dc.creator.ID |
MOREIRA, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8788381046388015 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CASADO, Wellison Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CASADO, W. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Em um cenário caótico ocasionado pela pandemia do COVID-19, tivemos que
aprender a conviver com muitos desafios e com novas maneiras de nos
relacionarmos com os outros e com o ambiente. A escola por sua vez trocou as
salas de aulas físicas por salas virtuais através do ensino remoto. Diante disso,
nesse estudo buscamos investigar algumas possibilidades e dificuldades
encontradas pelos professores de matemática no contexto de ensino remoto (2020-
2021) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Cuité-PB. Esse estudo
é exploratório de abordagem qualitativa, com quatro professores participantes que
lecionam matemática na EJA, para obtenção dos relatos foi aplicado um
questionário via google forms, os dados foram organizados a partir de uma análise
descritiva. Dentre as dificuldades enfrentadas nesse período os professores
apontaram principalmente a falta de acesso à internet, dificuldades dos estudantes e
professores em acessar as plataformas digitais e abandono dos estudantes da EJA,
dentre as possibilidades de ensino, relatam que atividades impressas, aulas online
síncronas e assíncronas, auxílio das Redes sociais e a utilização de algumas
plataformas digitais foram recursos didáticos utilizados para minimizar as
dificuldades. Por fim, destacamos a necessidade de realizar uma avaliação
diagnóstica com esses jovens e adultos quando retornarem ao ensino presencial,
com o intuito de avaliar os eventuais prejuízos que tiveram durante o ensino remoto
para auxiliar os professores a planejar e a criar estratégias de ensino de matemática
que possibilite um aprendizado mais significativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de matemática no período remoto: possibilidades e dificuldades na EJA na visão de professores da cidade de Cuité / PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-23 |
|
dc.description.abstract |
In a chaotic scenario caused by the COVID-19 pandemic, we had to learn to live with
many challenges and with new ways of relating to others and the environment, the
school in turn changed the physical classrooms for virtual classrooms to from remote
teaching. In this perspective, in this study we seek to investigate some possibilities
and difficulties encountered by mathematics teachers in the context of remote
teaching of Youth and Adult Education (EJA) in the city of Cuité-PB. This is an
exploratory study with a qualitative approach. Four teachers who teach mathematics
at EJA participated in the research. To obtain the reports, a questionnaire was
applied via google forms, the data were organized from a descriptive analysis.
Among the difficulties faced in this period, teachers mainly pointed out the lack of
access to the internet, difficulties of students and teachers in accessing digital
platforms and abandonment of EJA students, among the teaching possibilities, they
report that printed activities, synchronous and asynchronous online classes, help
from social networks and the use of some digital platforms were teaching resources
used to minimize difficulties. Finally, we highlight the need to carry out a diagnostic
evaluation with these young people and adults when they return to face-to-face
teaching, in order to assess the possible losses they had during remote teaching to
help teachers plan and create mathematics teaching strategies. that allow for more
meaningful learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24861 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-26T14:38:14Z |
|
dc.date.available |
2022-04-26 |
|
dc.date.available |
2022-04-26T14:38:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
EJA - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching math |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Remote math teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
EJA - Lindo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza remota de matemáticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOREIRA, Alynne de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of mathematics in the remote period: possibilities and difficulties in EJA in the view of teachers in the city of Cuité / PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La enseñanza de las matemáticas en el período remoto: posibilidades y Dificultades en EJA en la visión de docentes de la ciudad de Cuité / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Alynne de Sousa. O ensino de matemática no período remoto: possibilidades e
dificuldades na EJA na visão de professores da cidade de Cuité / PB. 2022. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En un escenario caótico provocado por la pandemia del COVID-19, tuvimos que
aprender a vivir con muchos retos y con nuevas formas de
relaciones con los demás y con el entorno. La escuela, a su vez, cambió el
aulas físicas por aulas virtuales a través de la enseñanza a distancia. Delante de eso,
En este estudio buscamos indagar algunas posibilidades y dificultades
encontrados por profesores de matemáticas en el contexto de la enseñanza a distancia (2020-
2021) de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la ciudad de Cuité-PB. este estudio
es exploratorio con un enfoque cualitativo, con cuatro docentes participantes que
enseñar matemáticas en la EJA, para obtener los informes, un
cuestionario a través de formularios de Google, los datos se organizaron a partir de un análisis
descriptivo. Entre las dificultades enfrentadas durante este período, los maestros
señalaron principalmente la falta de acceso a internet, las dificultades de los estudiantes y
Docentes para acceder a plataformas digitales y deserción de alumnos de la EJA,
entre las posibilidades de enseñanza, reportan actividades impresas, clases en línea
síncrono y asíncrono, ayuda de las redes sociales y el uso de algunos
plataformas digitales fueron recursos didácticos utilizados para minimizar el
dificultades. Finalmente, destacamos la necesidad de realizar un
diagnóstico con estos jóvenes y adultos cuando vuelven a la docencia presencial,
con el fin de evaluar las posibles pérdidas que tuvieron durante la enseñanza a distancia
para ayudar a los profesores a planificar y crear estrategias de enseñanza de las matemáticas
que permitan un aprendizaje más significativo. |
pt_BR |