dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7084589211967650 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GOMES, Herman Martins. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de. |
|
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1354871864610613 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GURJÃO, Edmar Candeia. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9200464668550566 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Caricatura facial pode ser definida como a representação de um indivíduo por meio do exagero
das características mais distintas da face e a simplificação das características mais comuns.
As caricaturas geradas por computadores, por sua vez, são desenvolvidas com a intenção de
produzir caricaturas de maneira automática ou semiautomática. Isto deve-se, em grande parte,
ao crescente avanço nas áreas de Computação Gráfica e Visão Computacional. Neste contexto,
o presente estudo tem como principal objetivo a proposição de uma abordagem para a geração
automática de distorções faciais em vídeos digitais que lembrem caricaturas faciais. O estudo
teve como principais desafios a concepção de um modelo para a detecção dos pontos da face
em vídeos, a obtenção de regras gerais que satisfaçam visualmente à geração automática de
caricaturas, como também, o tratamento dos possíveis problemas provenientes da geração
dos vídeos distorcidos. Neste estudo, foi concebida uma abordagem adaptativa para a da
detecção dos pontos fiduciais em vídeos, foi elaborada uma estratégia para que a coerência
temporal das deformações se mantivesse. Após a comparação da abordagem adaptativa,
desenvolvida neste estudo, com outras abordagens, foi possível observar uma menor taxa
de erro na localização dos pontos fiduciais da face. Também foi possível determinar uma
configuração que melhor atendeu aos critérios elencados neste estudo, a partir de uma análise
dos resultados obtidos por meio de um questionário de sondagem da opinião de um conjunto
de voluntários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Uma abordagem para a deformação de faces em vídeos visando à caricaturização. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-21 |
|
dc.description.abstract |
Facial caricature can be defined as the representation of an individual by exaggerating the most
distinct features of the face and simplifying the most common features. Computer-generated
cartoons, in turn, are developed with the intention of producing automatic or semi-automatic
cartoons. This is due, in large part, to the growing advancement in the areas of Computer
Graphics and Computer Vision. Within this context, the present study has as its main goal the
proposition of an approach for the automatic generation of facial distortions in digital videos
that resemble facial caricatures. The main challenges of the study were the design of a model
for the detection of facial points in videos, obtaining general rules that visually satisfy the
automatic generation of caricatures, as well as the treatment of possible problems related to
the generation of the distorted videos. In this study, an adaptive approach was designed to
detect fiducial points in videos, and a strategy was developed so that the temporal coherence
of deformations was maintained. After comparing the adaptive approach developed in this
study with other approaches, it was possible to observe a lower rate of error in locating
the fiducial points of the face. It was also possible to determine a configuration that best
met the criteria listed in this study, based on an analysis of the results obtained through a
questionnaire to survey the opinions of a set of volunteers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25039 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-05T14:32:13Z |
|
dc.date.available |
2022-05-05 |
|
dc.date.available |
2022-05-05T14:32:13Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Vídeos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Deformações |
pt_BR |
dc.subject |
Faces humanas |
pt_BR |
dc.subject |
Caricatura |
pt_BR |
dc.subject |
Processamento de imagens |
pt_BR |
dc.subject |
Digital videos |
pt_BR |
dc.subject |
Deformations |
pt_BR |
dc.subject |
Human faces |
pt_BR |
dc.subject |
Caricature |
pt_BR |
dc.subject |
Image processing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Vinícius Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Vinícius Fernandes de. Uma abordagem para a deformação de faces em vídeos visando à caricaturização. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |