dc.creator.ID |
PEREIRA, J. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0819239826386856 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO, Ivaneide Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
BEZERRA, Jaqueline de Jesus. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como foco a importância do campo de atuação jornalístico-midiático para as práticas escolares, sobretudo, por veicular uma gama de gêneros textuais utilizados nas práticas sociais com a linguagem. Com base nisto, o objetivo deste trabalho é analisar o modo como esse campo é abordado/trabalhado pelo livro didático e suas implicações para a formação cidadã do aprendiz. Para que fosse alcançado tal objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: a) discorrer sobre o que propõe a BNCC sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático enquanto importante ferramenta de exploração das práticas de linguagem no ensino médio; b) analisar e descrever se os gêneros textuais do campo jornalístico são explorados à luz da perspectiva enunciativa de linguagem; c) apresentar uma proposta didática para a exploração de gêneros jornalísticos para o desenvolvimento crítico e reflexivo do aluno do ensino médio. A pesquisa se classifica como descritiva, com abordagem qualitativa, conforme as orientações de Prodanov e Freitas (2013), além de ser uma pesquisa documental, por tomarmos como corpus da investigação o livro Estações Língua Portuguesa: Rotas de atuação social, de Barros et al. (2020). O referencial teórico apóia-se nos estudos sobre a teoria de gêneros textuais de Marcuschi (2008); na associação entre gêneros textuais, discurso e ensino proposta por Guimarães (2013); na abordagem dos gêneros textuais, no ensino de língua portuguesa, através dos livros didáticos, de Santos (2011); além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Os resultados demonstram que a exploração de gêneros textuais do referido campo de atuação são uma realidade no livro didático analisado; que se encontram consubstanciados na abordagem teórica defendida nesta pesquisa; no entanto, alguns deles ainda são carentes de melhor sistematização para que os alunos possam ter um melhor domínio da língua e de fato possam desenvolver sua capacidade crítico-reflexiva. Como forma de contribuir com esse aspecto, ao final do trabalho, foi apresentada uma Sequência Didática envolvendo o gênero textual Pitch para a execução de um trabalho mais voltado sobre o gênero textual, que surgiu na esfera do empreendedorismo e alcançou outras perspectivas, como a social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho com o campo jornalístico midiático no livro didático de língua portuguesa: reflexões ao professor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-04-01 |
|
dc.description.abstract |
The present research focuses on the importance of the journalistic-media field for school practices, especially for conveying a range of textual genres used in social practices with language. Based on this, the objective of this work is to analyze the way this field is approached/worked by the textbook and its implications for the citizen formation of the learner. To achieve this goal, we outlined the following specific objectives: a) discuss what the BNCC proposes about the teaching of Portuguese language in the textbook as an important tool for the exploration of language practices in high school; b) analyze and describe if the textual genres of the journalistic field are explored in the light of the enunciative perspective of language; c) present a didactic proposal for the exploration of journalistic genres for the critical and reflective development of the high school student. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, according to the guidelines of Prodanov & Freitas (2013), besides being a documental research, because we took as corpus of the investigation the book Estações Língua Portuguesa: Rotas de atuação social, by Barros et al. (2020). The theoretical framework is based on the studies on the theory of textual genres by Marcuschi (2008); on the association between textual genres, discourse and teaching proposed by Guimarães (2013); on the approach of textual genres, in teaching Portuguese language, through textbooks, by Santos (2011); besides the guidelines of the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018). The results show that the exploration of textual genres of the mentioned field of action are a reality in the analyzed textbook; which are substantiated in the theoretical approach advocated in this research; however, some of them are still lacking better systematization so that students can have a better command of the language and in fact can develop their critical-reflexive capacity. As a way to contribute to this aspect, at the end of the paper, a Teaching Sequence involving the Pitch textual genre was presented for the execution of a more focused work on the textual genre, which emerged in the sphere of entrepreneurship and reached other perspectives such as the social one. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24820 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-25T18:13:08Z |
|
dc.date.available |
2022-04-25 |
|
dc.date.available |
2022-04-25T18:13:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros jornalísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Journalistic genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Jazon Heberthy. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The work with the media journalistic field in the Portuguese language textbook: reflections for the teacher. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Jazon Heberthy. O trabalho com o campo jornalístico midiático no livro didático de língua portuguesa: reflexões ao professor. 2022. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |