DSpace/Manakin Repository

Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor1ID MIKI, A. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
dc.contributor.referee2 MARCAJÁ, Kettrin Farias Bem.
dc.description.resumo O objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The objective of this study was to analyze how small entrepreneurs use the coopetition strategy as an alternative to compete in a more balanced way and obtain a competitive advantage. Simultaneously, the research identifies the benefits and difficulties encountered by entrepreneurs and professionals to consolidate the coopetition network. To this end, a qualitative study was carried out based on the case study of the Rede Vip Personalizados in Campina GrandePB, which contains 23 members. The instrument used was a questionnaire applied via Google Forms. It concluded there is a duality of relationship in the entrepreneur network, which goes through competition and coopetition. Therefore, it sets up the coopetition. Although this behavior occurs in an emergent way among the network participants, some actions generate collective and individual gains without formal planning of the coopetition strategy. Also, the entrepreneurs are aware that cooperating with its competitors can learn, experience exchanges, and bargain power with suppliers. Thus, coopetition consolidates the network, being the strategy found to stay in the market and compete in a more balanced way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
dc.date.accessioned 2022-04-28T20:37:53Z
dc.date.available 2022-04-28
dc.date.available 2022-04-28T20:37:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estratégia de coopetição pt_BR
dc.subject Papelaria personalizada pt_BR
dc.subject Rede VIP personalizados pt_BR
dc.subject Coopetição pt_BR
dc.subject Pequenos empreendedores pt_BR
dc.subject Coopetition strategy pt_BR
dc.subject Stationery personalized pt_BR
dc.subject Customized VIP Network pt_BR
dc.subject Coopetition pt_BR
dc.subject Small Entrepreneurs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Coopetition strategy in the Personalized VIP Network in Campina Grande-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta