DSpace/Manakin Repository

Relação entre a inteligência emocional e os estudantes universitários: uma revisão de literatura.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SPINDOLA, G. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1003487825796754 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Renata Pimentel da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, R. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3846898931500271 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.referee1ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 pt_BR
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
dc.contributor.referee2ID BEZERRA, E. B. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7229511640178858 pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo teve como objetivo identificar o que apontam os estudos acerca da relação entre Inteligência Emocional (IE) com os estudantes universitários, a partir de estudos de produções cientificas dos últimos dez anos (20122021) no Brasil. O presente estudo aponta a relevância da IE como uma competência comportamental que habilita o indivíduo a ter maior percepção e controle das emoções, promovendo resultados pessoais e para o meio em que se encontra inserido. O ambiente universitário é composto por diversos desafios e por perceber que os estudantes representam um grupo de relevância para a sociedade, pois são o futuro próximo, que desempenharão diversas atividades, como liderança, o desenvolvimento das emoções é um diferencial que agregará valor. Assim, a capacidade de se adaptar, ou seja, desenvolvimento das emoções (IE) em meio a constantes transformações vivenciadas diariamente, trará a maior possibilidade em se alcance resultados. Como metodologia foram realizadas buscas nas bases de dados: Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), onde utilizou-se o descritor “Inteligência Emocional and estudantes universitários”, tendo como resultado 08 (oito) trabalhos, sendo que destes apenas 06 (seis) corresponderam aos critérios de inclusão (produzidos nos últimos 10 anos; produções armazenadas em periódicos e coleções nacionais; trabalhos escritos em língua portuguesa), como também acessibilidade de pesquisas científicas de produção nacional e pela disponibilidade e gratuidade dos textos na íntegra . A presente revisão sistemática apontou para dois temas: área do cuidar e competências, verificando o nível IE elevado nos universitários em pesquisa, como também o quanto maior o nível da IE maior o desempenho profissional. Por fim, espera-se que este estudo instigue mais pesquisas acerca do tema no Brasil, contribuindo também com propostas para maior aprofundamento diante de uma temática com tamanha importância. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Relação entre a inteligência emocional e os estudantes universitários: uma revisão de literatura. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract This article aimed to identify what studies point out about the relationship between Emotional Intelligence (EI) with university students, based on studies of scientific productions in the last ten years (20122021) in Brazil. This study points out the relevance of EI as a behavioral competence that enables the individual to have greater perception and control of emotions, promoting personal results and for the environment in which they are inserted. The university environment is composed of several challenges and because we realize that students represent a relevant group for society, as they are the near future, who will perform various activities, such as leadership, the development of emotions is a differential that will add value. In this way, the ability to adapt, that is, the development of emotions (IE) in the midst of constant changes experienced daily, will bring the greatest possibility to achieve results. As a methodology, searches were performed in the following databases: Google Academic, SciELO (Scientific Electronic Library Online) and BVS (Virtual Health Library), where the descriptor "Emotional Intelligence and university students" was used, resulting in 08 (eight) works, of which only 06 (six) met the inclusion criteria (produced in the last 10 years; productions stored in national journals and collections; works written in Portuguese), as well as accessibility of scientific researches of national production and the availability and free of charge of the texts in full. This systematic review pointed to two themes: the area of care and competences, verifying the high IE level in research university students, as well as the higher the IE level, the greater the professional performance. Finally, it is expected that this study instigates more research on the subject in Brazil, also contributing with proposals for greater depth in the face of a topic of such importance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24809
dc.date.accessioned 2022-04-25T17:00:04Z
dc.date.available 2022-04-25
dc.date.available 2022-04-25T17:00:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inteligência emocional pt_BR
dc.subject Estudantes universitários – inteligência emocional pt_BR
dc.subject Revisão sistemática de literatura pt_BR
dc.subject Competências comportamentais pt_BR
dc.subject Área do cuidar pt_BR
dc.subject Ambiente universitário pt_BR
dc.subject Emotional intelligence pt_BR
dc.subject College students – emotional intelligence pt_BR
dc.subject Systematic literature review pt_BR
dc.subject Behavioral skills pt_BR
dc.subject Care area pt_BR
dc.subject University environment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SPINDOLA, Grayton Sideny Cabral de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relationship between emotional intelligence and university students: a literature review. pt_BR
dc.identifier.citation SPINDOLA, Grayton Sideny Cabral de. Relação entre inteligência emocional e os estudantes universitários: uma revisão de literatura. 2021. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24809 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta