DSpace/Manakin Repository

Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO JUNIOR, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8331489906995321 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.contributor.referee1 NUNES, Maíra Fernandes Martins.
dc.contributor.referee2 SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.description.resumo Baseando-se em histórias do gênero "conto de fadas", o conglomerado midiático Disney, tem lançado filmes de animação protagonizados por princesas desde 1939 até a contemporaneidade. Isso gerou o que se denomina "tradição fílmica de princesas da Disney". Partindo dessa noção, se pressupõe que existem duas categorias discursivas de princesas: as "princesas em perigo" e as "princesas guerreiras", essa última tendo irrompido durante os anos de 1990. Sobre esta base, a pesquisa investiga e analisa como se estrutura a formação discursiva da categoria “princesas guerreiras”. Buscando identificar que fatores sociológicos estimulou a irrupção dessa discursividade. Para a investigação adota-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa. Em destaque os conceitos que se complementam: formação discursiva, memória discursiva, interdiscursividade, acontecimento discursivo, intericonicidade e audiovisualidades. Com tais conceitos, compreende-se quais discursos e performances de gênero são publicados pelos corpos das protagonistas princesas, e como contribuem com imaginários e discursos sobre gênero e sexualidade. E na busca por fenômenos sociológicos, envoltos da discursividade de princesas “empoderadas”, encontra-se no feminismo neoliberal (um feminismo à serviço do sistema capitalista neoliberal), no feminismo da mercadoria e nos discursos girl power, respostas de como se estrutura a formação discursiva de uma princesa que não precisa de uma figura masculina a protegendo, pois ela é ativa em sua própria narrativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney. pt_BR
dc.date.issued 2022-02-16
dc.description.abstract Based on stories in the "fairy tale" genre, the Disney media conglomerate, released animated films starring princesses from 1939 to the present day. This spawned what is called "Disney princess movie tradition". Based on this notion, the existence of two discursive categories of princesses is presupposes: the "princesses in danger" and the "war princesses", the latter having erupted during the 1990s. On this basis, the present research will investigate how the discursive formation of the “warrior princess” category is structured. Seeking to identify which sociological factors stimulated the irruption of this discursivity. For the investigation, the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis (AD) is adopted. The concepts that complement each other are highlighted: discursive formation, discursive memory, interdiscursiveness, discursive event, intericonicity and audiovisualities. With such concepts, it is understood which gender discourses and performances are published by the bodies of the princess protagonists, and how they contribute with imaginaries and discourses about gender and sexuality. And in the search for sociological phenomena involved in the discursivity of “empowered” princesses, neoliberal feminism (a feminism at the service of the neoliberal capitalist system), commodity feminism and girl power discourses, answers to how discursive formation is structured of a princess who does not need a male figure to protect her, as she is active in her own narrative. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844
dc.date.accessioned 2022-04-25T23:39:16Z
dc.date.available 2022-04-25
dc.date.available 2022-04-25T23:39:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Disney pt_BR
dc.subject Princesas pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Gênero e performance pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Literatura comparada pt_BR
dc.subject Princesses pt_BR
dc.subject Speech analysis pt_BR
dc.subject Gender and performance pt_BR
dc.subject Feminism pt_BR
dc.subject Comparative literature pt_BR
dc.subject Análisis del habla pt_BR
dc.subject Género y actuación pt_BR
dc.subject Literatura comparativa pt_BR
dc.subject Les princesses pt_BR
dc.subject Analyse de la parole pt_BR
dc.subject Genre et performances pt_BR
dc.subject Féminisme pt_BR
dc.subject Littérature comparée pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO JÚNIOR, Aélton Alves de .
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Once upon a time there was the “warrior princess”: discourse and gender performances in Disney princess movies. pt_BR
dc.identifier.citation MELO JÚNIOR, A, A, de. Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta