DSpace/Manakin Repository

Um modelo de organização de recursos didáticos baseado em componentes para um ambiente de ensino a distância.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, M.N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo.
dc.contributor.advisor1ID HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4485667581908849 pt_BR
dc.description.resumo Para atender a novas necessidades de aprendizagem contínua, diversas formas de ensino têm surgido, dentre as quais o Ensino a Distância. O advento das redes de computadores e da Internet facilitou a comunicação entre alunos e professores e incrementou a criação e distribuição de materiais didáticos. Apesar da existência de grande quantidade de ferramentas de autoria, a aplicação uma metodologia na organização e na apresentação do material didático ainda é uma tarefa pouco explorada. O objetivo deste trabalho é definir um modelo para a criação, organização e reuso de material didático. Inicialmente são apresentados conceitos básicos, alguns ambientes de autoria de Ensino a Distância, alguns modelos pedagógicos de organização de material didático e uma comparação entre os aspectos desses modelos. Em seguida é proposto um modelo de organização de material, que associa os conceitos de Componentes, Ontologia e Mapas Conceituais. A fim de auxiliar a compreensão do objeto em estudo, são mostrados a modelagem e o protótipo de um sistema, baseados no modelo proposto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação.
dc.title Um modelo de organização de recursos didáticos baseado em componentes para um ambiente de ensino a distância. pt_BR
dc.date.issued 2002-07
dc.description.abstract In order to accomplish new needs for uninterrupted learning, various forms have been applied, including Distance Education. The coming of networks and of the Internet have increased communication between students and teachers as well as opportunities for creating and distributing didactic materials. In spite of the extensive quantities of softwares already known for the mentioned purpose, a methodology for organizing and presenting didactic material is a task yet quite unexplored. The aim of this work is to define a model for creating, organizing and re-using didactic material. At first basic concepts, some known enviroments for Distance Education and models for organizing didactic material are presented as well as a comparison about some aspects of the mentioned models. Further, a model is presented for organizing didactic material having in mind concepts regarding Components, Ontology and Conceptual Maps. So that a better comprehension concerning the aim of this work can be archieved, the modeling and the prototype of a software – based on the proposed model – are presented. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2489
dc.date.accessioned 2019-01-10T09:41:31Z
dc.date.available 2019-01-10
dc.date.available 2019-01-10T09:41:31Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino à distâcia
dc.subject Recursos didáticos
dc.subject Ambientes virtuais de aprendizagem
dc.subject Educação à distância
dc.subject Criação de materiais didáticos
dc.subject Informática e educação
dc.subject Educação digital
dc.subject Banco de dados
dc.subject Ambientes de educação à distância
dc.subject Desenvolvimento baseado em componentes
dc.subject Modelos de organização de recursos didáticos
dc.subject Distance Education
dc.subject Distance Learning Environments
dc.subject Computers and education
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Míriam Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A model of organization of didactic resources based on components for an environment of distance learning. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Míriam Nunes. Um modelo de organização de recursos didáticos baseado em componentes para um ambiente de ensino a distância. 156f. 2002. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2489 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta