DSpace/Manakin Repository

"Ocupa CDSA": uma análise dos seus significados político - educativos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FRANÇA, D. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2382954716040179 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.referee1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee2 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.referee2ID DINIZ, P. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2021.tccmon.franca
dc.description.resumo Esta pesquisa trata de uma análise dos significados políticos e educativos da ocupação realizada no ano de 2016 pelos estudantes do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande, situado no município de Sumé – PB. Para tanto, a primeira parte do trabalho foi feita para caracterizar a conjuntura política e econômica, a segunda versou sobre os processos de ocupações no Brasil e no mundo e suas características gerais, e ainda uma terceira seção serviu para analisar os impactos da ocupação para a comunidade universitária, sendo esta a seção de análise dos dados. Foi realizada então, uma pesquisa qualitativa que se utiliza de entrevistas como instrumento de coleta de dados. A abordagem teórico-metodológica do trabalho está baseada no Materialismo - Histórico-dialético. A análise realizada demonstra a estreita relação entre o contexto de reformas econômicas, educacionais e da crise do sistema político brasileiro e o processo de ocupação. Ficaram evidenciadas formas autônomas de auto organização estudantil, a vinculação com outras pautas de lutas no interior da universidade, além de inúmeros impactos na comunidade local provocados pela ocupação da universidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title "Ocupa CDSA": uma análise dos seus significados político - educativos. pt_BR
dc.date.issued 2021-11-10
dc.description.abstract This research deals with an analysis of the political and educational meanings of the occupation carried out in the year 2016 by students from the Center for Sustainable Development of the Semiarid Region, at the Federal University of Campina Grande, located in the municipality of Sumé - PB. For that, the first part of the work was done to characterize the political and economic conjuncture, the second one was about the processes of occupations in Brazil and in the world and its general characteristics, and still a third section served to analyze the impacts of the occupation for the university community, this being the data analysis section. A qualitative research was then carried out, using interviews as a data collection instrument. The theoretical-methodological approach of the work is based on Materialism - Historical-dialectical. The analysis carried out demonstrates the close relationship between the context of economic and educational reforms and the crisis of the Brazilian political system and the occupation process. Autonomous forms of student self-organization, the link with other agendas of struggles within the university were evidenced, as well as numerous impacts on the local community caused by the occupation of the university. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24946
dc.date.accessioned 2022-04-28T18:11:06Z
dc.date.available 2022-04-28
dc.date.available 2022-04-28T18:11:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ocupa CDSA pt_BR
dc.subject Movimento estudantil de ocupação CDSA pt_BR
dc.subject Participação político-pedagógica pt_BR
dc.subject Occupies CDSA pt_BR
dc.subject CDSA occupation student movement pt_BR
dc.subject Political-pedagogical participation pt_BR
dc.subject Movimiento estudiantil ocupación CDSA pt_BR
dc.subject Participación político-pedagógica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Daniel Nascimento de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Ocupa CDSA": an analysis of its political-educational meanings. pt_BR
dc.title.alternative “Ocupa CDSA”: un análisis de sus significados político-educativos. pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Daniel Nascimento de. "Ocupa CDSA": uma análise dos seus significados políticos-educativos. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24946 pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación trata de un análisis de los significados políticos y educativos de la ocupación realizada en el año 2016 por estudiantes del Centro de Desarrollo Sostenible de la Región Semiárida, de la Universidad Federal de Campina Grande, ubicada en el municipio de Sumé - PB . Para eso, la primera parte del trabajo fue hecha para caracterizar la coyuntura política y económica, la segunda versó sobre los procesos de ocupaciones en Brasil y en el mundo y sus características generales, y aún una tercera sección sirvió para analizar los impactos de la ocupación para la comunidad universitaria, siendo esta la sección de análisis de datos. Luego se llevó a cabo una investigación cualitativa, utilizando la entrevista como instrumento de recolección de datos. El enfoque teórico-metodológico del trabajo se basa en el Materialismo - Histórico-dialéctico. El análisis realizado demuestra la estrecha relación entre el contexto de reformas económicas y educativas y la crisis del sistema político brasileño y el proceso de ocupación. Se evidenciaron formas autónomas de autoorganización estudiantil, la vinculación con otras agendas de luchas al interior de la universidad, así como numerosos impactos en la comunidad local provocados por la ocupación de la universidad. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta