DSpace/Manakin Repository

Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CIPRIANO, O. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2672358750322305 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PENHA, Elizandra Silva da.
dc.contributor.advisor1ID PENHA, E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7550484144185158 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá.
dc.contributor.referee1ID ROCHA, R. A. S. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ROLIM, Ana Karina Almeida.
dc.contributor.referee2ID ROLIM, A. K. A. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho objetiva analisar dentre as instituições públicas do Brasil, as disciplinas voltadas ao atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo observacional, documental, transversal e de abordagem quantitativa, onde a metodologia adotada foi descrita por Penha e Bonato. Um formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, nomenclatura, quantidade de horas, integração disciplinar, caráter optativo ou obrigatório e se a disciplina era teórica ou prática que foram coletadas por meio de sites oficiais dos cursos. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 100% das instituições públicas, ofertam a disciplina de pacientes com necessidades especiais. No Nordeste, Sudeste e Sul apenas 55%, 71% e 50%, respectivamente, fornecem esse ensino. A maioria das disciplinas sobre pacientes especiais, quando presentes, são ofertadas nos últimos períodos do curso de graduação, sendo a maior parte (32%) no 9º período. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, teórico ou prático) foi possível perceber uma variação por instituição. Constata-se que algumas instituições não possuem a disciplina na sua grade curricular, no entanto, a sua inclusão é muito importante para a formação de um profissional que atue sobre uma nova lógica, voltada para a humanização e a integralidade do cuidado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-01
dc.description.abstract The work aims to analyze among the public institutions in Brazil, the disciplines focused on the care of patients with special needs in dentistry courses. This is a observational, documentary cross-sectional study od quantitative approach, where the adopted methodology was described by Penha8 and Bonato9. An form was produced and information about the existence of the discipline, nomenclature, number of hours, disciplinary integration, optional or compulsory discipline and whether the discipline was theoretical or practical were collected on the official websites of the courses.In the North and Midwest, 100% of public institutions offer the discipline of special patients. In the Northeast, Southeast and South only 55%, 71% and 50%, respectively, provide this education. When present, some disciplines about special needs patients are offered in the last periods of the undergraduate course, the majority (32%) in the 9th period. Regarding the other characteristics analyzed (nomenclature, number of hours, period offered, optional or compulsory character, theoretical or practical) it was possible to notice a variation by institution. It appears that some institutions do not have the discipline in their curriculum, however, its inclusion is very important for the formation of a professional who acts on a new logic, focused on humanization and comprehensive care. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948
dc.date.accessioned 2022-04-28T18:21:55Z
dc.date.available 2022-04-28
dc.date.available 2022-04-28T18:21:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pacientes especiais pt_BR
dc.subject Odontologia especial pt_BR
dc.subject Currículo - Odontologia para pacientes especiais pt_BR
dc.subject Currículo de Odontologia pt_BR
dc.subject Educação em Odontologia pt_BR
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Portadores de necessidades especiais - Odontologia pt_BR
dc.subject Ensino de Odontologia pt_BR
dc.subject Special patients pt_BR
dc.subject Special dentistry pt_BR
dc.subject Curriculum - Dentistry for special patients pt_BR
dc.subject Dentistry Curriculum pt_BR
dc.subject Dental Education pt_BR
dc.subject Disabled people pt_BR
dc.subject People with special needs - Dentistry pt_BR
dc.subject Teaching of Dentistry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CIPRIANO, Olga Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dentistry for special patients: analysis of the curriculum composition of public institutions in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation CIPRIANO, Olga Batista. Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta