dc.creator.ID |
CIPRIANO, O. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2672358750322305 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PENHA, Elizandra Silva da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PENHA, E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7550484144185158 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ROCHA, R. A. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ROLIM, Ana Karina Almeida. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ROLIM, A. K. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho objetiva analisar dentre as instituições públicas do Brasil, as disciplinas
voltadas ao atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais nos
cursos de odontologia. Trata-se de um estudo observacional, documental,
transversal e de abordagem quantitativa, onde a metodologia adotada foi descrita
por Penha e Bonato. Um formulário foi preenchido com informações sobre presença
da disciplina, nomenclatura, quantidade de horas, integração disciplinar, caráter
optativo ou obrigatório e se a disciplina era teórica ou prática que foram coletadas
por meio de sites oficiais dos cursos. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 100% das
instituições públicas, ofertam a disciplina de pacientes com necessidades especiais.
No Nordeste, Sudeste e Sul apenas 55%, 71% e 50%, respectivamente, fornecem
esse ensino. A maioria das disciplinas sobre pacientes especiais, quando presentes,
são ofertadas nos últimos períodos do curso de graduação, sendo a maior parte
(32%) no 9º período. Com relação as demais características analisadas
(nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, teórico ou
prático) foi possível perceber uma variação por instituição. Constata-se que algumas
instituições não possuem a disciplina na sua grade curricular, no entanto, a sua
inclusão é muito importante para a formação de um profissional que atue sobre uma
nova lógica, voltada para a humanização e a integralidade do cuidado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-01 |
|
dc.description.abstract |
The work aims to analyze among the public institutions in Brazil, the disciplines
focused on the care of patients with special needs in dentistry courses. This is a
observational, documentary cross-sectional study od quantitative approach, where
the adopted methodology was described by Penha8 and Bonato9. An form was
produced and information about the existence of the discipline, nomenclature,
number of hours, disciplinary integration, optional or compulsory discipline and
whether the discipline was theoretical or practical were collected on the official
websites of the courses.In the North and Midwest, 100% of public institutions offer
the discipline of special patients. In the Northeast, Southeast and South only 55%,
71% and 50%, respectively, provide this education. When present, some disciplines
about special needs patients are offered in the last periods of the undergraduate
course, the majority (32%) in the 9th period. Regarding the other characteristics
analyzed (nomenclature, number of hours, period offered, optional or compulsory
character, theoretical or practical) it was possible to notice a variation by institution. It
appears that some institutions do not have the discipline in their curriculum, however,
its inclusion is very important for the formation of a professional who acts on a new
logic, focused on humanization and comprehensive care. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-28T18:21:55Z |
|
dc.date.available |
2022-04-28 |
|
dc.date.available |
2022-04-28T18:21:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pacientes especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Odontologia especial |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - Odontologia para pacientes especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo de Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Portadores de necessidades especiais - Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Special patients |
pt_BR |
dc.subject |
Special dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - Dentistry for special patients |
pt_BR |
dc.subject |
Dentistry Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Dental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Disabled people |
pt_BR |
dc.subject |
People with special needs - Dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of Dentistry |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CIPRIANO, Olga Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dentistry for special patients: analysis of the curriculum composition of public institutions in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CIPRIANO, Olga Batista. Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24948 |
pt_BR |