DSpace/Manakin Repository

Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, N. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROCHA, Julierme Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID ROCHA, J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9326873265267352 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, João Nilton Lopes de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, J. N. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 SENA, Luana Samara Balduíno de.
dc.contributor.referee2ID SENA, L. S. B. pt_BR
dc.description.resumo O termo emergência deriva do latim emergentia e pode ser utilizado para descrever uma situação crítica, um acontecimento perigoso ou situações inesperadas que necessitam de uma intervenção profissional, em consequência de uma mudança repentina no estado de saúde do paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de percepção dos alunos de Odontologia frente às principais emergências odontológicas. Tratou-se de um estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa dos dados por meio dos questionários. Foram entrevistados 138 alunos cursando do 5º ao 10º período de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Patos, Paraíba. Foi observado que 86,2% do total de entrevistados responderam saber a diferença entre urgência e emergência; 52,2% dos alunos confirmaram receber ou terem recebido instruções extracurriculares sobre o assunto; 59,4% responderam que o aprendizado fornecido na graduação sobre este tema não está sendo suficiente. Cerca de 17,4% destes alunos responderam saber realizar as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, 11,6% dos entrevistados relataram que se sentiam preparados para lidar com uma situação de emergência e 81,9% dos alunos pretendem buscar uma formação complementar durante ou após a graduação. É notável que os alunos de graduação em odontologia apresentaram um baixo nível de percepção sobre as emergências médicas no consultório odontológico, fazendo-se necessário a elaboração de uma disciplina específica que aborde este tema de maneira teórico-prática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas. pt_BR
dc.date.issued 2019-05-17
dc.description.abstract The term emergency comes from the Latin emergentia and can be used to describe a critical situation, a dangerous event or unexpected situations that require professional intervention, as a result of a sudden change in the state of health of the patient. The objective of this study was to evaluate the level of perception of dental students in face of major dental emergencies. This was a cross-sectional and descriptive study with a quantitative data approach through questionnaires. We interviewed 138 students from fifth to tenth period of dentistry at the Federal University of Campina Grande, in the city of Patos, Paraíba. It was observed that 86.2% of the total students interviewed knew the difference between urgency and emergency; 52.2% of the students confirmed receiving or received extracurricular instruction on the subject; 59.4% answered that the undergraduate learning on this subject is not enough. About 17.4% of these students answered to know how to carry out the maneuvers of Cardiopulmonary Resuscitation, 11.6% of respondents felt prepared to deal with an emergency situation and 81.9% of the students interviewed intend to pursue complementary training during or after graduation. It is noticeable that undergraduate students in dentistry are not fully prepared to deal with medical emergencies in the dental office. The implementation of periodic curricular components that emphasize the diagnosis, treatment, and prevention of emergency in the office can significantly increase undergraduate learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24945
dc.date.accessioned 2022-04-28T17:54:15Z
dc.date.available 2022-04-28
dc.date.available 2022-04-28T17:54:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Emergências médicas pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Estudantes de Odontologia pt_BR
dc.subject Consultório odontológico pt_BR
dc.subject Reanimação pt_BR
dc.subject Medical emergencies pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Dentistry students pt_BR
dc.subject Odontological office pt_BR
dc.subject Resuscitation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Nílvia Maria Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of dentistry students' perception of medical emergencies. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Nílvia Maria Lima. Avaliação da percepção dos estudantes de odontologia sobre emergências médicas. 2019. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24945 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta