dc.creator.ID |
SANTOS, R. R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIKI, Adriana Fumi Chim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MIKI, A. F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Adriana Salete Dantas de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MARCAJÁ, Kettrin Farias Bem. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia
da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem
competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também
redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as
dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da
rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da
Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB
que contém 23 integrantes. O instrumento
utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise
que existe uma dualidade
de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto,
configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as
participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição,
ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por
parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências,
poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo
a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this study was to analyze how small entrepreneurs use the coopetition strategy
as an alternative to compete in a more balanced way and obtain a competitive advantage.
Simultaneously, the research identifies the benefits and difficulties encountered by
entrepreneurs and professionals to consolidate the coopetition network. To this end, a
qualitative study was carried out based on the case study of the Rede Vip Personalizados in
Campina GrandePB,
which contains 23 members. The instrument used was a questionnaire
applied via Google Forms. It concluded there is a duality of relationship in the entrepreneur
network, which goes through competition and coopetition. Therefore, it sets up the coopetition.
Although this behavior occurs in an emergent way among the network participants, some
actions generate collective and individual gains without formal planning of the coopetition
strategy. Also, the entrepreneurs are aware that cooperating with its competitors can learn,
experience exchanges, and bargain power with suppliers. Thus, coopetition consolidates the
network, being the strategy found to stay in the market and compete in a more balanced way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-28T20:37:53Z |
|
dc.date.available |
2022-04-28 |
|
dc.date.available |
2022-04-28T20:37:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de coopetição |
pt_BR |
dc.subject |
Papelaria personalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Rede VIP personalizados |
pt_BR |
dc.subject |
Coopetição |
pt_BR |
dc.subject |
Pequenos empreendedores |
pt_BR |
dc.subject |
Coopetition strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Stationery personalized |
pt_BR |
dc.subject |
Customized VIP Network |
pt_BR |
dc.subject |
Coopetition |
pt_BR |
dc.subject |
Small Entrepreneurs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Coopetition strategy in the Personalized VIP Network in Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 |
pt_BR |