DSpace/Manakin Repository

A importância do alfabetizar letrando na formação integral do aluno.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.description.resumo A alfabetização é uma etapa essencial e de grande importância para a aprendizagem dos discentes. Nesse sentido o trabalho intitulado: A importância do alfabetizar letrando na formação integral do aluno, apresenta o percurso da alfabetização e do letramento no Brasil, mostrando com clareza que essas duas práticas se diferenciam e se complementam, e por isso precisam ser trabalhadas em conjunto, para que assim, tornem a aprendizagem significativa para o discente. Como objetivo, o trabalho visa abordar a relevância do alfabetizar letrando, como processo necessário na aquisição da leitura e da escrita. Para isso a pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Frade (2005); Mortatti (2006, 2008); Kleiman (2005, 2008); Soares (2004,2009,2017, 2020); BNCC (BRASIL, 2018); Maciel e Resende (2015); Lajolo (1996) e Silva (2012). Quanto ao procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória, sob uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos nessa pesquisa, apontam que o processo de alfabetização não deve estar desvinculado do uso das práticas sociais do aluno, a fim de propiciar um ensino significativo para ele. Para isso a importância do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula, tanto para a apropriação de conhecimento, mas sobretudo ao formar o aluno a saber atuar no espaço social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A importância do alfabetizar letrando na formação integral do aluno. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-03
dc.description.abstract Literacy is an essential and important stage for the learning of students. In this sense the work entitled: “The importance of literacy and initial reading instruction in the integral formation of the student”, presents the course of literacy and initial reading instruction in Brazil, showing clearly that these two practices differ and complement each other, and therefore need to be worked together, to make learning meaningful to the student. As an objective, the work aims to address the relevance initial reading instruction and literacy, as a necessary process in the acquisition of reading and writing. In this case, the research is based on the theoretical contributions of Frade (2005); Mortatti (2006, 2008); Kleiman (2005, 2008); Soares (2004, 2009, 2017, 2020); BNCC (Brazil, 2018); Maciel and Resende (2015); Lajolo (1996) and Silva (2012). Regarding the methodological procedure, we adopted the bibliographic, exploratory research, under a qualitative approach. The results obtained in this research indicate that the literacy process should not be disconnected from the use of the student’s social practices in order to provide a meaningful education for him. For this reason the importance of working with the textual genres in the classroom, both for the appropriation of knowledge, but especially when training the student to know how to act in the social space. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24829
dc.date.accessioned 2022-04-25T19:15:20Z
dc.date.available 2022-04-25
dc.date.available 2022-04-25T19:15:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Método sintético pt_BR
dc.subject Método analítico pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Synthetic method pt_BR
dc.subject Analytical method pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Mariana Pedrosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of literate literacy in the integral formation of the student. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Mariana Pedrosa. A importância do alfabetizar letrando na formação integral do aluno. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta