dc.creator.ID |
GOMES, N. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ROCHA, Julierme Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ROCHA, J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9326873265267352 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, João Nilton Lopes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, J. N. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SENA, Luana Samara Balduíno de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SENA, L. S. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O termo emergência deriva do latim emergentia e pode ser utilizado para descrever
uma situação crítica, um acontecimento perigoso ou situações inesperadas que
necessitam de uma intervenção profissional, em consequência de uma mudança
repentina no estado de saúde do paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível
de percepção dos alunos de Odontologia frente às principais emergências
odontológicas. Tratou-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem
quantitativa dos dados por meio dos questionários. Foram entrevistados 138 alunos
cursando do 5º ao 10º período de odontologia da Universidade Federal de Campina
Grande, na cidade de Patos, Paraíba. Foi observado que 86,2% do total de
entrevistados responderam saber a diferença entre urgência e emergência; 52,2% dos
alunos confirmaram receber ou terem recebido instruções extracurriculares sobre o
assunto; 59,4% responderam que o aprendizado fornecido na graduação sobre este
tema não está sendo suficiente. Cerca de 17,4% destes alunos responderam saber
realizar as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, 11,6% dos entrevistados
relataram que se sentiam preparados para lidar com uma situação de emergência e
81,9% dos alunos pretendem buscar uma formação complementar durante ou após a
graduação. É notável que os alunos de graduação em odontologia apresentaram um
baixo nível de percepção sobre as emergências médicas no consultório odontológico,
fazendo-se necessário a elaboração de uma disciplina específica que aborde este
tema de maneira teórico-prática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-05-17 |
|
dc.description.abstract |
The term emergency comes from the Latin emergentia and can be used to describe a
critical situation, a dangerous event or unexpected situations that require professional
intervention, as a result of a sudden change in the state of health of the patient. The
objective of this study was to evaluate the level of perception of dental students in face
of major dental emergencies. This was a cross-sectional and descriptive study with a
quantitative data approach through questionnaires. We interviewed 138 students from
fifth to tenth period of dentistry at the Federal University of Campina Grande, in the city
of Patos, Paraíba. It was observed that 86.2% of the total students interviewed knew
the difference between urgency and emergency; 52.2% of the students confirmed
receiving or received extracurricular instruction on the subject; 59.4% answered that
the undergraduate learning on this subject is not enough. About 17.4% of these
students answered to know how to carry out the maneuvers of Cardiopulmonary
Resuscitation, 11.6% of respondents felt prepared to deal with an emergency situation
and 81.9% of the students interviewed intend to pursue complementary training during
or after graduation. It is noticeable that undergraduate students in dentistry are not fully
prepared to deal with medical emergencies in the dental office. The implementation of
periodic curricular components that emphasize the diagnosis, treatment, and
prevention of emergency in the office can significantly increase undergraduate
learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24945 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-28T17:54:15Z |
|
dc.date.available |
2022-04-28 |
|
dc.date.available |
2022-04-28T17:54:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Emergências médicas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Consultório odontológico |
pt_BR |
dc.subject |
Reanimação |
pt_BR |
dc.subject |
Medical emergencies |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Dentistry students |
pt_BR |
dc.subject |
Odontological office |
pt_BR |
dc.subject |
Resuscitation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Nílvia Maria Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of dentistry students' perception of medical emergencies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Nílvia Maria Lima. Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas. 2019. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24945 |
pt_BR |