DSpace/Manakin Repository

Impacto das oficinas didáticas na formação curricular de futuros Professores e Biologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, C. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2801520793039759 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Carlos Eduardo.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, C. E. pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.referee1ID MARINHO, M. G. V. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Rosalva Dias da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, R. D. pt_BR
dc.description.resumo As oficinas pedagógicas representam uma abordagem de trabalho em grupo caracterizada pela construção coletiva do saber, da análise da realidade e do confronto de ideias. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar o impacto da utilização de oficinas didáticas nas disciplinas de Biologia Celular e Molecular (BCM), Genética Molecular (GM), Genética do Processo Evolutivo e da Conservação Biológica (GPECB)em disciplinas correlacionadas:Microbiologia (MI), Instrumentação para Ensino de Biologia (IEB), Metodologia para Ensino de Ciências e Biologia (MECB), Estágio Supervisionado I, II e III (ESI, ESII e ESIII), todas do Plano Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Ciências Biológicas (CB) da UFCG/CSTR. Vale ressaltar que no referido PPC elas são disciplinas em que a prática se insere como componente curricular. A pesquisa se deu através de entrevista semi-estrutrada. O espaço amostral compreendeu 68 alunos regularmente matriculados no curso de CB da UFCG/CSTR. Igualmente realizamos consulta de notas das disciplinas, bem como daquelas correlacionadas com as da área de domínio de conhecimento, no histórico escolar dos alunos, mediante termo de autorização. Foi observado que 53% dos alunos entrevistados nunca haviam participado de uma oficina didática contra apenas 47%. Cerca de 68% dos alunos entrevista dos vêem reflexo dos conteúdos aprendidos nas disciplinas, com a ministração de oficinas, em disciplinas correlacionadas. O número total de alunos entrevistados do curso de CB que atuam como docentes perfaz 35% e 84% desse número havia utilizado as abordagens aprendidas nas oficinas em suas salas de aula. Aproximadamente 90% dos alunos do curso de CB que atuam como docentes responderam que as oficinas didáticas auxiliaram de forma significativa nas notas de seus alunos. As notas dos alunos matriculados nas disciplinas em que as oficinas foram ministradas apresentaram diferenças estatisticamente significantes (p<0,05, teste de Dunn’s). O uso de oficinas didáticas nas disciplinas as quais foram realizadas permitiu aos alunos do curso de CB da UFCG/CSTR descobrir a importância de se utilizar novas estratégias de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Impacto das oficinas didáticas na formação curricular de futuros Professores e Biologia. pt_BR
dc.date.issued 2011-06
dc.description.abstract Impact of didactic workshops on the curricular training of future Biology Teachers. The workshops represent a pedagogical approach teamwork characterized by collective construction of knowledge, analysis of reality and the conflict of ideas. Thus, this study aimed to evaluate the impact of the workshops teaching usage in the disciplines of Cellular and Molecular Biology (CMB), Molecular Genetics (MG) and Genetic and Evolutionary Process Biological Conservation (GEPBC) and related disciplines: Microbiology (MI), Instrumentation for Teaching Biology (ITB), Methodology for Teaching Science and Biology (MTSB), Stage Supervised I, II and III (SSI, SSII and SSIII), all of the Plan Teaching Course (PTC) degree in Biological Sciences (BS) of UFCG/ CSTR. It is noteworthy that they are subjects PTC where practice falls as a curricular component. The study was through structured interview. The sample space consisted of 68 students enrolled in course of BS UFCG/CSTR. It also notes the consultation conducted disciplines, as well as those correlated with the area domain knowledge, in the transcripts of students through the term commitment. We found that 53% of interviewed students had never participated in a workshop teaching against only 47%. About 68% of surveyed students saw reflection of contents learned in courses, with the administration of workshops, related disciplines. The total number of interviewed students from the course teachers who act as teacher in BS makes 35% and 84% of that number of surveyedstudents had used the approaches learned in the workshops in their classrooms. Approximately 90% of students from BS who act as teachers answered that workshops teaching helped significantly in the marks of their students. Marks of students enrolled in classes where workshops were offered showed statistically significant differences (p <0.05, test Dunn's). The use of educational workshops in the disciplines allowed BS UFCG/CSTR students to discover the importance of using new teaching strategies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25030
dc.date.accessioned 2022-05-05T10:01:10Z
dc.date.available 2022-05-05
dc.date.available 2022-05-05T10:01:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - Biologia pt_BR
dc.subject Professores de Biologia pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Oficinas didáticas pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Professores - formação em Biologia pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas - formação pt_BR
dc.subject História do Curso de Ciências Biológicas - CSTR UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training - Biology pt_BR
dc.subject Biology teachers pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Didactic workshops pt_BR
dc.subject Interdisciplinary pt_BR
dc.subject Teachers - training in Biology pt_BR
dc.subject Biological Sciences - training pt_BR
dc.subject History of the Biological Sciences Course - CSTR UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Carla Fernanda da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impact of didactic workshops on the curricular training of future Biology Teachers. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Carla Fernanda da Silva. Impacto das oficinas didáticas na formação curricular de futuros Professores e Biologia. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25030 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta