DSpace/Manakin Repository

A retextualização como estratégia didática para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula do 9º ano.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Wellington Gomes de.
dc.description.resumo O processo de retextualização é uma prática essencial para o ensino de Língua Portuguesa a partir de textos orais e escritos. Esse ocorre a partir de um texto base, que por sua vez será transformado em um outro texto, seja ele na modalidade oral ou escrita. Nessa perspectiva, o trabalho com os gêneros textuais é imprescindível nesse processo, dado que através dele o aluno pode ampliar seus conhecimentos de forma significativa, principalmente, no que diz respeito às suas habilidades sociocomunicativas de ação da linguagem e, portanto, nas tarefas de leitura, interpretação e construção de textos. O objetivo deste trabalho é mostrar que o processo de retextualização, da oralidade para a escrita, é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos, portanto, fundamental para o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras e escritoras dos alunos. Para isso, a pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos dos autores: Costa Val (2006) e Antunes (2010); Marcuschi (2010); Costa (2010), e Sá (2005) e Candido (2003). No que se refere à metodologia essa é uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de cunho qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado, essa apresenta uma proposta de intervenção, por meio da retextualização da oralidade para a escrita, a ser apresentada a professores do 9° ano do ensino fundamental II, a fim de contribuir nas suas práticas educacionais com o trabalho através do texto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A retextualização como estratégia didática para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula do 9º ano. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-04
dc.description.abstract The retextualization process is an essential practice for teaching Portuguese from oral and written texts. It occurs from a base text, which in turn will be transformed into another text, whether oral or written. From this perspective, working with textual genres is essential in this process, since through it students can significantly expand their knowledge, especially regarding their socio-communicative skills of language action and, therefore, in reading tasks, interpretation and construction of texts. The objective of this research is to show that the process of retextualization from orality to writing is an innovative and attractive pedagogical practice for students, therefore, it is fundamental for the development of students' reading and writing skills and competences. Thus, the research is based on the theoretical contributions of the following authors: Costa Val (2006) and Antunes (2010); Marcuschi (2010); Costa (2010), and Sá (2005) and Candido (2003). Regarding the methodology, this is a bibliographical, exploratory, qualitative and applied research. As a result, it presents an intervention proposal, through the retextualization of orality to writing to be presented to teachers of the 9th year of Elementary school II in order to contribute to their educational practices with the work through the text. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24833
dc.date.accessioned 2022-04-25T19:37:13Z
dc.date.available 2022-04-25
dc.date.available 2022-04-25T19:37:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Gêneros textuais orais pt_BR
dc.subject Gêneros textuais escritos pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject Oral textual genres pt_BR
dc.subject Written textual genres pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Thaís Gadelha de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Retextualization as a didactic strategy for working with reading and writing in the 9th grade classroom. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Thaís Gadelha de. A retextualização como estratégia didática para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula do 9º ano. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta