DSpace/Manakin Repository

A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Patrício José Félix da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, P. J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9421886341832591 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Alex de Albuquerque.
dc.contributor.referee1ID SILVA, A. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.santos
dc.description.resumo O trabalho monográfico intitulado “A importância de atividades lúdicas e experimentais no ensino de física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA)”, apresenta como objeto de estudo analisar o papel do educador no desenvolvimento da aprendizagem a partir do uso experimental, bem como contribuir para melhoria da qualidade do ensino de ciências no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), localizado na Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, é uma escola destinada apenas ao ensino da modalidade EJA, para tanto possui uma sede própria e funciona no turno vespertino e noturno. No que se refere a metodologia empregada neste estudo, pode-se dizer que trata-se este estudo de pesquisa descritiva, explicativa, ao qual contou com a participação dos alunos do 1º, 2º e 3º ano da referida escola. Para a pesquisa, foi utilizado como instrumento de análise um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. O formulário foi distribuído aos alunos, onde foi explicado como deveria ser preenchido. Após a coleta de dados, foi possível observar que os alunos aceitam a ideia e o fato de que o uso de experimentos em sala de aula contribuem bastante para o seu aprendizado, além de tornar as aulas mais dinâmicas e participativas, permitindo uma melhor interação entre aluno e professor e consequentemente, despertando um maior interesse do aluno pela aula. Contudo, conclui-se que, o professor pode fazer uso de materiais de baixo custo para fazer determinadas experiências em sala de aula, sem que possa haver a necessidade de se ter um laboratório específico, ou gastos maiores, tendo em vista que os materiais de baixo custo são simples, baratos e de fácil aquisição. Assim sendo, possibilitam que os alunos possam compreender que a ciência encontrase em todos os lugares, principalmente em nosso cotidiano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo pt_BR
dc.title A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract The monographic work entitled "The importance of recreational and experimental activities in the teaching of physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA)", presents as an object of study to analyze the role of the educator in the development of learning from the experimental use, as well as contribute to improving the quality of science teaching at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA), located at Rua Antero Torreão s/n, São José dos Cordeiros - Paraíba, it is a school intended only for teaching the EJA modality, for which it has its own headquarters and works in the afternoon and night shifts. Regarding the methodology used in this study, it can be said that this is a descriptive, explanatory research study, which had the participation of students from the 1st, 2nd and 3rd year of that school. For the research, a questionnaire with objective and subjective questions was used as an instrument of analysis. The form was distributed to the students, where it was explained how it should be filled out. After data collection, it was possible to observe that the students accept the idea and the fact that the use of experiments in the classroom contributes a lot to their learning, in addition to making the classes more dynamic and participatory, allowing a better interaction between them. student and teacher and, consequently, arousing greater student interest in the class. However, it is concluded that the teacher can make use of low-cost materials to carry out certain experiments in the classroom, without the need to have a specific laboratory, or greater expenses, given that the materials of low cost are simple, cheap and easy to acquire. Therefore, they enable students to understand that science is everywhere, especially in our daily lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994
dc.date.accessioned 2022-05-03T19:08:44Z
dc.date.available 2022-05-03
dc.date.available 2022-05-03T19:08:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Atividades experimentais lúdicas pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Materias de baixo custo – ensino de física pt_BR
dc.subject Ludismo e educação pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Teaching Physical pt_BR
dc.subject Playful experimental activities pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Low cost materials – physics teaching pt_BR
dc.subject Luddism and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Lucas Carvalho dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of playful experimental activities in the teaching of Physics at the Educational Center for Youth and Adults (CEJA). pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Lucas Carvalho dos. A importância de atividades experimentais lúdicas no ensino de Física do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24994 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta