da poesia de Cristiano Cartaxo em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: apresentar a importância do letramento literário; salientar a relevância do trabalho com a poesia em sala de aula; elaborar uma sequência didática que trabalhe com a poesia local de Cristiano Cartaxo para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental II. Para a realização do nosso trabalho, contribuindo nas discussões teóricas, foram utilizados como referências Barthes (1999), Cosson (2021), Dalvi; Rezende; Faleiros (2013), Moisés (2019), Pinheiro (2018), dentre outros. Para tanto, a pesquisa é de caráter bibliográfico, de natureza propositiva, com abordagem qualitativa. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões delicadas do letramento literário nas escolas, visto que há uma dificuldade perceptível no trato com a leitura e compreensão de poesias no contexto escolar, e mais ainda quando se trata de poesia local; com isso, percebemos a importância de destacar abordagens acerca do letramento literário através da poesia. Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II e fundamentada no modelo de Sequência Básica de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que abordam a poesia no contexto escolar, visando contribuir com o letramento literário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A poesia de Cristiano Cartaxo: uma sequência didática para o Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-31
dc.description.abstract The present work promotes the literary literacy with the use of Cristiano Cartaxo’s poems in 7th grade class of Elementary Education. To reach this purpose, the following specific objectives are shown: to present the significance of the literary literacy, to emphasize the relevance of work poems in class; to develop a didactic sequence that manages the Cristiano Cartaxo’s local poems in 7th grade class of Elementary Education. To this realization, contributed by theoric discussions, it was used as references Barthes (1999), Cosson (2021), Dalvi; Rezende; Faleiros (2013), Moisés (2019), Pinheiro (2018), and others. Therefore, the research is bibliográfic, has a propositive nature and qualitative approach. The theoric basis show thematics that deal about delicate questions of literary literacy in schools, since there are perceptible difficulties treating with literature and the comprehension of poems in school context, and even more when treating with local poems; Thereby, we realize the importance of highlighting approaches about literary literacy using poems. As a result of our research, we elaborate a didactic sequence oriented to the students in 7th grade class of Elementary Education that are grounded on models of Cosson (2021) Basic Sequences. Such sequence was developed with activities that approach poetry in the school context, contributing to literary literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24807
dc.date.accessioned 2022-04-25T14:43:50Z
dc.date.available 2022-04-25
dc.date.available 2022-04-25T14:43:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Cristiano Cartaxo pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Língua portuguesa ­- ensino pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literary Literacy pt_BR
dc.subject Poetry pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Gabrielle Dayanne Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cristiano Cartaxo's poetry: a didactic sequence for Elementary School II. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Gabrielle Dayanne Rodrigues de. A poesia de Cristiano Cartaxo: uma sequência didática para o Ensino Fundamental II. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta