dc.creator.ID |
SANTOS, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Patrício José Félix da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, P. J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9421886341832591 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Alex de Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALENCAR, A. C. M. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.santos |
|
dc.description.resumo |
O trabalho monográfico intitulado “A importância de atividades lúdicas e experimentais no ensino de
física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA)”, apresenta como objeto de estudo analisar
o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem a partir do uso experimental, bem como
contribuir para melhoria da qualidade do ensino de ciências no Centro Educacional de Jovens e
Adultos (CEJA), localizado na Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, é uma
escola destinada apenas ao ensino da modalidade EJA, para tanto possui uma sede própria e funciona
no turno vespertino e noturno. No que se refere a metodologia empregada neste estudo, pode-se dizer
que trata-se este estudo de pesquisa descritiva, explicativa, ao qual contou com a participação dos
alunos do 1º, 2º e 3º ano da referida escola. Para a pesquisa, foi utilizado como instrumento de análise
um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. O formulário foi distribuído aos alunos, onde
foi explicado como deveria ser preenchido. Após a coleta de dados, foi possível observar que os
alunos aceitam a ideia e o fato de que o uso de experimentos em sala de aula contribuem bastante para o seu aprendizado, além de tornar as aulas mais dinâmicas e participativas, permitindo uma melhor interação entre aluno e professor e consequentemente, despertando um maior interesse do aluno pela aula. Contudo, conclui-se que, o professor pode fazer uso de materiais de baixo custo para fazer
determinadas experiências em sala de aula, sem que possa haver a necessidade de se ter um laboratório
específico, ou gastos maiores, tendo em vista que os materiais de baixo custo são simples, baratos e de
fácil aquisição. Assim sendo, possibilitam que os alunos possam compreender que a ciência encontrase
em todos os lugares, principalmente em nosso cotidiano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação do
Campo |
pt_BR |
dc.title |
A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-30 |
|
dc.description.abstract |
The monographic work entitled "The importance of recreational and experimental activities in the
teaching of physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA)", presents as an object of
study to analyze the role of the educator in the development of learning from the experimental use, as
well as contribute to improving the quality of science teaching at the Educational Center for Youth and
Adults (CEJA), located at Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, it is a school
intended only for teaching the EJA modality, for which it has its own headquarters and works in the
afternoon and night shifts. Regarding the methodology used in this study, it can be said that this is a
descriptive, explanatory research study, which had the participation of students from the 1st, 2nd and
3rd year of that school. For the research, a questionnaire with objective and subjective questions was
used as an instrument of analysis. The form was distributed to the students, where it was explained
how it should be filled out. After data collection, it was possible to observe that the students accept the
idea and the fact that the use of experiments in the classroom contributes a lot to their learning, in
addition to making the classes more dynamic and participatory, allowing a better interaction between
them. student and teacher and, consequently, arousing greater student interest in the class. However, it
is concluded that the teacher can make use of low-cost materials to carry out certain experiments in the
classroom, without the need to have a specific laboratory, or greater expenses, given that the materials
of low cost are simple, cheap and easy to acquire. Therefore, they enable students to understand that
science is everywhere, especially in our daily lives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-03T19:08:44Z |
|
dc.date.available |
2022-05-03 |
|
dc.date.available |
2022-05-03T19:08:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades experimentais lúdicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Materias de baixo custo – ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Ludismo e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Physical |
pt_BR |
dc.subject |
Playful experimental activities |
pt_BR |
dc.subject |
Physics Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Low cost materials – physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Luddism and education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Lucas Carvalho dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of playful experimental activities in the teaching of Physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Lucas Carvalho dos. A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994 |
pt_BR |