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Padrões na preferência musical dos(as) brasileiros(as) sob a ótica do Spotify.

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dc.creator.ID CUSTÓDIO, K. C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2152820810203530 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, N. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2729979018100977 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, H. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.description.resumo Embora a música esteja presente no cotidiano de boa parte da humanidade, durante a pandemia de Covid-19, muitos artistas da indústria fonográfica viram suas opções para faturar com música diminuírem. Com a proibição aos shows e a baixa venda de produtos físicos, o mercado musical teve que se adaptar a diferentes modelos de negócio para sobreviver. Neste cenário, o Spotify, serviço digital que paga aos artistas por quantidade de streams[1], vem representando um fôlego para o ramo, que já vinha sofrendo duros golpes pela pirataria. Em abril de 2021, o serviço já possuía mais de 350 milhões de usuários ativos mensais[2]; havia pagado bilhões de dólares aos artistas e gravadoras[7]; e, no Brasil, país que é um dos maiores consumidores de streaming - tanto no modelo gratuito, quanto no pago[8] - é um dos grandes responsáveis pelo crescimento, nos últimos 2 anos, de mais de 24% da renda com músicas gravadas - o maior desde 1996, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica[3]. Em 2019, a relevância do streaming foi tão alta que representou mais da metade da receita mundial de música gravada[9]. Com isso, pode-se afirmar que, hoje em dia, a quantidade de streamings de uma música passou a ser parâmetro de sucesso e até a ser um indicativo do que a sociedade, em geral, ouve. Diante disso, este presente artigo apresenta uma análise de dados quantitativa das músicas mais ouvidas no Spotify Brasil, no período de 2017 até o presente ano, com objetivo de ajudar a compreender o gosto musical dos(as) brasileiros(as) através do estudo das características musicais de cada canção. Com isso, buscamos identificar os padrões apresentados por essas características ao longo dos anos. Os resultados indicam que, na amostra estudada, os(as) brasileiros(as) tendem a preferir canções com duração mais curta , instrumentalidade baixa, volume alto (em decibéis), e baixa presença de palavras faladas. Palavras-chave: Spotify, Análise de Dados, Música, Mercado Fonográfico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Padrões na preferência musical dos(as) brasileiros(as) sob a ótica do Spotify. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-20
dc.description.abstract Although music is present in the daily lives of much of humanity, during the Covid-19 pandemic, many artists in the music industry saw their options for making money from music diminish. With the ban on concerts and the low sale of physical products, the music market had to adapt to different business models in order to survive. In this scenario, Spotify, a digital service that pays artists by the amount of streams [1], has been representing a boost for the industry, which was already suffering heavy blows from piracy. As of April 2021, the service had more than 350 million monthly active users [2]; had paid billions of dollars to artists and record labels [7]; and, in Brazil, a country that is one of the largest streaming consumers - both in free and paid models [8] - is one of the main responsible for the growth, in the last 2 years, of more than 24% of income with songs recorded - the largest since 1996, according to the International Federation of the Phonographic Industry [3]. In 2019, the relevance of streaming was so high that it represented more than half of the world's recorded music revenue[9]. With that, it can be said that, nowadays, the amount of streaming of a song has become a parameter of success and even na indication of what society, in general, listens to. Therefore, this article presents a quantitative data analysis of the most listened songs on Spotify Brazil, from 2017 to the present year, in order to help understand the musical taste of Brazilians through the study of musical characteristics of each song. With this, we seek to identify the patterns presented by these characteristics over the years. The results indicate that, in the studied sample, Brazilians tend to prefer songs with shorter duration, low instrumentality, high volume (in decibels), and low presence of spoken words. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24993
dc.date.accessioned 2022-05-03T19:05:50Z
dc.date.available 2022-05-03
dc.date.available 2022-05-03T19:05:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Spotify Brasil pt_BR
dc.subject Aplicativo de música pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Mercado fonográfico pt_BR
dc.subject Análise de dados pt_BR
dc.subject Spotify Brazil pt_BR
dc.subject Music app pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Phonographic market pt_BR
dc.subject Data analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUSTÓDIO, Kelvin Cirne de Lacerda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Patterns in the musical preference of Brazilians from the perspective of Spotify. pt_BR
dc.identifier.citation CUSTÓDIO, Kelvin Cirne de Lacerda. Padrões da preferência musical dos(as) brasileiros(as) sob a ótica do Spotify. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil. 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24993 pt_BR


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