dc.creator.ID |
FERNANDES, E. K. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2429741118622160 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPELO, C. E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2042247762832979 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARINHO, Leandro Balby. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARINHO, L. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MASSONI, T. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O software CRM (Customer Relationship Management) realiza a
gestão de diversos tipos de processos, tais como: edição gráfica,
pós-venda, atendimento e prospecção de clientes, entre outros. Entretanto,
tem-se notado que agências de marketing também atuam
em projetos de software. Idealmente, projetos de software devem
ser gerenciados de forma ágil, através de metodologias consolidadas
na engenharia de software, como o SCRUM e XP, utilizando
ferramentas especializadas. Todavia, lidar com duas ou mais ferramentas
para atender demandas menores é laborioso e problemático
para agências que, há anos, utilizam CRMs. Diante disso, o objetivo
central do trabalho é propor uma estratégia para adaptação
do uso do CRM para agregar os conceitos das metodologias ágeis
em projetos de software e avaliar os ganhos obtidos. Nesse sentido,
foi realizado um levantamento das principais ferramentas de CRM
do mercado; conduziu-se um estudo de caso em uma agência de
marketing em um projeto real de implantação de e-commerce; e
avaliou-se a estratégia proposta através de uma pesquisa de opinião
com os participantes do estudo, constatando-se que o êxito da
entrega do projeto teve influência direta dos ganhos obtidos com a
adaptação do uso da ferramenta CRM na fase de implantação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-20 |
|
dc.description.abstract |
The CRM software (Customer Relationship Management) manages many types of processes, such as
graphic editing, after-sales, customer service, and customer prospecting among others. However, it
has been noticed that marketing agencies also operates in software projects. Ideally, software
projects should be managed in an agile way through consolidated methodologies in software
engineering like SCRUM and XP using specialized software. But deal with two or more software to
meet minor demands is laborious for agencies that have been using CRMs for years. Therefore, the
main goal of this paper is to propose a strategy for adapting the use of CRM to add the concepts of
agile methodologies in software projects and evaluate the gains obtained. In this sense, a survey of
the main CRM software in the market was made; an case study was conducted in a marketing agency
during a real e-commerce implementation project; and the proposed strategy was evaluated through
an opinion survey with the study participants noting that the successful delivery of the project was
directly influenced by the gains with the adaptation of the use of the CRM software in the
implementation phase. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974 |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-29T17:34:56Z |
|
dc.date.available |
2022-04-29 |
|
dc.date.available |
2022-04-29T17:34:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Software CRM |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos de software |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos ágeis - software |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta CRM |
pt_BR |
dc.subject |
Costumer Relationship Management - CRM |
pt_BR |
dc.subject |
Software projects |
pt_BR |
dc.subject |
Agile methods - software |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
CRM tool |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Adapting the use of CRM for software projects using agile methods |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Eddie Kaleb Lopes. Adaptação do uso do CRM para projetos de software utilizando métodos ágeis. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24974 |
pt_BR |