dc.creator.ID |
LOPES, R. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Marco Antônio Dias da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. A. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Andresa Costa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PEREIRA, A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Onaldo Guedes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RODRIGUES, O. G. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As novas formas e a disseminação rápida das informações estão modificando o
comportamento dos discentes durante e após as aulas. Estudos apontam, por exemplo, que o
oferecimento de conteúdo virtual parece tornar as disciplinas mais atraentes. O objetivo desse
estudo foi comparar o perfil de familiaridade e uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) de alunos ingressantes e concluintes do curso de Odontologia da UFCG.
Para tanto foi enviado, via e-mail, um link para um questionário criado utilizando o Google
Drive®. Observou-se que a maioria dos discentes de ambos os grupos afirma utilizar a
internet todos os dias, ser capaz de executar ações básicas, principalmente via dispositivos
móveis e considerar o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais no ensino
interessante, por entender que facilitam a aprendizagem. Contudo, os alunos concluintes
disseram só usar a internet para estudo quando têm dúvidas e os ingressantes afirmaram
estudar pela internet todos os dias independente da existência de dúvidas. Conclui-se que os
discentes executam tarefas computacionais básicas e que um período de quatro anos foi
suficiente para verificar mudanças importantes no perfil discente de um curso de graduação a
ponto de entender que a formação docente deva ser revista. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Análise comparativa do grau de familiaridade e uso das TIC pelos discentes ingressantes e concluintes do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The new ways of sharing information have changed the behavior of the students. Studies
demonstrate, for example, that courses are considered more attractive when presenting virtual
content associated. The aim of this study was to compare the profile of familiarity and use of
Information and Communication Technologies (ICT) by freshman and senior students of
Dentistry. In order to do so, was sent, by e-mail, a link for a survey posted on Google Drive®.
It was observed, in both groups, that the majority of the students claim to use the internet
every day, to be capable of execute basic informatics procedures and to consider the use of
Virtual Learning Environments e Social networks for academic purposes quite interesting,
once it is associated to learning improvement. However, senior students affirmed to use
internet to study only when in doubt if something, on the other hand, freshman students
inform to use the internet for study daily. In conclusion, in general students are able to
execute simple informatics procedures using mainly mobile devices and that a short period of
time (04 years) was enough to verify important differences on dentistry students behavior.
These observations lead to an understanding that the teachers formation and should be
revised. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24868 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-26T17:32:04Z |
|
dc.date.available |
2022-04-26 |
|
dc.date.available |
2022-04-26T17:32:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de Odontologia UFCG e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Relação estudantes e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes virtuais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
UFCG Dentistry Students and Technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship between students and technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Education and technology |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual learning environments |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Roanny Torres. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comparative analysis of the degree of familiarity and use of ICT by students entering and graduating from the Dentistry Course at the Federal University of Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Roanny Torres. Análise comparativa do grau de familiaridade e uso das TIC pelos discentes ingressantes e concluintes do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24868 |
pt_BR |