DSpace/Manakin Repository

Uma abordagem para a deformação de faces em vídeos visando à caricaturização.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7084589211967650 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Herman Martins.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 pt_BR
dc.contributor.advisor2 QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1354871864610613 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 pt_BR
dc.contributor.referee2 GURJÃO, Edmar Candeia.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9200464668550566 pt_BR
dc.description.resumo Caricatura facial pode ser definida como a representação de um indivíduo por meio do exagero das características mais distintas da face e a simplificação das características mais comuns. As caricaturas geradas por computadores, por sua vez, são desenvolvidas com a intenção de produzir caricaturas de maneira automática ou semiautomática. Isto deve-se, em grande parte, ao crescente avanço nas áreas de Computação Gráfica e Visão Computacional. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo a proposição de uma abordagem para a geração automática de distorções faciais em vídeos digitais que lembrem caricaturas faciais. O estudo teve como principais desafios a concepção de um modelo para a detecção dos pontos da face em vídeos, a obtenção de regras gerais que satisfaçam visualmente à geração automática de caricaturas, como também, o tratamento dos possíveis problemas provenientes da geração dos vídeos distorcidos. Neste estudo, foi concebida uma abordagem adaptativa para a da detecção dos pontos fiduciais em vídeos, foi elaborada uma estratégia para que a coerência temporal das deformações se mantivesse. Após a comparação da abordagem adaptativa, desenvolvida neste estudo, com outras abordagens, foi possível observar uma menor taxa de erro na localização dos pontos fiduciais da face. Também foi possível determinar uma configuração que melhor atendeu aos critérios elencados neste estudo, a partir de uma análise dos resultados obtidos por meio de um questionário de sondagem da opinião de um conjunto de voluntários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uma abordagem para a deformação de faces em vídeos visando à caricaturização. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-21
dc.description.abstract Facial caricature can be defined as the representation of an individual by exaggerating the most distinct features of the face and simplifying the most common features. Computer-generated cartoons, in turn, are developed with the intention of producing automatic or semi-automatic cartoons. This is due, in large part, to the growing advancement in the areas of Computer Graphics and Computer Vision. Within this context, the present study has as its main goal the proposition of an approach for the automatic generation of facial distortions in digital videos that resemble facial caricatures. The main challenges of the study were the design of a model for the detection of facial points in videos, obtaining general rules that visually satisfy the automatic generation of caricatures, as well as the treatment of possible problems related to the generation of the distorted videos. In this study, an adaptive approach was designed to detect fiducial points in videos, and a strategy was developed so that the temporal coherence of deformations was maintained. After comparing the adaptive approach developed in this study with other approaches, it was possible to observe a lower rate of error in locating the fiducial points of the face. It was also possible to determine a configuration that best met the criteria listed in this study, based on an analysis of the results obtained through a questionnaire to survey the opinions of a set of volunteers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25039
dc.date.accessioned 2022-05-05T14:32:13Z
dc.date.available 2022-05-05
dc.date.available 2022-05-05T14:32:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Vídeos digitais pt_BR
dc.subject Deformações pt_BR
dc.subject Faces humanas pt_BR
dc.subject Caricatura pt_BR
dc.subject Processamento de imagens pt_BR
dc.subject Digital videos pt_BR
dc.subject Deformations pt_BR
dc.subject Human faces pt_BR
dc.subject Caricature pt_BR
dc.subject Image processing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Vinícius Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Vinícius Fernandes de. Uma abordagem para a deformação de faces em vídeos visando à caricaturização. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta